Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Igarapé do Conjunto Senador João Bosco ganha novo cenário
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Igarapé do Conjunto Senador João Bosco ganha novo cenário
Manaus

Igarapé do Conjunto Senador João Bosco ganha novo cenário

9 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

O igarapé que corta o conjunto Senador João Bosco, na avenida Torquato Tapajós, zona Norte de Manaus, amanheceu de cara nova. Após dois dias de trabalho intenso, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de limpeza urbana (Semulsp), concluiu, nesta terça-feira, 17/6, a limpeza total do local, trazendo alívio e dignidade aos moradores da área.

O cenário, que até então era de transtorno, com o igarapé tomado por lixo e sedimentos, agora é outro. As águas voltaram a fluir, as margens estão limpas e o acúmulo de resíduos — que frequentemente fazia o nível do igarapé subir, chegando a cobrir a ponte que liga as duas etapas do conjunto — foi eliminado.

“O mais revoltante é que esse lixo não é gerado aqui. Vem de outros bairros, arrastado pela chuva. E quem paga o preço somos nós, que ficamos ilhados, com a ponte submersa, além do mau cheiro e do risco de doenças”, desabafa a comerciante Ana Paula Silva, que mora há mais de 20 anos no conjunto.

Outro morador, o autônomo Francisco Lima, também fez questão de reforçar que o problema não é a falta de serviços. “Aqui tem coleta de lixo todos os dias, tem lixeira comunitária no meio dos blocos. Mas, infelizmente, muita gente de fora descarta lixo na rua ou em terrenos baldios, e a chuva traz tudo para cá. É muito injusto com a gente”, lamenta.

Determinada a resolver o problema, a Prefeitura de Manaus mobilizou uma força-tarefa que atuou durante dois dias consecutivos na remoção dos resíduos, dragagem e desassoreamento do igarapé. O resultado foi a retirada de dezenas de toneladas de lixo, todo encaminhado ao Aterro Municipal da cidade.

“O prefeito David Almeida tem um olhar muito sensível para os igarapés de Manaus. Por determinação dele, não medimos esforços para garantir que nossa cidade esteja limpa e preparada, principalmente neste período de chuvas. Mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, não jogando lixo nas ruas, nos igarapés ou em qualquer área pública”, destacou o secretário da Semulsp, Sabá Reis.

Além da retirada dos sedimentos acumulados, a Semulsp também realizou o trabalho de limpeza das margens e de educação ambiental junto à comunidade, reforçando a importância do descarte correto dos resíduos para evitar que problemas como este voltem a acontecer.

O serviço foi concluído com a limpeza da margem direita do igarapé, ao lado da ponte, trazendo alívio e dignidade para os moradores do conjunto Senador João Bosco. O local, que antes estava tomado pelo lixo, hoje apresenta um NOVO cenário, livre dos resíduos e com o fluxo das águas restabelecido.

“Nosso trabalho é diário, é constante. A cidade responde quando nós cuidamos dela, mas o cuidado precisa ser coletivo. O lixo que chega aos igarapés, muitas vezes, não é descartado aqui, vem de outros pontos da cidade carregado pela chuva. Isso mostra que o problema não é local, é de toda a sociedade. Cuidar dos igarapés é cuidar de Manaus e proteger o nosso cartão-postal natural, que é o rio Negro”, reforçou Sabá.

A ação no conjunto Senador João Bosco faz parte de uma força-tarefa maior que a Semulsp realiza em vários igarapés da cidade, especialmente durante o período de chuvas intensas. Nos últimos meses, trabalhos semelhantes foram executados no igarapé do Mindu, no trecho da avenida Alphaville, próximo ao parque Gigantes da Floresta; no igarapé do Passarinho; na Sapolândia, no Alvorada; e na rua Jordão, no bairro Nova Vitória, além do igarapé do Parque Mauá.

— — —

Texto – Dora Tupinambá / Semulsp

Fotos – Divulgação / Semulsp

Tags:David AlmeidaPrefeito de ManausPrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Platão Araújo pede ajuda para localizar familiares de um paciente internado na unidade
Próximo artigo Ageman determina início imediato de obras da concessionária para proteger abastecimento de água em áreas de palafitas

Mais notícias desta categoria

Sine Manaus atinge primeiro lugar nacional em eficiência da Rede Sine com 67,32% nos encaminhamentos

6 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza manutenção asfáltica na rua Waldomiro Lustoza para melhorar tráfego

9 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia rede de proteção com ecoponto Educandos e ecobarreira para preservar igarapés

10 horas atrás

Abastecimento de água chega pela primeira vez à comunidade Cristo Rei e beneficia 600 famílias em Manaus

10 horas atrás

Prefeito de Manaus vistoria obras do parque Encontro das Águas Rosa Almeida e confirma previsão de entrega em 2026

10 horas atrás

Prefeitura de Manaus realiza formação dos programas de correção de fluxo para mais de 130 educadores em parceria com o Instituto Ayrton Senna

11 horas atrás

Implurb testa aplicativo ArcGIS Field Maps para ampliar fiscalização e mapeamento em Manaus

11 horas atrás

Pesquisa mensal de preços da cesta básica em Manaus aponta diferença de R$ 88,45 entre supermercados

12 horas atrás

Manaus entrega prêmios da campanha Final de Ano Premiado a dez consumidores nas galerias populares

12 horas atrás

Abertura de empresas em Manaus acelera com Slim e registra mais de 4.300 viabilidades no primeiro bimestre

12 horas atrás

Prefeitura de Manaus amplia sinalização viária em diversas vias da cidade para organizar o trânsito e reduzir acidentes

12 horas atrás

Manaus reúne comitê para discutir dados de 2025 e reduzir mortalidade materno-infantil na rede de saúde

13 horas atrás
Prefeitura de Manaus promove oficina sobre inclusão na biblioteca escolar com foco em Libras e Braille
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Com nova sede do Implurb, Prefeitura de Manaus amplia capacidade de atendimento e moderniza estrutura de planejamento urbano na capital
Prefeitura de Manaus alerta para chuvas moderadas nesta terça-feira, 10/3
Prefeitura de Manaus alerta sobre imunização de recém-nascidos e bebês contra o VSR
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?