Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá

1 ano atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Foram instalados 634 pontos de LED, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes do município

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

O Governo do Amazonas concluiu a modernização do sistema de iluminação pública do município de Amaturá (a 909 quilômetros de Manaus), com a implantação do Programa Ilumina+ Amazonas. No total, foram instalados 634 pontos de iluminação em LED, sendo 536 na sede da cidade e 98 na comunidade Nova Itália, beneficiando mais de 10,8 mil habitantes das áreas urbana e rural.

A ação do Governo do Estado, executada pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), contou com investimentos de cerca de R$ 1,4 milhão. O Programa Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas convencionais de vapor de sódio, mercúrio ou mistas, mais poluentes e tradicionalmente usadas na iluminação pública do interior. O LED tem maior eficiência energética e proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia.
Segundo o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, com a finalização dos serviços em Amaturá, o Governo do Estado avança e já alcança 215 comunidades e 45 municípios do interior com um sistema de iluminação moderno e eficiente.
“Já instalamos mais de 84 mil pontos de LED. A meta do governador Wilson Lima é chegar à 30ª Conferência do Clima (COP-30), em 2025, já com todos os municípios atendidos. Com isso, o Amazonas deve se tornar o primeiro estado brasileiro a ter todas as cidades com iluminação pública totalmente em LED”, disse o secretário.
Ana Cláudia Melo, 54 anos, proprietária de uma padaria na Rua José Eufrásio, em Amaturá, relata que a chegada do Programa Ilumina+ Amazonas fez crescer a clientela. “Tínhamos muitas dificuldades para sair, as ruas eram escuras à noite. Agora, o município está bem iluminado mesmo. E, como eu tenho comércio, melhorou bastante as vendas. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, afirmou.

Próximos municípios
O programa está prestes a iniciar as atividades em mais dois municípios: Tonantins (a 865 quilômetros de Manaus) e na zona rural de Iranduba (a 27 quilômetros da capital amazonense), beneficiando as comunidades Nossa Senhora de Nazaré, Ramal do Jandira, Ramal do Uga-Uga e Unidos do 26.

O post Ilumina+ Amazonas: Governo do Estado moderniza o sistema de iluminação pública de Amaturá apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmaturáAmazonascapaGoverno do AmazonasIrandubaManausTonantins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Hemoam alerta para funcionamento no feriado de finados
Próximo artigo Governo do Amazonas divulga boletim sobre estiagem no estado, nesta quarta-feira

Mais notícias desta categoria

Ipaam celebra 30 anos com visita ao Barco de Pesquisa e ciclo de capacitações técnicas

2 horas atrás

Seas realiza apoio técnico presencial a 35 municípios do Amazonas em 2025 para orientar gestão do Suas

3 horas atrás

FVS-RCP divulga informe sobre esporotricose no Amazonas com dados até 30 de novembro

3 horas atrás

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus divulgam calendário de matrículas 2026 com mais de 837 mil vagas nas redes públicas

3 horas atrás

Governo lança CNH do Brasil e flexibiliza processo de habilitação mantendo provas obrigatórias e mudanças nas aulas

4 horas atrás

IDAM capacita avicultores em Santa Isabel do Rio Negro com curso de avicultura e visitas técnicas a aviários

4 horas atrás

Espetáculo Edward Mãos de Tesoura terá sessões gratuitas nos dias 18 e 19 de dezembro no Teatro da Instalação

4 horas atrás

UEA divulga resultados do Vestibular e SIS e confirma mais de 3,8 mil aprovados para 2026

4 horas atrás

4º Encontro Amazonense de Comportamento Motor reúne pesquisadores e profissionais em Manaus e Parintins para fortalecer formação e agenda colaborativa

5 horas atrás

Sine Amazonas divulga 131 vagas de emprego para quarta-feira 10/12 com atendimento das 8h às 14h

5 horas atrás

Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas lança Podcrest sobre Fonoaudiologia e saúde do trabalhador nesta terça 09/12

6 horas atrás

Governo do Amazonas lança 3ª edição do Amazonas Óleo Gás e Energia para março de 2026

7 horas atrás
Governo do Amazonas realiza sorteio da Nota Fiscal Amazonense com R$ 147 mil em prêmios nesta quarta-feira
Chuva em Manaus provoca 45 atendimentos do Corpo de Bombeiros entre 20h de domingo e 8h de segunda
Amazonastur recebe 2.036 turistas do navio MS Volendam no Porto de Manaus durante temporada de cruzeiros
Hospital HPS Dr. João Lúcio Pereira Machado pede apoio para localizar familiares de Antonio Ferreira de Moraes desde 31 de outubro de 2025
Concerto Crianças Unidas do Brasil 2025 reúne orquestra, crianças e famílias no Teatro Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?