Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias de LED para Jutaí e Fonte Boa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias de LED para Jutaí e Fonte Boa
Governo do Amazonas

Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias de LED para Jutaí e Fonte Boa

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Os municípios vão receber serviços de modernização da iluminação pública, que proporcionam mais segurança e qualidade de vida

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres / SECOM

O governador Wilson Lima acompanhou, nesta segunda-feira (09/06), o envio de mais de 2,9 mil luminárias de LED para a modernização do sistema de iluminação pública nos municípios de Fonte Boa e Jutaí (a 678 e 750 quilômetros de Manaus, respectivamente). Ainda este mês, o programa seguirá com o embarque de equipamentos para Manaquiri (a 60 quilômetros de Manaus). Com essas novas remessas, o Ilumina+ Amazonas passa a contemplar 54 municípios, ampliando o alcance das ações de infraestrutura e melhoria no interior do estado.

A iniciativa segue o cronograma de execução previsto para atender todos os 61 municípios até o fim deste ano. Segundo o governador, a medida promove impactos econômico e sociais importantes na vida da população.

“Quando a gente está colocando iluminação pública, além de embelezar a cidade, nós também estamos promovendo segurança, permitindo que os comerciantes fiquem com as suas lojas abertas, que o vendedor ambulante fique até mais tarde, que as crianças estejam na frente da casa brincando em segurança. Sem contar que essa é uma lâmpada que promove economia, gasta menos energia e garante maior luminosidade”, destacou Wilson Lima.

Foto: Alex Pazuello e Diego Peres / SECOM

O transporte das luminárias será realizado por balsas até os municípios. Fonte Boa receberá 1.777 luminárias, com início da instalação previsto para o dia 19 de junho e conclusão até 10 de julho. Em Jutaí, serão implantados 1.190 pontos de luz, com serviços programados para o período de 13 a 23 de julho. O investimento total nas duas cidades é de R$ 8,2 milhões.

Durante a vistoria, o prefeito de Fonte Boa, Dr. Lázaro Araújo, destacou a relevância do investimento, que além de modernizar a cidade, reforça a segurança e atende a um antigo desejo dos moradores.

“É de suma importância poder levar o sistema de iluminação a LED para todas as ruas do município, para todos os pontos, porque a iluminação é um fator importantíssimo também na questão da segurança pública do município. Era um sonho do povo fonteboense, de poder ter esse sistema de iluminação”, disse o prefeito.

No próximo dia 21 de junho será a vez do embarque dos materiais para Manaquiri, que vai receber 924 pontos de LED. A instalação das luminárias nas vias da cidade vai acontecer de 23 de junho a 6 de julho.

A ação integra o Programa Ilumina+ Amazonas, executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres / SECOM

Além do prefeito de Fonte Boa, participaram do ato os deputados federais Fausto Júnior e Átila Lins, os deputados estaduais Cabo Maciel e Joana Darc, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Marcelus Campelo e o representante do município de Manaquiri, Sebastião Bernardo.

Benefícios

O Ilumina+ Amazonas substitui lâmpadas antigas, de vapor de sódio, mercúrio ou mista, por tecnologia LED, reconhecida pelo baixo consumo, alta durabilidade e menor impacto ambiental. A economia PODE chegar a 60% no consumo de energia elétrica, ao mesmo tempo em que eleva a qualidade dos espaços urbanos e a percepção de segurança.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres / SECOM

Atualmente, 49 municípios e 245 comunidades rurais e indígenas já contam com a nova iluminação, somando 94,2 mil pontos de LED instalados. A meta é alcançar todos os 61 municípios do interior até 2026, fazendo do Amazonas o primeiro estado do país com iluminação pública 100% em LED.

O post Ilumina+ Amazonas: Governador Wilson Lima vistoria envio de luminárias de LED para Jutaí e Fonte Boa apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Fiscalização: Procon-AM realiza série de inspeções em São Gabriel da Cachoeira
Próximo artigo IML procura familiares de homem de nacionalidade venezuelana que morreu em Manaus

Mais notícias desta categoria

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

15 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

16 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

16 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

17 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

17 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

17 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

17 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

19 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

19 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

19 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

19 horas atrás

Detran de Portas Abertas oferece serviços de CNH e veículos em Manaus no sábado 06/12 para atendimentos sem agendamento

19 horas atrás
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas exibe seis documentários da pós-graduação da Ufam no Cine Teatro Guarany
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?