Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo
Nacional

Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo

11 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

02/04/2025 – 12:27  

Roque de Sá/Agência Senado

O prédio costuma ser iluminado de cores diferentes em datas especiais

O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor azul nesta quarta (2) e quinta-feiras (3) para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para ampliar a divulgação do conhecimento sobre todos os aspectos do transtorno do espectro autista (TEA).

O TEA é uma condição caracterizada pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade.

O nível intelectual das pessoas com autismo varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Tratamento
Apesar de ser um transtorno crônico, o autismo conta com esquemas de tratamento que devem ser começar tão logo seja feito o diagnóstico.

É importante que o tratamento seja feito de forma individualizada e por equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos).

Lei Berenice Piana
Em 2012, o Congresso aprovou a Lei 12.764/12, conhecida como Lei Berenice Piana, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Essa lei classificou o autismo como deficiência, com isso, ficou assegurado aos autistas todas as políticas de inclusão existentes no país para a pessoa com deficiência.

Além disso, a legislação prevê sanções aos gestores que negarem a matrícula a estudantes com deficiência.

Lei Romeo Mion
Em 2020, a Lei 13.977/20, conhecida como Lei Romeo Mion, alterou a Lei Berenice Piana para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A carteira assegura a seus portadores atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A iluminação foi solicitada pelo senador Romário (PL-RJ).

Da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados
Edição – ND

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Yury do Paredão é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano
Próximo artigo Amazonas FC conquista o título do Barezão 2025 na Arena da Amazônia

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova projeto que obriga enfermeiros autônomos a emitir nota fiscal eletrônica

2 dias atrás

Deputado diz que bancada mineira pode articular recursos no Orçamento após chuvas em MG; ouça a entrevista

2 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

3 dias atrás

Motta diz que aprovação do Redata vai estimular geração de emprego, renda e tecnologia no Brasil

3 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

3 dias atrás

Câmara aprova incentivo fiscal para investimentos em centros de processamento de dados

3 dias atrás

Motta designa Aguinaldo Ribeiro como relator do Redata

3 dias atrás

CPMI vota hoje a quebra dos sigilos bancário e fiscal do filho do presidente Lula

3 dias atrás

Proposta pune quem pega bem alheio para uso temporário

3 dias atrás

Deputado diz que criar obrigações a gestores sem direcionar verbas compromete caixa dos municípios; ouça entrevista

4 dias atrás

Projeto pune servidor que usa bem público para fins particulares

4 dias atrás

Relator diz que acordo Mercosul-UE deve ser votado nesta quarta no Plenário; ouça a entrevista

4 dias atrás
Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa
Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente
Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações
Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara
Projeto estabelece horário para cumprimento de mandados de busca e apreensão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?