Na última terça-feira (15/08), a comunidade de Filadélfia, do município de Benjamim Constant, aconteceu reunião entre gestores, educadores do Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas (INC/Ufam) e líderes indígenas. O encontro contou com a participação do professor Antônio Vagner Almeida Olavo, como também da professora Marinete Mota, representando o Instituto. Além deles, estiveram presentes os professores Maria Rossi Idarraga, Lisandra Vieira Rosas, Maria Simone Ribeiro da Silva Cruz e José Maria Trajano Vieira.
A reunião congregou tanto a liderança indígena local quanto as lideranças indígenas das comunidades circunvizinhas, a exemplo de Filadélfia, Bom Caminho, Bom Jardim, Lauro Sodré e Porto Cordeirinho. Além dessas participações, representantes de entidades como da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI), e da Diocese do Alto Solimões que contribuíram com as discussões.
A reunião abordou de forma incisiva os impactos preocupantes provenientes do consumo de substâncias, abrangendo tanto aquelas permitidas por lei quanto as ilícitas, no contexto das comunidades. A psicóloga especialista da SESAI, Maria do Carmo Azevedo Façanha, apresentou dados e suas consequências do uso dessas substâncias nas comunidades indígenas. Além dos insights fornecidos pela psicóloga, líderes comunitários e moradores locais compartilharam relatos que abordam a situação atual.
Este encontro assinala pela segunda vez a participação do INC/Ufam em reuniões com líderes indígenas o que demonstra seu papel ativo na discussão e formulação de projetos contra as drogas e seus impactos nas comunidades. Em um esforço conjunto, foi delineada a proposta de implementar projetos já realizadas pelos docentes nas comunidades, em parceria com as organizações representativas, visando à participação direta e colaborativa dos moradores locais. Adicionalmente, as lideranças manifestaram o interesse na criação ou continuação de um Grupo de Trabalho, que possa se dedicar integralmente a essa temática crucial.