Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos
Governo do Amazonas

Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos

3 semanas atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Ipaam dedicou o terceiro dia da programação dos 30 anos a debates sobre legislação, regularização e manejo da fauna no Amazonas.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta quinta-feira (04/12), um ciclo de debates sobre licenciamento ambiental, marcos legais, avanços tecnológicos e estratégias de proteção à fauna silvestre no Estado. As atividades ocorreram em formato presencial e virtual, integraram ações de educação ambiental no Bosque Vandete Rocha e reforçaram a proposta de modernização da gestão ambiental e ampliação do acesso à regularização no Amazonas.

Programação e foco dos debates

A agenda do dia tratou dos principais instrumentos legais aplicados ao licenciamento ambiental, dos desafios da implementação da Lei Complementar Federal nº 140/2011 e da Lei Federal nº 15.190/2025, além de protocolos de proteção à fauna silvestre. Foram discutidas também estratégias para tornar o processo de licenciamento mais eficiente, transparente e alinhado às especificidades amazônicas.

A programação técnica incluiu, de acordo com a organização, painéis e oficinas que integraram temas jurídicos, tecnológicos, científicos e socioambientais. No Bosque Vandete Rocha, foram realizadas ações de educação ambiental para reforçar formação e sensibilização sobre políticas públicas.

Abertura e palestra magna

A solenidade de abertura começou na quarta-feira (03/12) com palestra do professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/UFAM), José Marques. Ele apresentou a evolução das políticas públicas e ambientais na Amazônia, desde a Constituição Federal de 1988 até a implementação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

“É preciso estar sempre atento à perspectiva de promover os avanços necessários. Esse é o caminho que entendo que deve ser seguido e que o dr. Gustavo Picanço tem tentado implementar nesta gestão”, afirmou Marques.

Mesa-redonda sobre regularização ambiental

Na quinta-feira, às 9h, no auditório do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), foi realizada a mesa-redonda “Promovendo acesso à regularização ambiental das atividades passíveis de licenciamento no Amazonas: uso das tecnologias, avanços e desafios”.

Participaram o analista ambiental do Ipaam, Eduardo Radmann; o professor titular do Departamento de geografia da UFAM, Deivson Carvalho Molinari; e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Alzira Miranda de Oliveira. A mediação foi conduzida pela analista ambiental do Ipaam, Priscila Carvalho.

O debate abordou o uso de ferramentas digitais, bases georreferenciadas, inteligência artificial, integração de dados e novos protocolos como instrumentos para ampliar o acesso ao licenciamento, reduzir distâncias e fortalecer a governança ambiental.

“Durante nossa roda de conversas, abordamos o uso de tecnologias, capacitação técnica e a implementação da inteligência artificial para facilitar a análise da entrada de documentação para a solicitação de licenciamento ambiental”, afirmou a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda.

Legislação aplicada à fauna e convivência urbana

A analista ambiental do Ipaam, Sônia Canto Serafini, apresentou a palestra “Legislação ambiental aplicada à fauna silvestre no âmbito do licenciamento ambiental”. Ela destacou instrumentos legais relacionados à fauna, critérios técnicos, obrigações e protocolos de avaliação, e ressaltou a importância de análises céleres e de responsabilidade compartilhada entre Estado, municípios e sociedade.

Em seguida, o painel “Importância da fauna silvestre no contexto das áreas urbanas: estudo de caso em Manaus” trouxe debates sobre desafios e dinâmicas da presença de animais silvestres na cidade. Participaram Sônia Canto; Maurício Noronha, do Instituto Sauim-de-Coleira; e Angeline Ugarte Amorim, da Semmas/Manaus. A moderação foi de Dayse Campista, pesquisadora do Instituto Sauim-de-Coleira.

Manejo do jacaré-açu e uso sustentável

O dia também incluiu o painel virtual “Uso comercial da fauna silvestre na geração de emprego e renda: manejo comunitário do jacaré-açu (Melanosuchus niger)”.

Participaram Ronis da Silveira (ICB/UFAM), Luís Bassetti (CSG/IUCN) e Diogo de Lima Fraco (IDSM), com participação contínua da analista do Ipaam, Sônia Canto. O painel apresentou experiências de manejo comunitário do jacaré-açu como modelo de uso sustentável da biodiversidade, com base em pesquisa científica, regulamentação específica e participação social organizada.

Calendário e inscrições

As atividades comemorativas dos 30 anos do Ipaam seguem até o dia 17 de dezembro. A programação inclui painéis, oficinas técnicas, ações de educacao ambiental no Bosque Vandete Rocha, visitas guiadas e atividades no barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Ipaam, no banner comemorativo dos 30 anos, onde constam temas, horários, mediadores e modalidades das atividades presenciais e virtuais.

Assuntos nesse artigo:

#ipaam, #licenciamentoambiental, #amazonas, #faunasilvestre, #lei1402011, #lei151902025, #bosquevandeterocha, #cmaap, #robertodossantosvieira, #jacareaacu, #UFAM, #creaam, #inteligenciaartificial, #georreferenciadas, #governancaambiental, #gestaoambiental, #regularizacao, #educacaoambiental, #manejo, #pesquisa

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CPMI do INSS convoca Romeu Zema e rejeita chamar Lulinha e Jorge Messias
Próximo artigo Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

Mais notícias desta categoria

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

44 minutos atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

49 minutos atrás

Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12

3 horas atrás

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

1 dia atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

1 dia atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

1 dia atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

1 dia atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

1 dia atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

1 dia atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

1 dia atrás

Programa de Aquisição de Alimentos compra 686.611 quilos e atende 47.074 famílias no Amazonas em 2025

2 dias atrás
Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população
Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Governo do Amazonas entrega 500 cartões do Auxílio Estadual e anuncia R$ 1,5 milhão em Iranduba para fomento rural e ações sociais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?