Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo
Nacional

Iluminação do prédio do Congresso nesta quarta celebra o Dia de Conscientização sobre o Autismo

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

02/04/2025 – 12:27  

Roque de Sá/Agência Senado

O prédio costuma ser iluminado de cores diferentes em datas especiais

O Congresso Nacional recebe iluminação especial na cor azul nesta quarta (2) e quinta-feiras (3) para celebrar o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo (2 de abril). A data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2007, para ampliar a divulgação do conhecimento sobre todos os aspectos do transtorno do espectro autista (TEA).

O TEA é uma condição caracterizada pela alteração das funções do neurodesenvolvimento do indivíduo, interferindo na capacidade de comunicação, linguagem, interação social e comportamento.

Os sinais de alerta surgem nos primeiros meses de vida, mas a confirmação do diagnóstico costuma ocorrer aos dois ou três anos de idade.

O nível intelectual das pessoas com autismo varia muito de um caso para outro, indo de deterioração profunda a casos com altas habilidades cognitivas.

Tratamento
Apesar de ser um transtorno crônico, o autismo conta com esquemas de tratamento que devem ser começar tão logo seja feito o diagnóstico.

É importante que o tratamento seja feito de forma individualizada e por equipe multidisciplinar (médicos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e educadores físicos).

Lei Berenice Piana
Em 2012, o Congresso aprovou a Lei 12.764/12, conhecida como Lei Berenice Piana, que criou a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista. Essa lei classificou o autismo como deficiência, com isso, ficou assegurado aos autistas todas as políticas de inclusão existentes no país para a pessoa com deficiência.

Além disso, a legislação prevê sanções aos gestores que negarem a matrícula a estudantes com deficiência.

Lei Romeo Mion
Em 2020, a Lei 13.977/20, conhecida como Lei Romeo Mion, alterou a Lei Berenice Piana para instituir a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

A carteira assegura a seus portadores atenção integral, prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.

A iluminação foi solicitada pelo senador Romário (PL-RJ).

Da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados
Edição – ND

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Yury do Paredão é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano
Próximo artigo Amazonas FC conquista o título do Barezão 2025 na Arena da Amazônia

Mais notícias desta categoria

Deputada defende uso da linguagem simples na comunicação com o cidadão; ouça

2 horas atrás

Comissão de Constituição e Justiça aprova dedução no Imposto de Renda de gastos com remédios para autismo

2 horas atrás

Deputado Gilvan da Federal faz sua defesa no Conselho de Ética; assista

2 horas atrás

Comissão debate denúncias de violações de direitos humanos no Programa Mais Médicos

2 horas atrás

Comissão debate política nacional de atenção a mulheres na menopausa

3 horas atrás

Comissão debate política de saúde bucal como direito humano

3 horas atrás

Câmara aprova projeto que prevê ação de psicólogos para melhorar relações interpessoais nas escolas

15 horas atrás

Câmara aprova adesão do Brasil a convênio do Fundo Multilateral de Investimentos do BID

15 horas atrás

Câmara aprova projeto que cria o Dia Nacional da Proteção de Dados

15 horas atrás

Câmara aprova projeto que prevê planos de ação e metas para primeira infância

16 horas atrás

Projeto abre crédito suplementar para diversos órgãos do governo

16 horas atrás

Projeto aumenta orçamento das empresas estatais

16 horas atrás
Câmara aprova prioridade para inquéritos e processos relacionados a crimes contra a vida de crianças
Projeto abre crédito para investimento em infraestrutura portuária e aeroespacial
Projeto busca rever Plano Plurianual 2024-2027
Comissão aprova aumento das penas quando crime provocar interrupção de serviços de comunicação
Semana da Criança começa com debatedores defendendo mais avanços na legislação sobre internet
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?