Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Governo do Amazonas

Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI

7 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento foi realizado em homenagem aos 18 anos da instituição

FOTO: Lincoln Ferreira/FUnATI

O maior templo da cultura no estado, o Teatro Amazonas, foi palco da 2ª Mostra Cultural da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), na noite de segunda-feira (28/07). Promovido em homenagem aos 18 anos da instituição, o evento contou com apresentações artísticas, dança, música e espetáculo teatral estrelado por pessoas idosas.

A mostra teve como tema “De um sonho a um legado que transforma vidas”, reafirmando o compromisso da FUnATI em promover ações de valorização da pessoa idosa no Amazonas. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FUnATI, contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

O evento iniciou com a apresentação “Musicoterapia na Floresta”, uma vivência voltada para o bem-estar dos idosos, e que partilha de memórias afetivas, utilizando Bioinstrumentos confeccionados pelos próprios alunos em oficinas na instituição. Conduzida pela artista Ketlen Nascimento, a atividade busca estimular a memória, a coordenação motora, expressão emocional e socialização por meio da música e dos sons da floresta.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Foi muito bonito, alguns deles estiveram pela primeira vez no Teatro Amazonas e já de imediato se apresentando no palco. Os instrumentos utilizados foram confeccionados por eles próprios na oficina de Bioinstrumentos, resultando um trabalho divertido, leve e tranquilo. Que esse trabalho tenha vida longa”, destacou Ketlen.

Em seguida, o Coral da FUnATI apresentou “Parábolas na Envelhescência”, com recortes de apresentações e musicais que o coral realizou em sua caminhada. Ao todo, 33 coralistas, na faixa etária de 60 a 75 anos, subiram ao palco sob a regência da cantora lírica Claudine Cris.

A 2ª Mostra Cultura da FUnATI também contou com o espetáculo “No Mundo dos Musicais”, apresentado pelo Grupo de dança da FUnATI, com vários musicais famosos da Broadway, encantando o público com sensualidade, empoderamento feminino e liberdade de expressão.

Homenagem especial

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, por toda sua trajetória voltada ao serviço público, com destaque à valorização da pessoa idosa e os cuidados com o envelhecimento saudável.

O reitor subiu ao palco e contemplou a música composta em sua homenagem, “Menino Ribeirinho”. A canção, de autoria de Giovanni Sena e Ketlen Nascimento, exalta a história, valores e trajetória inspiradora do reitor, personalidade que grande contribuição para o Amazonas.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Hoje é um dia muito especial para nós, a segunda edição da Mostra Cultural vem celebrar a missão da FUnATI e apresentar os resultados dos nossos projetos realizados na sede e unidades parceiras de exaltação à pessoa idosa. As apresentações de hoje refletem o trabalho desenvolvido nas oficinas e atividades de Extensão”, destacou Euler.

A noite foi encerrada com a apresentação “Boi-bumbá: Exaltação ao Homem da Floresta”, do Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, um espetáculo de temática regional que celebra diversidade cultural amazônica por meio das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, dirigido pela professora Gerontóloga, Lilian Machado. O elenco do espetáculo, formado por 21 integrantes, animou o público com a interpretação de personagens como o pajé, a cunhã-poranga, o porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha da fazenda, o amo do boi e o bumbá da instituição, o Ribeirinho.

O post Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 225 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigo Prefeitura alerta sobre risco de incêndios em cemitérios

Mais notícias desta categoria

Operação Águia mobiliza 200 policiais e 50 viaturas para reforçar policiamento em Manaus e Região Metropolitana antes do Carnaval

58 minutos atrás

Centro de distribuição da Natura em Manaus reduz prazos, corta custos e amplia empregos no Norte

4 horas atrás

Curso Técnico em Saúde Bucal leva formação profissional a jovens Yanomami de Kuruá em março

6 horas atrás

Espaço acessível será montado no Sambódromo de Manaus durante o Carnaval para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

6 horas atrás

Articula/BIO CT&I abre edital para pesquisas entre Amazonas e São Paulo com R$ 8 milhões até 23 de março

6 horas atrás

Governador Wilson Lima lança Invest Amazonas para promover investimentos e divulgar incentivos no estado do Amazonas

6 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas apreensão de maconha de uma tonelada em operação que prendeu três suspeitos

6 horas atrás

Depca do PC-AM afirma ausência de tráfico humano interestadual ou internacional envolvendo desaparecimento de crianças e adolescentes

7 horas atrás

Depca reforça atuação e esclarece inexistência de registros de tráfico humano interestadual ou internacional de crianças e adolescentes

7 horas atrás

Oficinas de carnaval em centros de convivência do Amazonas promovem socialização e produção de máscaras para bailes

7 horas atrás

Centros de Convivência promovem oficinas de criação de adereços e máscaras para o Carnaval

7 horas atrás

Serviços de atendimento à mulher da Sejusc funcionarão 24 horas por dia durante período carnavalesco

7 horas atrás
Policiamento ostensivo e aproximação com a população reduzem roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul de Manaus
Policiamento ostensivo no Amazonas reduz roubos a residências em 47% nas zonas centro-oeste e centro-sul
FVS-RCP alerta sobre a proibição da comercialização de fórmula infantil com risco de contaminação por toxina
Anvisa determina proibição da comercialização de lotes de fórmulas infantis da Nestlé por risco de contaminação
Dia do Atleta Profissional: Maria de Fátima simboliza o alto rendimento e a superação no esporte amazonense
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?