Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb) celebra 23 anos de atuação em Manaus com foco em licenciamento e projetos urbanos.
O Instituto Municipal de planejamento urbano, o Implurb, completou 23 anos de atuação neste sábado, 13/12, em Manaus. Criado a partir da Lei nº 687/2002, o órgão atua no planejamento, licenciamento e ordenamento territorial da capital e realiza serviços que impactam a população de mais de dois milhões de habitantes.
Histórico e marco legal
O Implurb foi criado pela Lei nº 687/2002 para projetar e desenvolver o ordenamento urbanístico da cidade, substituindo a antiga Empresa Municipal de Urbanização (Urbam), extinta em 2003. Em 2006, conforme a lei 941, de 20 de janeiro, o instituto foi reestruturado e vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb). Em 2009, o órgão passou a gerir o Sistema Municipal de planejamento urbano e a aplicar as diretrizes do Plano Diretor Urbano Ambiental de Manaus, assumindo função executiva no município.
Atuação atual e estrutura
Hoje o Implurb concentra suas ações em dois grandes eixos: licenciamento e controle urbano; e planejamento e elaboração de projetos. A autarquia reúne engenheiros, arquitetos e urbanistas e conta com comissões de análise, divisões de controle e fiscalização, setor de licenciamento, patrimônio histórico e parcelamento do solo.
O diretor-presidente, Carlos Valente, destacou projetos e programas recentes, e citou o apoio do prefeito David Almeida para ampliar a estrutura de planejamento e acelerar o licenciamento. Segundo Valente, ‘Com o apoio do prefeito David Almeida, temos realizado importantes projetos e programas, inclusive revolucionando o mercado, como é o caso do Alvará de construção Mais Fácil lançado este ano.’
Valente informou ainda que o instituto iniciou o procedimento para a realização do futuro concurso do Implurb e enumerou obras entregues e em conclusão, entre elas Gigantes da Floresta, o mirante Lúcia Almeida, o mirante Encontro das Águas Rosa Almeida, que será inaugurado, e o Aquário de Manaus.
O vice-presidente, Antonio Peixoto, cumprimentou os servidores e ressaltou a relevância dos projetos do instituto para a população. ‘A todos os servidores do Implurb gostaria de dar meus parabéns, pela construção diária e colaboração para termos uma cidade cada vez melhor’, afirmou Peixoto.
Para marcar os 23 anos, o instituto desenvolveu um selo que referencia algumas das obras e projetos assinados nos últimos anos. O Implurb também coordena o complexo turístico Ponta Negra.
Indicadores e serviços
Ao longo de mais de duas décadas, o órgão consolidou-se como referência técnica no planejamento urbano, no licenciamento e no ordenamento territorial de Manaus. A formação técnica da equipe é apontada como peça fundamental para a execução de serviços, atendimento e planejamento da capital.
Créditos: Texto – Claudia do Valle/Implurb. Fotos – Arquivo/Semcom.
Assuntos nesse artigo:
#Implurb, #lei6872002, #Manaus, #licenciamento, #planejamentourbano, #ordenamentoterritorial, #davidalmeida, #carlosvalente, #antoniobeixoto, #alvaradeconstrucaomaisfacil, #gigantesdafloresta, #miranteluciaalmeida, #miranteencontrodasaguasrosaalmeida, #aquariodemanaus, #pontanegra, #semdurb, #planodiretorurbanambientaldemanaus, #lei941, #sistemamunicipaldeplanejamento, #urbanismo


