Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Iluminação vermelha no Congresso conscientiza sobre a talassemia
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Iluminação vermelha no Congresso conscientiza sobre a talassemia
Nacional

Iluminação vermelha no Congresso conscientiza sobre a talassemia

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

09/05/2025 – 15:31  

Arquivo/Agência Senado

Congresso iluminado pelo Dia Internacional da Talassemia

O Congresso Nacional se ilumina de vermelho nesta sexta-feira (9) em apoio ao Dia Internacional da Talassemia, data dedicada à conscientização sobre a doença (8 de maio). A talassemia é uma doença genética e crônica que causa a produção de hemácias defeituosas. Nos casos mais graves, os pacientes precisam de transfusões de sangue regulares.

Segundo a Federação Internacional de Talassemia, cerca de 100 milhões de pessoas no mundo possuem genes relacionados à doença, e mais de 300 mil bebês nascem todos os anos com formas graves do problema. As ações deste dia buscam dar visibilidade às dificuldades enfrentadas pelos portadores da doença e incentivar a adoção de políticas de apoio a pacientes, familiares e profissionais de saúde envolvidos no tratamento.

Diagnóstico e sintomas
O diagnóstico da doença é feito por meio da história clínica do paciente, sua origem étnica (já que a enfermidade genética é originária de países da área do mediterrâneo) e exames laboratoriais, entre eles a eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa para determinar o tipo da doença.

Os sintomas estão diretamente relacionados com a gravidade da doença. Os mais comuns são: cansaço e fraqueza; palidez e icterícia; atraso no crescimento; abdômen desenvolvido; aumento do baço; e alterações ósseas.

Ainda não se conhece a cura para a talassemia, mas há opções de tratamento que permitem o controle.

Iluminação vermelha
A cor vermelha simboliza o sangue e busca chamar atenção para os desafios enfrentados por pessoas que convivem com a doença genética, que afeta a produção de hemoglobina e exige transfusões sanguíneas regulares e uso contínuo de medicamentos.

A iniciativa foi articulada pelo deputado federal e segundo-secretário da Câmara dos Deputados, Lula da Fonte (PP-PE), em parceria com a Associação Brasileira de Talassemia (Abrasta). “O Dia Internacional da Talassemia é uma oportunidade importante para chamar a atenção do Brasil para essa doença que ainda precisa de mais apoio do poder público. Já no ano passado iluminamos a Câmara para conscientizar sobre a causa, e seguimos firmes nesse compromisso”, afirmou o deputado.

Da Redação – AC
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ‘Manaus em Movimento’ reúne adeptos e atletas da corrida de rua na Ponta Negra, neste sábado
Próximo artigo Projeto prevê isenção de tributos para empresas de reforma de pneus

Mais notícias desta categoria

Câmara aprova projeto que inclui a cidade de Pacaraima (RR) na área de livre comércio de Boa Vista

13 horas atrás

“Câmara não permitirá abusos contra consumidores”, diz Motta ao elogiar gratuidade no despacho de bagagem

15 horas atrás

Proposta que acaba com “taxa das blusinhas” divide setores econômicos e consumidores em debate na Câmara

15 horas atrás

Câmara aprova despacho gratuito de bagagem de até 23 kg em voos; acompanhe

15 horas atrás

Câmara aprova reclusão de até 15 anos para quem alterar bebidas e causar morte

15 horas atrás

Congresso vota autorização permanente para reduzir imposto de renda nesta quinta-feira

16 horas atrás

Câmara aprova regras para destinar imóveis de origem ilícita ao uso social em comunidades

16 horas atrás

Motta diz que busca um serviço público cada vez mais eficiente e parabeniza servidores da Câmara

17 horas atrás

Câmara vota projetos sobre segurança pública toda semana, diz Hugo Motta

17 horas atrás

Câmara aprova critérios mais rígidos para identificação de chamadas de celular

18 horas atrás

Deputados divergem sobre papel dos governos em megaoperação contra crime organizado no RJ

18 horas atrás

Especialistas condenam a chamada pejotização do trabalho

18 horas atrás
Projeto define critérios para juiz converter prisão flagrante em preventiva
Câmara aprova projeto que garante mamografia no SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Hugo Motta defende fortalecimento da indústria nacional com inovação e parcerias
Morre ex-deputado Getúlio Neiva, aos 82 anos
Comissão debate segurança pública como política multissetorial
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?