Evento contou com a presença dos grupos PETS da Ufam e Ifam
Por Cauê Pontes de Holanda/PETCom. Edição: Juscelino Simões (Ascom/Ufam) Revisão: Rozana Barbosa
O Encontro Estadual dos Grupos PET do Amazonas de 2023 (InterPET 2023) ocorreu na tarde da última sexta-feira,15, no auditório Rio Amazonas da Faculdade de Estudos Sociais (FES). Organizado pelos grupos PET Geologia e PET Administração, com o tema ‘Conectando e se desenvolvendo juntos’, o encontro reuniu os Programas de Educação Tutorial da Ufam e do Ifam.
O evento contou com uma mesa de abertura, palestra sobre os 44 anos de história do PET no Brasil, uma dinâmica entre os grupos PET, grupos de trabalho com rodas de conversa para criar um espaço de discussão e colaboração com o objetivo de fortalecer os laços entre os grupos PET. Ao final do encontro, houve uma assembleia geral e um Coffee Break para encerramento. Outro importante destaque do evento foi a exposição realizada pelo PET Conexões de Saberes – Indígena. A mostra exibiu as atividades realizadas pelo PET Indígena nos últimos três anos, entre 2020 e 2023.
Participaram do evento os seguintes PETS: Geologia, Administração, Comunicação, Ciência da Computação, Medicina, Design, Conexões de Saberes – Indígena, Matemática, Biologia, Biologia Ifam, Física, Conexões Urbanas, Engenharia Florestal, Pesca e Agronomia.
A atual tutora do PET Geologia e uma das responsáveis pela organização do evento, a professora Solange dos Santos Costa, destacou sua percepção sobre a importância do evento para a integração entre os PETS da Ufam e do Ifam. “É de extrema importância para a gente verificar e constatar quais são as atividades que são desenvolvidas entre esses PETS e que podem ser conectadas, concatenadas, para a gente se fortalecer mais”, ressalta.
O professor Armando Araújo de Souza Júnior, tutor do PET Administração e um dos responsáveis por coordenar o evento, também falou sobre a reunião entre os diferentes grupos PET e a importância desse encontro. “Ele é fundamental para essa troca de experiência, compartilhamento de todas as atividades que são feitas ao longo do ano. É uma iniciativa que promove essa aproximação e essa interdisciplinaridade”, afirma.
Pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Vanessa Klísia de Aguiar Gonçalves Ferreira, falou sobre a importância dos grupos PETS e o papel da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação para ajudar no desenvolvimento das atividades dos programas. “Como pró-reitoria de Ensino de Graduação, neste ano de 2023, a gente buscou uma proximidade maior com os grupos. A Proeg cuida mais dessa parte burocrática. Nossa interlocutora está na linha de frente para tentar diminuir todas as dúvidas e os problemas”, destaca.