Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: IEAA/Ufam integra o recém-criado grupo de pesquisa INCT – Fisiologia Vegetal
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > IEAA/Ufam integra o recém-criado grupo de pesquisa INCT – Fisiologia Vegetal
AmazonasEducação

IEAA/Ufam integra o recém-criado grupo de pesquisa INCT – Fisiologia Vegetal

Por Redação Informe Digital
Última atualização: 20 de março de 2023
3 Min Lidos
Compartilhar

O Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente da Universidade Federal do Amazonas (IEAA/Ufam) integra o recém-criado Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia Fisiologia Vegetal (INCT-Fisiologia Vegetal) pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPQ). O INCT – Fisiologia Vegetal compõem 11 grupos associados de área específica do conhecimento.
O objetivo primordial deste INCT reside na compreensão dos mecanismos de aclimatação e tolerância das plantas a condições adversas, gerando informações que resultarão em estratégias e ferramentas importantes para o rastreamento de materiais genéticos mais promissores em programas de melhoramento e para o manejo de espécies de reconhecida importância para o Brasil, dentro do contexto de mudanças climáticas.
As pesquisas propostas incluem estudos tanto em espécies de árvores da Amazônia e culturas de importância agronômica nacional quanto em plantas-modelo, usando uma abordagem sistêmica, em que as respostas espaço-temporais de plantas sob condições adversas, tais como deficiência hídrica, altas temperaturas, altas irradiâncias, e/ou elevado [CO2], dentre outros, serão investigadas tanto em condições controladas como em campo.
Com efeito, a proposta irá gerar conhecimento básico e aplicado com vistas ao aproveitamento de potencialidades agrícolas brasileiras, visando geração de renda, qualidade de vida e sustentabilidade no Brasil.
Sob a Coordenação de João Henrique Cavalcante, docente do IEAA/Ufam, o recém-criado INCT-Fisiologia Vegetal compreende 11 grupos associados de pesquisas de excelência de uma determinada área de conhecimento.
A Ufam, por meio do IEAA tem participado da criação desse INCT que tem sede na Universidade Federal de Viçosa (MG), pelo qual a Ufam é representada pelo professor João Henrique.
O Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) visa articular e agregar, a nível nacional, os melhores grupos de pesquisa em áreas de fronteira da ciência e campos estratégicos para o desenvolvimento sustentável do país. Visa também impulsionar a pesquisa científica competitiva internacionalmente, bem como estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica de ponta associada a aplicações, promovendo a inovação e o espírito empreendedor, em articulação com empresas inovadoras, nas áreas do Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).
Cada INCT possui como coordenação, uma instituição sede com excelência em produção científica e/ou tecnológica, alta qualificação na formação de recursos humanos e com capacidade de alavancar recursos de outras fontes, e por um conjunto de laboratórios ou grupos associados de outras instituições, articulados na forma de redes científico-tecnológicas, com uma área ou tema de atuação bem definidos, que estejam na fronteira da ciência e/ou da tecnologia ou em áreas estratégicas do Plano de Ação em Ciência, Tecnologia & Informação – CT&I.

Tags:EducaçãoEstado do Amazonasmanchetemeio ambientemudanças climáticasUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Política

Lira defende legalidade na destinação de emendas de comissão ao orçamento de 2024

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Sancionada lei que garante seguridade especial para cooperados que trabalham no campo

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Projeto cria Plano de Gestão Integrada de Recursos Hídricos na Região Norte

Por biblia
27 de dezembro de 2024

Arthur Lira afirma que pagamento de emendas está respeitando determinações do STF

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara aprovou projeto que amplia incentivos para indústria de semicondutores

Por biblia
27 de dezembro de 2024
Política

Câmara garante ajuda para reconstrução do Rio Grande do Sul

Por biblia
27 de dezembro de 2024
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?