Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado
Governo do Amazonas

Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado

1 ano atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A certificação envolve políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação e proteção social

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Vinte e oito municípios do Amazonas conseguiram alcançar as metas para obtenção do Selo Unicef edição 2021-2024. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06/11), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, visa estimular e reconhecer avanços concretos nos municípios, em relação às políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes.

Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.

Entre os indicadores melhorados no Amazonas estão a cobertura de vacinação pela tríplice viral, que nos 28 municípios cresceu 8,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 2,6%. O índice de abandono escolar reduziu 39,3%, enquanto o nacional foi de 38%.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas desempenha o papel de facilitador, apoiando os municípios na execução de ações e no cumprimento das metas exigidas para a obtenção do Selo Unicef.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Na prática, o Selo reconhece aqueles municípios onde os indicadores de saúde, de assistência social e educação de crianças e adolescentes melhoraram. Aqui no Amazonas, o governador Wilson Lima abraçou essa causa, unindo-se em uma colaboração mútua com o Unicef para mobilizar os municípios. Foi uma ação muito importante, coordenada pela Sedurb e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e que resultou nesse aumento expressivo no número de municípios certificados”, disse Marcellus Campêlo.

Também participaram das ações as secretarias de Estado de assistência social (SEAS), de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC), de educação e Desporto Escolar, de saúde (SES-AM), a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Companhia de saneamento do Amazonas (Cosama). A Visão Mundial é a instituição parceira na implementação do Selo Unicef no estado.

A metodologia aplicada envolveu o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de iniciativas que promovem o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para chegar aos resultados, as cidades certificadas se empenharam em melhorar a educação, investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes de violências e garantir proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Sobre a Premiação

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a participação de todos os municípios que aderiram à edição do Selo Unicef. Os municípios que não conseguiram alcançar as metas poderão candidatar-se novamente para a próxima edição.

Os municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, NOVO Airão, NOVO Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.

O post Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AlvarãesAmazonasAtalaia do NorteAutazesBarreirinhaBenjamin ConstantBoa Vista do RamosBoca do AcreBorbaCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásEirunepéFonte BoaGoverno do AmazonasGuajaráHumaitáIrandubaItapirangaManacapuruManausManicoréNovo AirãoNovo Aripuanã
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Coqueluche: Saúde informa cenário de casos confirmados e alerta para intensificação da vigilância e vacinação
Próximo artigo Detran-AM: Fiscalização de Trânsito aborda mais de 36 mil veículos em dez meses

Mais notícias desta categoria

SSP-AM e UEA promovem 1º Fórum Amazonense de Prova Pericial em Manaus nos dias 27 e 28 de novembro

14 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de Rita Mylena de Araújo Bezerra e pede informações sobre desaparecimento em Manaus

17 horas atrás

Mutirão oftalmológico no Amazonas começa em 24/11 no Centro de Convenções com meta de 12.563 atendimentos até dezembro

17 horas atrás

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios no Amazonas e registra 5.000 casos notificados até 22 de novembro de 2025

18 horas atrás

Instituto Médico Legal de Manaus convoca familiares para reconhecimento e liberação do corpo de José Carlos Soares dos Santos

19 horas atrás

Gepem aprova 391 educadores do Amazonas em curso de gestão da escola pública de ensino médio da Ufam

19 horas atrás

Chegada do cruzeiro Insignia inicia temporada de cruzeiros no Amazonas e deve movimentar a economia estadual

19 horas atrás

Mutirão de consultas oftalmológicas do Amazonas inicia 12.563 atendimentos com exames e óculos gratuitos até dezembro

20 horas atrás

Operação Natal Mais Seguro intensifica blitzes em Manaus e rodovias da região metropolitana para reduzir acidentes

20 horas atrás

Amazonas realiza etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho

21 horas atrás

Manaus recebe etapa estadual da 2ª Conferência Nacional do Trabalho para discutir trabalho decente e propostas

21 horas atrás

Manaus recebe 13º Congresso Hegel sobre natureza e cultura na era do antropoceno com apoio da Fapeam

21 horas atrás
Polícia Civil do Amazonas realiza leilão virtual de 17 lotes de veículos apreendidos em 12 de dezembro
PC-AM fará leilão virtual de veículos apreendidos; 17 lotes estarão disponíveis em dezembro
Sejusc convoca doação de roupas e calçados para pessoas em situação de rua em Manaus até 15 de dezembro
Sejusc inicia arrecadação de roupas e calçados para pessoas em situação de rua
SSP-AM aplica exame metalográfico para restaurar números de série de armas apreendidas e integrar dados aos sistemas de segurança
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?