Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado
Governo do Amazonas

Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado

9 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
UGPE Vacinacao esta entre os indicadores melhorados Amazonas Foto Girlene Medeiros FVS RCP

A certificação envolve políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes, nas áreas de saúde, educação e proteção social

UGPE Vacinacao esta entre os indicadores melhorados Amazonas Foto Girlene Medeiros FVS RCP
Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

Vinte e oito municípios do Amazonas conseguiram alcançar as metas para obtenção do Selo Unicef edição 2021-2024. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (06/11), pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A iniciativa, que conta com o apoio do Governo do Amazonas, visa estimular e reconhecer avanços concretos nos municípios, em relação às políticas públicas voltadas para os direitos das crianças e adolescentes.

Estavam inscritos nesta edição 55 municípios, que passaram por avaliação. A quantidade dos que conseguiram aprovação para a certificação, este ano, é mais de três vezes maior do que no período de 2017-2020. Na edição anterior, apenas oito dos 61 municípios do interior do Amazonas haviam alcançado as metas.

Entre os indicadores melhorados no Amazonas estão a cobertura de vacinação pela tríplice viral, que nos 28 municípios cresceu 8,8%, índice maior que a média nacional, que foi de 2,6%. O índice de abandono escolar reduziu 39,3%, enquanto o nacional foi de 38%.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), Marcellus Campêlo, o Governo do Amazonas desempenha o papel de facilitador, apoiando os municípios na execução de ações e no cumprimento das metas exigidas para a obtenção do Selo Unicef.

UGPE Oficinas de Preparacao dos Municipios para o Selo Unicef 3 Tiago Correa UGPE 1024x576 1
Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

“Na prática, o Selo reconhece aqueles municípios onde os indicadores de saúde, de assistência social e educação de crianças e adolescentes melhoraram. Aqui no Amazonas, o governador Wilson Lima abraçou essa causa, unindo-se em uma colaboração mútua com o Unicef para mobilizar os municípios. Foi uma ação muito importante, coordenada pela Sedurb e a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), e que resultou nesse aumento expressivo no número de municípios certificados”, disse Marcellus Campêlo.

Também participaram das ações as secretarias de Estado de Assistência Social (Seas), de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), de Educação e Desporto Escolar, de Saúde (SES-AM), a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) e a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama). A Visão Mundial é a instituição parceira na implementação do Selo Unicef no estado.

A metodologia aplicada envolveu o monitoramento de indicadores sociais e a implementação de iniciativas que promovem o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Para chegar aos resultados, as cidades certificadas se empenharam em melhorar a educação, investir na saúde física e mental de meninas e meninos; promover hábitos de higiene e acesso à água limpa, proteger crianças e adolescentes de violências e garantir proteção social às famílias vulneráveis, em especial aquelas oriundas de povos e comunidades tradicionais.

UGPE Oficinas de Preparacao dos Municipios para o Selo Unicef 4 Tiago Correa UGPE 1024x682 1
Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado

Foto: Tiago Corrêa/UGPE

Sobre a Premiação

A cerimônia de premiação acontecerá no próximo dia 5 de dezembro, no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), com a participação de todos os municípios que aderiram à edição do Selo Unicef. Os municípios que não conseguiram alcançar as metas poderão candidatar-se novamente para a próxima edição.

Os municípios que receberão a certificação são: Alvarães, Atalaia do Norte, Autazes, Barreirinha, Benjamin Constant, Boa Vista do Ramos, Boca do Acre, Borba, Careiro, Careiro da Várzea, Coari, Codajás, Eirunepé, Fonte Boa, Guajará, Humaitá, Iranduba, Itapiranga, Manacapuru, Manicoré, Novo Airão, Novo Aripuanã, Presidente Figueiredo, São Gabriel da Cachoeira, São Sebastião do Uatumã, Tabatinga, Tonantins e Urucurituba.

