Até esta quarta-feira (27/07), os serviços já foram concluídos, com colocação de LED em cinco bairros do município
FOTO: Divulgação/SecomO município de Humaitá (a 696 quilômetros de Manaus) avança com a instalação de luminárias LED, por meio do Ilumina+ Amazonas. O programa, de modernização da iluminação pública no interior, é executado pelo Governo do Amazonas, por meio da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE).
A cidade vai receber 3,6 mil pontos de iluminação, com previsão de conclusão dos serviços no mês de agosto. Até esta quarta-feira (27/07) já foram contemplados os bairros Nova Esperança, São Pedro, São Sebastião, Nossa Senhora do Carmo e Nova Humaitá. Desde o lançamento do programa, em maio, 20,1 mil luminárias LED foram instaladas em municípios do interior do Amazonas.
Conforme o coordenador da UGPE, engenheiro civil Marcellus Campelo, a utilização de luminárias LED, equipamento moderno e de alta eficiência, garante economia aos cofres públicos, com a elevação da vida útil do parque de iluminação e menos intervenções para manutenção. “É um sistema que, por iluminar com mais intensidade, ajuda na segurança das cidades. É também uma alternativa sustentável, com menor impacto ao meio ambiente, substituindo a iluminação antiga, à base de mercúrio, vapor de sódio e mistas”, enfatiza.
Em menos de uma semana, foram instaladas mais de 530 luminárias de LED em Humaitá. Ao final da implantação, além da mudança na paisagem urbana noturna, o Ilumina+ Amazonas vai possibilitar, ainda, melhorias na rotina dos mais de 57 mil habitantes do município, devido à maior luminosidade nas praças, ruas, portos e demais espaços públicos.
FOTOS: Divulgação/SecomO programa Ilumina+ Amazonas está em ritmo avançado, tendo alcançado 33% de execução com 20,1 mil pontos de luz instalados, dos 59,5 mil planejados até o fim deste ano.
A modernização da iluminação pública está em execução nos municípios de Itacoatiara, Rio Preto da Eva e Autazes. Os trabalhos já foram concluídos em Tefé, Parintins, Nhamundá, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Urucurituba e Maués.
O último município a ter os trabalhos concluídos foi Urucurituba (a 201 quilômetros de Manaus), que finalizou a modernização em 100% da cidade nesta quarta-feira (27/07). Foram substituídos 1.177 pontos luminosos em um período de uma semana.
Ilumina+ Amazonas
Ao todo, 28 municípios do Estado serão contemplados com a iluminação em LED até o final deste ano. O município de Maués foi o primeiro a ser contemplado com o sistema, pela substituição de 100% dos pontos de iluminação pública por luminárias de LED, em 2019. A cidade recebeu os trabalhos na época de implantação do Prosai Maués, e serviu de projeto piloto para o lançamento do programa de modernização da iluminação pública.
O post Ilumina+ Amazonas: modernização da iluminação pública avança em Humaitá