Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus
Manaus

Informe epidemiológico atualiza casos de arboviroses em Manaus

5 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O Informe Epidemiológico das Arboviroses, da Prefeitura de Manaus, aponta que o município não registrou novos casos confirmados de zika e oropouche nos dias 9 a 15 deste mês. A nova edição do relatório, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e divulgada nesta terça-feira, 18/2, traz dados atualizados de casos de dengue, zika, chikungunya, oropouche e mayaro registrados no período, que corresponde à Semana Epidemiológica 7 deste ano.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, relata que Manaus teve oito casos de dengue e dois de chikungunya confirmados na última semana, totalizando 205 e 12 registros das doenças neste ano, respectivamente, segundo o informe municipal. Ela reforça o chamado à população para a inspeção regular das casas, visando a eliminação de focos de água parada, que podem servir de criadouro para o Aedes aegypti, vetor da dengue, zika e chikungunya.

“Calhas bloqueadas, pneus velhos e até um copo descartável caído no quintal podem ser criadouros do mosquito, elevando o risco da doença em sua casa e na comunidade. Então fique atento e siga as verificações do checklist semanal de 10 minutos para manter longe essa ameaça”, orienta a secretária.

Shádia assinala que a Semsa desenvolve ações de vigilância e controle das arboviroses durante o ano todo, incluindo atividades de manejo ambiental e inspeção de vigilância em casas e terrenos baldios, que são reforçadas nos períodos de maior ocorrência das doenças.

“Neste início de ano, estamos realizando mobilizações semanais nos bairros da zona Oeste para combate ao Aedes. Já passamos por quatro bairros, com visitas e inspeções domiciliares e orientação a moradores, e na quinta-feira, 20/2, será a vez do Alvorada”, antecipa.

Outra estratégia da gestão municipal para combate às arboviroses, aponta a secretária, é a vacinação de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos contra a dengue. “Essa população é mais suscetível às formas graves da dengue. A vacina reforça a proteção desse público, reduzindo o risco de infecções, hospitalizações ou até óbitos pela doença”, diz.

Para receber a vacina, orienta Shádia, os jovens devem comparecer em uma das unidades de saúde que ofertam o imunizante, ao lado de um dos pais ou responsável, levando documento oficial de identidade, CPF ou cartão do SUS, e, caso tenha, cartão de vacina.

“Mais de 60 unidades da rede básica municipal ofertam a vacina, entre elas algumas unidades de horário estendido, que atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h”, aponta a gestora, que orienta o público a consultar lista com estabelecimentos, endereços e horários no endereço manaus.am.gov.br/semsa/wp-content/uploads/sites/8/2024/08/SALAS-DE-VACINA-QDENGA-1.pdf.

Números

A nova edição do informe epidemiológico da Semsa relata que 46 casos suspeitos de dengue foram notificados na última semana, somando 586 casos em 2025, dos quais 116 seguem em investigação. Os casos confirmados da doença neste ano totalizam 205.

O relatório traz ainda dois novos casos de chikungunya registrados na última semana, totalizando 12 casos confirmados em 2025, dentre 48 casos suspeitos, dos quais seis seguem em análise. Não há registros confirmados de zika no município, segundo o informe; três casos suspeitos da doença, dentre oito notificações neste ano, continuam em investigação.

Consta do levantamento ainda um caso de mayaro, confirmado por critério laboratorial, totalizando três casos da doença no município em 2025. Não há registro de casos de oropouche na capital, neste ano, até o momento. O relatório não traz casos notificados de oropouche ou mayaro, que não constituem agravos de notificação obrigatória.

Ainda segundo o informe, o município segue sem registros de óbitos suspeitos ou confirmados por dengue, zika, chikungunya, oropouche ou mayaro, em 2025.

Monitoramento e vigilância

O Informe Epidemiológico das Arboviroses faz parte das estratégias da Semsa para monitoramento e vigilância epidemiológica das doenças transmitidas por mosquitos na capital.

A publicação, de periodicidade semanal, é elaborada pelas equipes das gerências de Vigilância Epidemiológica, de Vigilância Ambiental e Controle de Agravos por Vetores, e do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde da secretaria, a partir de dados de sistemas de informação do Ministério da Saúde.

Todas as edições do informe estão disponíveis para consulta no site www.manaus.am.gov.br/semsa/vigilancia/vigilancia-epidemiologica.

— — —

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Carnaval na Floresta 2025: FVS-RCP orienta como cuidar da saúde durante a folia carnavalesca
Próximo artigo Profissionais da Semsa são treinados como multiplicadores para ampliar oferta de métodos contraceptivos

Mais notícias desta categoria

Manutenção viária e melhora mobilidade urbana no bairro Alvorada

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus pavimenta ladeiras no ramal Rio Branquinho

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus alinha procedimentos entre órgãos para otimizar concessão de aposentadoria

5 horas atrás

‘#SouManaus 2025’ confirma Péricles no dia 7/9

5 horas atrás

Apoio às famílias afetadas pela cheia no rio Amazonas

5 horas atrás

Circuito Ambiental leva estudantes da Prefeitura de Manaus a vivenciar prática sobre meio ambiente em shopping da cidade

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus e Sesc realizam visita técnica no mirante Lúcia Almeida para ação cultural nacional

7 horas atrás

Visita técnica avalia espaço do ‘Passinho Kids’ no #SouManaus

8 horas atrás

Sine Manaus oferta 433 vagas de emprego nesta sexta–feira, 18/7

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza prova da residência jurídica da Procuradoria-Geral do Município

9 horas atrás

Prefeitura oferta exames de rastreio de câncer de mama e do útero nas unidades móveis da Semsa

10 horas atrás

Concultura leva conhecimento sobre políticas culturais aos bairros de Manaus

12 horas atrás

Prefeitura realiza reunião de alinhamento para os 10 anos do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

Prefeito em exercício Renato Junior celebra 142 anos do mercado Adolpho Lisboa com anúncio de revitalização e ações para o Centro Histórico de Manaus

Ação do ‘Julho Amarelo’ reforça diagnóstico precoce das Hepatites

Vacina contra Hepatite A será ofertada para usuários de PrEp

Prefeitura conclui serviços de drenagem profunda e inicia urbanização no bairro Japiim

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?