O post Iniciativa apoiada pelo Governo do Amazonas, Selo Unicef será concedido a 28 municípios do estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AlvarãesAmazonasAtalaia do NorteAutazesBarreirinhaBenjamin ConstantBoa Vista do RamosBoca do AcreBorbaCareiroCareiro da VárzeaCoariCodajásEirunepéFonte BoaGoverno do AmazonasGuajaráHumaitáIrandubaItapirangaManacapuruManausManicoréNovo AirãoNovo Aripuanã
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior FVS RCP Vacinacao FOTO Girlene Medeiros FVS RCP Coqueluche: Saúde informa cenário de casos confirmados e alerta para intensificação da vigilância e vacinação
Próximo artigo detran maues 6 GlYFbf Detran-AM: Fiscalização de Trânsito aborda mais de 36 mil veículos em dez meses

Mais notícias desta categoria

image 1 1024x558 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste domingo (20/07)

11 horas atrás
VOLUME DE DROGAS APREENDIDO PELO AMAZONAS EM 2025 E O MAIOR EM RELACAO AOS ULTIMOS 10 ANOS FOTOS ERLON RODRIGUES PC AM BEATRIZ SAMPAIO PC AM DIEGO PERES SECOM DIVULGACAO PMAM 4 1024x576 1

Volume de drogas apreendido pelo Amazonas em 2025 é o maior comparado aos últimos 10 anos

11 horas atrás
OPERACAO ADEGAS ZONALESTE FOTOS VICTOR LEVY SSP 3 1024x682 1

Forças de Segurança mobilizam efetivo em operação de combate a adegas irregulares na zona leste de Manaus

11 horas atrás
APREENSOES BASE ARPAO FOTOS DIVULGACAO SSP AM 2 768x1024 1

Base Arpão 3: Em duas ações distintas, PMAM apreende mais de 26 quilos de drogas em embarcações

11 horas atrás
Cultura FFAM 8noite Berg Martins foto Aguilar Abecassis Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa 27 Copia 1

Cultura nordestina e identidade amazônida tomam conta do Festival Folclórico do Amazonas

11 horas atrás
image 1024x546 1

Governo do Amazonas divulga boletim sobre a cheia no estado, neste sábado (19/07)

1 dia atrás
CBMAM SIMULADO FOTOS ALEX PAZUELLO 2

Simulado de atendimento a ocorrência de incêndio florestal reúne mais de 250 militares do Corpo de Bombeiros do Amazonas

1 dia atrás
SES AM Oficina Telessaude Ministerio da Saude FOTOS Evandro Seixas SES AM 1 1024x724 1

Saúde AM Digital: SES apresenta avanços do programa durante oficina sobre Telessaúde em Manaus

1 dia atrás
PCAM DGA GUILHERME TORRES FOTO LYANDRA PERES 1024x768 1

Polícia Civil do Amazonas lidera incineração de drogas no país e reafirma protagonismo nacional no combate ao narcotráfico

1 dia atrás
PMAM FORAGIDOS CAPTURADOS 819x1024 1

Polícia Militar do Amazonas captura dois foragidos da Justiça nas zonas sul e norte de Manaus

1 dia atrás
Festival Folclorico Amazonas Foto Aguilar Abecassis SEC 5

Festival Folclórico do Amazonas tem noite marcada por fé, resistência e memória ancestral

1 dia atrás
PMAM ROCAM VEICULO RECUPERADO 1024x768 1

PMAM prende três homens e apreende adolescente suspeitos de envolvimento com tráfico de drogas

1 dia atrás

Sessão de fotos incentiva autoestima de idosos do Ceci Aparecida

PC-AM divulga imagem de jovem autista desaparecida após sair da escola no bairro Colônia Terra Nova

Ipaam sensibiliza mais de 800 estudantes sobre prevenção de queimadas e desmatamento em Silves

Subvenção Econômica: ADS realiza ação itinerante no interior para credenciamento de juticultores e malveiro

Em Santo Antônio do Içá, Sepror realiza cursos para agricultores familiares indígenas de Vila Betânia Macurane

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?