Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Investimentos garantem segurança e desenvolvimento econômico
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Investimentos garantem segurança e desenvolvimento econômico
Manaus

Investimentos garantem segurança e desenvolvimento econômico

10 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Criada na gestão David Almeida, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semseg) consolidou seu papel de reforçar a segurança na capital amazonense. Em um processo de reestruturação, a Guarda Municipal recebeu investimentos como armamentos e equipamentos necessários para garantir segurança nas áreas onde atua, além de programas de prevenção à criminalidade. O tema é um dos assuntos principais da Mensagem Governamental do prefeito David Almeida, que foi apresentada nesta segunda-feira, 10/2, durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Para o prefeito, as medidas fazem parte do compromisso de proporcionar uma cidade mais segura e justa para todos os manauaras, visto que com os investimentos, foi possível realizar um NOVO concurso público, com aprovação de 226 novos guardas municipais, ampliando o efetivo dos agentes, dos atuais 50 para 276.

“Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso público para agentes armados. Quando assumimos, a Guarda Municipal tinha apenas dois veículos. Hoje, temos 100 entre carros e motos. Agora, vamos instituir, em várias áreas da cidade, o reconhecimento facial, em parceria com o Ministério da justiça. Até o final do ano, vamos convocar mais 130 guardas e, no ano que vem, vamos ter mais um concurso da Guarda Municipal para mais 500 agentes. Assim, em 2027, teremos quase 1500 homens e mulheres preparados para ajudar na segurança pública. Mesmo não sendo de nossa responsabilidade, estamos fazendo a nossa parte para melhorar a vida da população”, disse.

Outro destaque vai para a inédita autorização à categoria para fazer o uso de arma de fogo, além de adquirir equipamentos como pistolas Taurus 9 milímetros, munições, coletes de proteção, capacetes, entre outros. A corporação também recebeu um “desmuniciador” móvel para garantir a segurança durante as operações. Em termos de armamento, foram incorporadas 93 pistolas Beretta 9mm, espingardas calibre 12 milímetros para munição letal e menos letal (balas de borracha), além de metralhadoras e fuzis. Também foram entregues 12 veículos Mitsubishi L200, para ampliar a capacidade operacional da GMM.

Para dar continuidade aos avanços na segurança no quadriênio 2025-2028, novas medidas serão adotadas como, ampliar a Ronda Ostensiva Municipal, da Guarda Ambiental, das rondas escolares e o agrupamento de pronta resposta. Em estrutura, estão previstas a entrega de três novas bases da Guarda Municipal nas zonas Leste, Oeste e Centro-Oeste, além da reforma do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) da Ponta Negra e a nomeação de mais guardas municipais.

economia e trabalho

Na oportunidade também foi mencionado o desenvolvimento socioeconômico de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), que impulsionou a geração de empregos, apoio ao empreendedorismo e o desenvolvimento do ecossistema de inovação em 2024.

Com o Sine Manaus, mais de 18 mil pessoas foram inseridas no mercado de trabalho nos últimos três anos, 25 mil vagas foram disponibilizadas e 30 mil trabalhadores cadastrados e encaminhados ao mercado. Iniciativas como o “Sine Qualifica” e o “Semtepi Itinerante”, também aproximou as comunidades das ofertas de empregabilidade e qualificação. A entrega de kits de trabalho, auxílio financeiro e a revitalização de espaços como a Casa de praia Zezinho Corrêa e o Distrito Industrial de Micro e Pequenas Empresas de Manaus (Dimicro), além da inauguração da Central do Empreendedor, também foram marcos do compromisso com o desenvolvimento de novos negócios.

Para 2025, estão previstos o edital Mais Inovação 2025; fortalecer a economia solidária e Criativa; promover cursos de Qualificação Profissional e empreendedora; lançar nova edição do programa “Salto Aceleradora de MEIs”, entre outras medidas.

— — —

Texto – Divulgação /Semcom

Fotos – Arquivo / Semcom

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Segurança no transporte público de Manaus é reforçada e assaltos reduzem 58%
Próximo artigo Incentivos impulsionam a cultura na gestão David Almeida

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus implanta nova drenagem na praça José Vitor para conter alagamentos no bairro Alvorada, zona Centro-Oeste

23 minutos atrás

Yara Amazônia Lins é reconduzida à presidência do TCE-AM para 2026/2027 em sessão solene em Manaus

37 minutos atrás

Secretaria de Saúde de Manaus lança Dezembro Vermelho com testagem e ações de prevenção ao HIV/Aids

1 hora atrás

Semsa vacina 3.669 pessoas no Dia D e reforça a campanha de vacinação contra a influenza em Manaus

1 hora atrás

Prefeitura de Manaus divulga locais das Unidades Móveis de Saúde da Mulher com cronograma semanal

1 hora atrás

Rainha Diambi reúne-se com ManausCult em 1º/12 para tratar de cultura, turismo e sustentabilidade

2 horas atrás

Manaus conclui alargamento da avenida do Turismo e amplia capacidade viária em 6,6 quilômetros

2 horas atrás

Sine Manaus divulga 241 vagas em Manaus com atendimento presencial nesta terça-feira 2/12 das 8h às 14h

2 horas atrás

Ageman participa do 14º Congresso Brasileiro de Regulação e ExpoAbar no Rio de Janeiro e amplia cooperação técnica

2 horas atrás

Prefeitura de Manaus altera itinerário da linha 085 para ampliar cobertura de transporte na zona Leste

3 horas atrás

Operação Trânsito Seguro em Manaus remove 40 veículos e registra 123 autuações na avenida das Torres

4 horas atrás

Semasc Manaus suspende atendimentos presenciais na sede por manutenção na rede elétrica em 3/12

8 horas atrás
Acidente carreta cegonha interdita avenida Rodrigo Otávio e IMMU monta desvio pela rua Nova
Parque Gigantes da Floresta em Manaus fica fechado no sábado 29/11 por causa das chuvas
Vacinação contra a Influenza em Manaus mobiliza 19 unidades e registra 1.455 doses aplicadas no Dia D
Chuvas em Manaus: Prefeitura e Defesa Civil atendem cinco chamadas até as 16h15 na tarde de 29/11
Programa Manaus Cidadã reúne 4 mil pessoas e registra mais de 20 mil atendimentos em 29/11 na zona Norte
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?