Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos
Governo do Amazonas

Ipaam discute licenciamento ambiental, manejo da fauna e modernização da gestão no Amazonas durante programação de 30 anos

42 minutos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Ipaam dedicou o terceiro dia da programação dos 30 anos a debates sobre legislação, regularização e manejo da fauna no Amazonas.

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realizou, nesta quinta-feira (04/12), um ciclo de debates sobre licenciamento ambiental, marcos legais, avanços tecnológicos e estratégias de proteção à fauna silvestre no Estado. As atividades ocorreram em formato presencial e virtual, integraram ações de educação ambiental no Bosque Vandete Rocha e reforçaram a proposta de modernização da gestão ambiental e ampliação do acesso à regularização no Amazonas.

Programação e foco dos debates

A agenda do dia tratou dos principais instrumentos legais aplicados ao licenciamento ambiental, dos desafios da implementação da Lei Complementar Federal nº 140/2011 e da Lei Federal nº 15.190/2025, além de protocolos de proteção à fauna silvestre. Foram discutidas também estratégias para tornar o processo de licenciamento mais eficiente, transparente e alinhado às especificidades amazônicas.

A programação técnica incluiu, de acordo com a organização, painéis e oficinas que integraram temas jurídicos, tecnológicos, científicos e socioambientais. No Bosque Vandete Rocha, foram realizadas ações de educação ambiental para reforçar formação e sensibilização sobre políticas públicas.

Abertura e palestra magna

A solenidade de abertura começou na quarta-feira (03/12) com palestra do professor titular da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Amazonas (FD/UFAM), José Marques. Ele apresentou a evolução das políticas públicas e ambientais na Amazônia, desde a Constituição Federal de 1988 até a implementação da Lei Geral do Licenciamento Ambiental.

“É preciso estar sempre atento à perspectiva de promover os avanços necessários. Esse é o caminho que entendo que deve ser seguido e que o dr. Gustavo Picanço tem tentado implementar nesta gestão”, afirmou Marques.

Mesa-redonda sobre regularização ambiental

Na quinta-feira, às 9h, no auditório do Centro de Monitoramento Ambiental e Áreas Protegidas (CMAAP), foi realizada a mesa-redonda “Promovendo acesso à regularização ambiental das atividades passíveis de licenciamento no Amazonas: uso das tecnologias, avanços e desafios”.

Participaram o analista ambiental do Ipaam, Eduardo Radmann; o professor titular do Departamento de geografia da UFAM, Deivson Carvalho Molinari; e a presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM), Alzira Miranda de Oliveira. A mediação foi conduzida pela analista ambiental do Ipaam, Priscila Carvalho.

O debate abordou o uso de ferramentas digitais, bases georreferenciadas, inteligência artificial, integração de dados e novos protocolos como instrumentos para ampliar o acesso ao licenciamento, reduzir distâncias e fortalecer a governança ambiental.

“Durante nossa roda de conversas, abordamos o uso de tecnologias, capacitação técnica e a implementação da inteligência artificial para facilitar a análise da entrada de documentação para a solicitação de licenciamento ambiental”, afirmou a presidente do Crea-AM, Alzira Miranda.

Legislação aplicada à fauna e convivência urbana

A analista ambiental do Ipaam, Sônia Canto Serafini, apresentou a palestra “Legislação ambiental aplicada à fauna silvestre no âmbito do licenciamento ambiental”. Ela destacou instrumentos legais relacionados à fauna, critérios técnicos, obrigações e protocolos de avaliação, e ressaltou a importância de análises céleres e de responsabilidade compartilhada entre Estado, municípios e sociedade.

Em seguida, o painel “Importância da fauna silvestre no contexto das áreas urbanas: estudo de caso em Manaus” trouxe debates sobre desafios e dinâmicas da presença de animais silvestres na cidade. Participaram Sônia Canto; Maurício Noronha, do Instituto Sauim-de-Coleira; e Angeline Ugarte Amorim, da Semmas/Manaus. A moderação foi de Dayse Campista, pesquisadora do Instituto Sauim-de-Coleira.

