Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Integração entre órgãos marca primeira reunião do ano do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia de Rio Preto da Eva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Integração entre órgãos marca primeira reunião do ano do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia de Rio Preto da Eva
Governo do Estado

Integração entre órgãos marca primeira reunião do ano do Distrito Bioagroindustrial da Amazônia de Rio Preto da Eva

4 anos atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

FOTOS: Divulgação/SedectiEm prosseguimento do projeto Distrito Bioagroindustrial da Amazônia Polo Rio Preto da Eva (Biodarpe), a Secretaria de Estado de desenvolvimento econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), coordenou, na manhã desta sexta-feira (28/01), uma reunião com diversos órgãos dos governos federal, estadual e municipal, além de outras entidades, para definir os próximos passos e a nova equipe técnica que irá coordenar os trabalhos este ano.
Há 36 minutos
Por Agência Amazonas

Projeto ainda aguarda a doação de área da UNIÃO pelo governo federal para sua instalação

“Essa reunião foi para definir a nova equipe técnica, já que a primeira foi composta para a elaboração do master plan, que já foi finalizado. Agora, será uma nova fase que exige nova equipe técnica a ser composta por outros integrantes, para que se dê continuidade ao projeto”, explicou o secretário executivo de desenvolvimento econômico da Sedecti, Renato Freitas.

A reunião aconteceu no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizada no Distrito Industrial, zona sul da capital.

“Porém, o objetivo final do projeto é o desenvolvimento, e desenvolver, significa quebrar estruturas antigas e passar para um outro nível de bem-estar social, garantindo geração de riquezas para os agricultores e para toda a microrregião do município de Rio Preto da Eva”, salientou o secretário, ao ressaltar que os produtores terão seus produtos demandados por grandes, médias ou pequenas empresas quando o projeto estiver concluído.

De acordo com Renato, a participação de vários órgãos de governos, além do setor privado, se faz importante exatamente porque a proposta é ter um projeto altamente participativo.

“O Biodarpe consolida o comprometimento do governador Wilson Lima com a interiorização do desenvolvimento e a industrialização do interior do Amazonas. Agora estamos engajados na elaboração do projeto executivo e do Estudo de Impactos Ambientais (EIA/Rima)”, completou Aluízio.

Ciama – Durante a reunião, o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (Ciama) – órgão que atua junto com a Sedecti na coordenação do projeto Biodarpe -, Aluizio Barbosa, destacou que a perspectiva do Governo do Estado é criar um NOVO ambiente de investimentos e uma nova matriz de negócios.

Doação de terreno – O superintendente da Suframa, Algacir Posin, frisou que foram lançadas as ações que devem ser realizadas pelos diversos setores envolvidos no projeto. Ele declarou ainda que a autarquia está empenhada em acompanhar a decisão do governo federal em fazer a doação do terreno, que é uma área da UNIÃO, onde deverá ser construído o Biodarpe.

A Companhia foi responsável pela concepção do projeto arquitetônico e elaboração do Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (Evetea) do Biodarpe que já foi entregue para a Prefeitura de Rio Preto da Eva e para a Suframa.

Biodarpe – O Distrito Bioagroindustrial da Amazônia Polo Rio Preto da Eva (Biodarpe) representa um conceito inovador de investimento, com a exploração das potencialidades regionais, induzindo novas cadeias de valor, com a adoção de produtos da bioeconomia, atração de novas empresas agroindustriais com tecnologias modernas de cultivo, bionegócios, fitoterápicos, fármacos e piscicultura. O investimento para a primeira etapa do projeto é da ordem de R$ 17 milhões.

“Com a decisão do presidente Bolsonaro de enviar ao Congresso a autorização para a cessão da área para a Prefeitura de Rio Preto da Eva, nós Podemos avançar e contribuir para o desenvolvimento daquela região. Mas, temos muito trabalho pela frente. A área está delimitada e existem alguns percalços pela frente a serem feitos, como licenciamento ambiental e uma série de ações que são necessárias para esse tipo de projeto”, esclareceu Posin.

Rio Preto da Eva – Na avalição do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza, além de beneficiar o desenvolvimento econômico do Estado, o Biodadarpe irá atender, principalmente, a agricultura familiar dos pequenos produtores da região.

Como o município de Rio Preto da Eva está localizado na Região Metropolitana de Manaus (distante 57 km da capital, em linha reta), o Biodarpe também prevê abrangência a outros municípios da região, como: Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Itapiranga, Silves e a própria capital Manaus.

“Graças a Deus e à equipe do governador Wilson Lima, que tem sido sensível a esse projeto, integrado com a Suframa, conseguimos avançar bastante, desde 2019, para fazer essa nova matriz econômica no nosso Estado. Rio Preto da Eva terá a oportunidade como um distrito bioagroindustrial, onde vamos valorizar o produto regional, como o peixe, o frango, a carne bovina, suína e caprina. E, também, poderemos beneficiar, as frutas e verduras e todos os produtos regionais”, disse o prefeito.

Tags:Estado do AmazonasGovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadoItacoatiaraItapirangaManausPresidente FigueiredoRio Preto da EvaSilvesWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas investe na implementação da cultura do café, em Presidente Figueiredo
Próximo artigo Governo do Amazonas entrega à Comunidade Indígena Beija-Flor 6 milhões de sementes de árvores

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

3 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?