Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Ilumina+ AM completa três anos com o estado próximo de se tornar o primeiro do Brasil com iluminação 100% em LED, no interior
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Ilumina+ AM completa três anos com o estado próximo de se tornar o primeiro do Brasil com iluminação 100% em LED, no interior
Governo do Amazonas

Ilumina+ AM completa três anos com o estado próximo de se tornar o primeiro do Brasil com iluminação 100% em LED, no interior

6 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

São mais de 94,2 mil pontos já instalados, beneficiando mais de 1,6 milhão de pessoas, em 49 municípios e 245 comunidades rurais e indígenas

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

Com foco em eficiência energética, segurança e sustentabilidade, o Programa Ilumina+ Amazonas completa três anos neste mês maio, celebrando avanços na modernização da iluminação pública no interior. O programa alcançou 49 cidades e 245 comunidades rurais e indígenas, muito próximo da meta de o Amazonas se tornar o primeiro estado brasileiro com iluminação pública 100% em LED no interior, chegando a todos os 61 municípios.

Lançado em 2022 pelo governador Wilson Lima e executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), o programa já transformou a rotina de milhares de amazonenses. As cidades ficaram mais iluminadas e seguras, impulsionando o turismo e o comércio, e os moradores passaram a ocupar as praças e espaços públicos até mais tarde.

Os efeitos, aponta o secretário da Sedurb e UGPE, Marcellus Campêlo, se refletem na qualidade de vida, além dos benefícios ambientais que o programa gera. De acordo com ele, o programa já instalou mais de 94,2 mil pontos de iluminação em LED e beneficiou 1,6 milhão de pessoas.

“O Ilumina+ Amazonas foi idealizado pelo governador Wilson Lima. Quem conhece o interior sabe da carência de iluminação e como os municípios ficavam na escuridão ao anoitecer, porque a iluminação era fraca. Com a chegada do programa, essa realidade foi totalmente transformada, com uma série de benefícios para a população e para o meio ambiente”, afirma.

FOTOS: Tiago Corrêa/UGPE

A tecnologia LED, segundo ele, oferece maior luminosidade, durabilidade, e proporciona até 60% de economia no consumo de energia elétrica, além de contribuir para a redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, um fator fundamental, especialmente em áreas abastecidas por termelétricas, onde a geração de energia ainda depende de combustíveis fósseis.

O programa segue em expansão e, atualmente, os municípios de Borba e Uarini estão recebendo os serviços de implantação de iluminação em LED. Em Borba, a sede municipal será modernizada com a instalação de 2.383 pontos de luz, enquanto Uarini contará com 1.075 novos pontos. A conclusão dos trabalhos está prevista para o mês de junho.

Com ordem de serviço já assinada, os próximos municípios a serem contemplados são Anamã, Manaquiri, Japurá, Maraã, Jutaí e Juruá.

Mais segurança

O município de Rio Preto da Eva (a 57 quilômetros de Manaus) foi um dos primeiros a receber iluminação pública em LED. A sede do município teve seu sistema completamente modernizado, com a instalação de 1.648 pontos de luz, o que tem contribuído para a sensação de segurança da população.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Morador do município, o violinista Alex Abreu, 34 anos, conta que seus horários de trabalho muitas vezes se estendem pela noite, e que o retorno para casa agora é mais seguro. “Antes da chegada do LED, havia partes do bairro pouco iluminadas. Depois que instalaram a nova iluminação, a cidade ficou muito melhor, bem iluminada mesmo. Eu gosto muito de caminhar, então, agora posso fazer isso com tranquilidade”, reforçou.

A moradora Nádia Oliveira, 47 anos, também destacou os benefícios da nova iluminação. “A nossa cidade ficou até mais bonita com essa iluminação. Antes, era muito escuro e gente sentia muita insegurança, principalmente para nós mulheres”, declarou.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Em Tefé, a iluminação em LED tem melhorado a qualidade de vida da população. Um dos primeiros municípios a ter 100% do sistema modernizado, Tefé apresentou uma redução de 39% na criminalidade, no primeiro semestre de 2022, segundo indicadores divulgados, na ocasião, pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

Descarbonização

Em dez anos, o Programa Ilumina+ Amazonas deve retirar 151.047,28 de toneladas de CO2 da atmosfera, uma contribuição do Estado do Amazonas no enfrentamento às mudanças climáticas. Isso é equivalente à conservação de uma floresta do tamanho de 1.396 campos de futebol.

Os resultados contribuem para os esforços globais de combate às mudanças climáticas, além de estarem alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em particular o ODS 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

O post Ilumina+ AM completa três anos com o estado próximo de se tornar o primeiro do Brasil com iluminação 100% em LED, no interior apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Rio Preto da Eva: Governo do Amazonas fortalece setor primário com regionalização da merenda escolar e crédito a feirantes
Próximo artigo SSP-AM premia profissionais da segurança por desempenho no 1º quadrimestre de 2025

Mais notícias desta categoria

FUnATI Solidária conclui edição 2025 com doações a nove instituições e atendimento ao Lar das Marias em Manaus

2 horas atrás

Cigás anuncia R$ 350 milhões em investimentos até 2029 para ampliar a rede de gás natural no Amazonas

17 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de Patrick Alfaia Pereira investigado por estupro de vulnerável

18 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagem de suspeito por estupro da filha de 17 anos em Manaus

18 horas atrás

Ipaam inicia programação pelos 30 anos com lançamento do Sisrev e balanço prévio de 2025

18 horas atrás

Zona Franca de Manaus recebe anúncios de investimentos em portos, aeroportos e energia no Amazonas

18 horas atrás

Hospital João Lúcio busca localizar familiares de paciente internado transferido em 22 de novembro de 2025

19 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus para localizar seis pessoas

19 horas atrás

Natal da Vila Caminho estreia com alunos do Liceu Cláudio Santoro no Teatro Amazonas em dezembro

21 horas atrás

Sejusc realiza mobilização em Manaus para combater importunação sexual no transporte público e orientar a população

21 horas atrás

Leilão Detran-AM vai ofertar 267 veículos recuperáveis com visitação em Manaus de 03/12 a 05/12

21 horas atrás

FVS-RCP encerra 2º Encontro de Coordenadores para fortalecer Vigilância Sanitária e integração municipal no Amazonas

21 horas atrás
Governo do Amazonas vai implantar as primeiras ciclovias de Parintins
Agendamentos para Fábrica do Papai Noel, Vila de Natal e Festival de Natal no Teatro Amazonas começam nesta terça
Canis clandestinos motivam ações da Polícia Civil e geram aumento de denúncias sobre abandono e riscos à saúde pública no Amazonas
PC-AM reforça combate ao abandono e aos maus-tratos de animais e alerta para riscos de canis clandestinos
Mostra Subjetividades Amazônidas apresenta documentários inéditos e destaca vivências, afetos e identidades da região
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?