São mais de 3,3 mil projetos apoiados e 5,2 mil bolsas concedidas para estudantes da educação básica ao pós-doutorado

FOTO: Divulgação/Fapeam
Na formação de recursos humanos, uma das principais linhas de ação da Fapeam, foram concedidas 5.207 bolsas distribuídas nas modalidades de professor Ciência na escola, Iniciação Científica e Tecnológica Júnior, Iniciação Científica e Tecnológica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado. Desse número, 2.800 bolsas foram destinadas para professores e estudantes de escolas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus e Tefé, por meio do Programa Ciência na escola (PCE).
A diretora-presidente da Fapeam, Márcia Perales Mendes Silva, destacou que uma das prioridades do governo do Amazonas é a qualificação de pessoal. Em 2024, 407 novos mestres e doutores foram titulados com apoio da Fapeam.
“Neste ano, apoiamos 1.089 bolsas em níveis de mestrado ao pós-doutorado e 87 cursos de pós-graduação, o que significa 100% dos existentes em instituições públicas. Também concedemos apoio diferenciado no interior do estado, por meio de ações afirmativas, em parceria com as instituições de ensino e pesquisa”, disse a diretora-presidente da Fapeam.
Os investimentos posicionam o Amazonas, pelo quarto ano consecutivo, em 1º lugar em fomento de bolsas de mestrado e doutorado, com recursos exclusivos do tesouro estadual, conforme ranking do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap).
O Amazonas também é o 2º estado com os melhores indicadores de Inovação do Brasil, ocupando também o 1 º lugar entre os estados das regiões Norte, Nordeste, Centro Oeste e Sul do Brasil no ranking nacional no Pilar Inovação. O Amazonas subiu da 5ª posição em 2022 para a 2ª posição em 2023. Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados do Centro de Liderança Pública (CLP).
Iniciativas inéditas
Entre as iniciativas inéditas lançadas no Amazonas pela Fapeam está o “Credenciamento de Instituições para Transferência não Onerosa de Tecnologias Voltadas ao Enfrentamento da Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais do Estado do Amazonas”, com objetivo de credenciar instituições públicas, privadas e sem fins lucrativos, interessadas em atuar na transferência não onerosa de tecnologias voltadas para o enfrentamento, monitoramento, mitigação e adaptação a eventos climáticos extremos e correlatos no estado.
A chamada é uma iniciativa do Governo do Amazonas, por meio do Comitê de Enfrentamento à Estiagem e Eventos Climáticos e Ambientais e do Comitê Técnico-Científico do Governo do Amazonas (CTC/AM), coordenado pela Fapeam.
Outra ação anunciada pela Fapeam foi o Programa de Apoio à Pesquisas e Ações Estratégicas em Bioeconomia (Bio CT&I) voltada a promover pesquisa científica, tecnológica e de inovação para o desenvolvimento e aprofundamento da bioeconomia, gerando ao mesmo tempo benefícios sociais, ambientais, econômicos e sustentáveis no estado.
Na área de tecnologia, o Programa de Apoio à Criação de Jogos Eletrônicos (Progames/Fapeam) apoia a criação de projetos inovadores de jogos eletrônicos, incentivando o desenvolvimento de processos e/ou produtos inovadores, criação de propriedades intelectuais originais e o crescimento da indústria de jogos eletrônicos.
Ações Afirmativas
Entre os editais anunciados, estão: o Programa Jovem Cientista na Pesca Artesanal (MPA/Fapeam), Programa de Amparo à Graduação (Prograduar), Programa de Fixação de recursos humanos para o Interior do Estado: Mestres e Doutores por Calha de Rio (Profix-RH), Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e inovação tecnológica no Amazonas (Painter Mulheres Cientistas no Interior) e Programa Mulher Faz Ciência.
Perspectivas para 2025
Em 2025, a Fapeam segue firme na sua missão de fomentar a área de CT&I no Amazonas, com previsão de lançamento de novas chamadas púbicas ainda no mês de janeiro, para pesquisadores da capital e do interior do estado, bem como incentivo a atividades de popularização da ciência e ações para impulsionar e fortalecer cada vez mais a CT&I no estado.
O post Investimentos do Governo do Amazonas fortalecem a área de CT&I no estado e alcançam os 62 municípios apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.