Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Foram instalados 634 pontos de LED, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes do município

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), com a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, foram instalados 634 pontos de iluminação em LED, sendo 536 na sede da cidade e 98 na comunidade Nova Itália, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes das áreas urbana e rural.

A ação do Governo do Estado, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão. O Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, com a finalização dos serviços em Amaturá, o Governo do Estado avança e já alcança 215 comunidades e 45 municípios do interior com um sistema de iluminação moderno e eficiente.
“Já instalamos mais de 84 mil pontos de LED. A meta do governador Wilson Lima é chegar à 30ª Conferência do Clima (COP-30), em 2025, já com todos os municípios atendidos. Com isso, o Amazonas deve se tornar o primeiro estado brasileiro a ter todas as cidades com iluminação pública totalmente em LED”, disse o secretário.
Ana Cláudia Melo, 54 anos, proprietária de uma padaria na Rua José Eufrásio, em Amaturá, relata que a chegada do Programa Ilumina+ Amazonas fez crescer a clientela. “Tínhamos muitas dificuldades para sair, as ruas eram escuras à noite. Agora, o município está bem iluminado mesmo. E, como eu tenho comércio, melhorou bastante as vendas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, afirmou.

Próximos municípios
O programa está prestes a iniciar as atividades em mais dois municípios: Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) e na zona rural de Iranduba (a 27 quilômetros da capital amazonense), beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.

O post Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmaturáAmazonascapaGoverno do AmazonasIrandubaManausTonantins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hemoam alerta para funcionamento no feriado de finados
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre estiagem no estado, nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Governador Wilson Lima lança Plano Estadual de Turismo com diretrizes para o setor pelos próximos 10 anos

14 horas atrás

HPS João Lúcio solicita apoio para identificar familiares de paciente internado

14 horas atrás

Abril Verde: UGPE realiza atividades voltadas para a prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais

15 horas atrás

Governo do Amazonas nomeia nova direção da Sedurb e da UGPE

15 horas atrás

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027

15 horas atrás

Governo do Amazonas mantém funcionamento de serviços essenciais durante o feriado da Semana Santa

18 horas atrás

SES-AM divulga funcionamento da rede de urgência e emergência no feriado da Semana Santa

18 horas atrás

Semana Santa: Governo do Amazonas dá início ao Feirão do Pescado em dois pontos estratégicos de Manaus

18 horas atrás

Fapeam recebe inscrições para os programas Painter Ecoturismo e Profix-RH até 9 de abril

18 horas atrás

Pesquisa em Saúde: FVS-RCP lança edital o Programa de Iniciação Científica 2026/2027

18 horas atrás

Após denúncia via 197, PC-AM apreende 328 quilos de maconha tipo skunk avaliados em R$ 6,5 milhões em Manaus

21 horas atrás

Governo do Amazonas intensifica ações sociais no mês de conscientização sobre Transtorno do Espectro Autista

21 horas atrás
Secretaria de Educação convoca novos candidatos do PSS para a capital, interior e áreas indígenas do Amazonas
Sepet oferece 300 vagas para castração de animais no bairro Cidade de Deus, zona norte de Manaus
Sepror coordena entrega de implementos agrícolas a Agricultores Familiares de Rio Preto da Eva
Governo do Amazonas entrega títulos definitivos aos moradores de conjunto habitacional em Rio Preto da Eva
Governador Wilson Lima leva mais ações de saúde e cidadania a Rio Preto da Eva durante aniversário de 44 anos do município
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?