Manejo do jacaré-açu e uso sustentável

O dia também incluiu o painel virtual “Uso comercial da fauna silvestre na geração de emprego e renda: manejo comunitário do jacaré-açu (Melanosuchus niger)”.

Participaram Ronis da Silveira (ICB/UFAM), Luís Bassetti (CSG/IUCN) e Diogo de Lima Fraco (IDSM), com participação contínua da analista do Ipaam, Sônia Canto. O painel apresentou experiências de manejo comunitário do jacaré-açu como modelo de uso sustentável da biodiversidade, com base em pesquisa científica, regulamentação específica e participação social organizada.

Calendário e inscrições

As atividades comemorativas dos 30 anos do Ipaam seguem até o dia 17 de dezembro. A programação inclui painéis, oficinas técnicas, ações de educacao ambiental no Bosque Vandete Rocha, visitas guiadas e atividades no barco de pesquisa Roberto dos Santos Vieira.

A programação completa e as inscrições estão disponíveis no site do Ipaam, no banner comemorativo dos 30 anos, onde constam temas, horários, mediadores e modalidades das atividades presenciais e virtuais.

Assuntos nesse artigo:

#ipaam, #licenciamentoambiental, #amazonas, #faunasilvestre, #lei1402011, #lei151902025, #bosquevandeterocha, #cmaap, #robertodossantosvieira, #jacareaacu, #UFAM, #creaam, #inteligenciaartificial, #georreferenciadas, #governancaambiental, #gestaoambiental, #regularizacao, #educacaoambiental, #manejo, #pesquisa

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior CPMI do INSS convoca Romeu Zema e rejeita chamar Lulinha e Jorge Messias
Próximo artigo Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

Mais notícias desta categoria

Apreensão de cocaína pela PMAM retira do tráfico 370 quilos no Rio Solimões e causa prejuízo superior a R$ 27 milhões

38 minutos atrás

Barco Hospital São João XXIII inicia 22ª expedição em Caapiranga com serviços médicos e cirurgias para comunidade ribeirinha

3 horas atrás

Amazonas apresenta projeto de centro de diagnóstico e estadiamento de câncer em encontro nacional do Ministério da Saúde

3 horas atrás

Sejusc realiza ação de cidadania e atende cerca de 250 moradores no Instituto Ebenézer em Nova Floresta

3 horas atrás

Castração de cães e gatos em Manaus terá agendamento presencial no Instituto Iraci Rocha na Cidade de Deus

3 horas atrás

Governo do Amazonas entrega de viaturas e alcança mais de 900 veículos adquiridos em 2025 para segurança pública

3 horas atrás

Polícia Civil investiga possível erro durante intubação que causou morte de menino de 6 anos em Manaus

4 horas atrás

Amazonas destaca avanços no tratamento e prevenção do HIV e participa de reunião do Ministério da Saúde em Brasília durante Dezembro Vermelho

4 horas atrás

CGE-AM inicia Dezembro Transparente com reunião interna e apresentação do balanço anual de 2025

4 horas atrás

Todas as sete maternidades do Amazonas passam a integrar Hospital Amigo da Criança com habilitação federal garantida

5 horas atrás

Sine Amazonas anuncia 171 vagas de emprego com atendimento das 8h às 14h na Galeria+ nesta sexta-feira

5 horas atrás

Queda de focos de calor no Amazonas registra 58,6% em novembro de 2025 e números históricos

5 horas atrás
FVS-RCP recebe Selo Diamante do Tribunal de Justiça do Amazonas por regularidade de dívidas e transparência na gestão
Governo do Amazonas cria Grupo Institucional para organizar entrega do Residencial Novo Aleixo e ações sociais
Governo do Amazonas promove primeira edição do Natal Inclusivo no Palácio Rio Negro em Manaus
Wilson Lima entrega 49 leitos e inaugura primeira etapa de modernização no Francisca Mendes do Amazonas
Projeto Seiva.Dados reúne mais de mil estudantes para apresentar soluções locais em cinco escolas estaduais
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?