Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI
Governo do Amazonas

Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Evento foi realizado em homenagem aos 18 anos da instituição

FOTO: Lincoln Ferreira/FUnATI

O maior templo da cultura no estado, o Teatro Amazonas, foi palco da 2ª Mostra Cultural da Fundação Universidade Aberta da terceira idade (FUnATI), na noite de segunda-feira (28/07). Promovido em homenagem aos 18 anos da instituição, o evento contou com apresentações artísticas, dança, música e espetáculo teatral estrelado por pessoas idosas.

A mostra teve como tema “De um sonho a um legado que transforma vidas”, reafirmando o compromisso da FUnATI em promover ações de valorização da pessoa idosa no Amazonas. O evento, realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da FUnATI, contou com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa.

O evento iniciou com a apresentação “Musicoterapia na Floresta”, uma vivência voltada para o bem-estar dos idosos, e que partilha de memórias afetivas, utilizando Bioinstrumentos confeccionados pelos próprios alunos em oficinas na instituição. Conduzida pela artista Ketlen Nascimento, a atividade busca estimular a memória, a coordenação motora, expressão emocional e socialização por meio da música e dos sons da floresta.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Foi muito bonito, alguns deles estiveram pela primeira vez no Teatro Amazonas e já de imediato se apresentando no palco. Os instrumentos utilizados foram confeccionados por eles próprios na oficina de Bioinstrumentos, resultando um trabalho divertido, leve e tranquilo. Que esse trabalho tenha vida longa”, destacou Ketlen.

Em seguida, o Coral da FUnATI apresentou “Parábolas na Envelhescência”, com recortes de apresentações e musicais que o coral realizou em sua caminhada. Ao todo, 33 coralistas, na faixa etária de 60 a 75 anos, subiram ao palco sob a regência da cantora lírica Claudine Cris.

A 2ª Mostra Cultura da FUnATI também contou com o espetáculo “No Mundo dos Musicais”, apresentado pelo Grupo de dança da FUnATI, com vários musicais famosos da Broadway, encantando o público com sensualidade, empoderamento feminino e liberdade de expressão.

Homenagem especial

Um dos pontos altos da noite foi a homenagem ao reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, por toda sua trajetória voltada ao serviço público, com destaque à valorização da pessoa idosa e os cuidados com o envelhecimento saudável.

O reitor subiu ao palco e contemplou a música composta em sua homenagem, “Menino Ribeirinho”. A canção, de autoria de Giovanni Sena e Ketlen Nascimento, exalta a história, valores e trajetória inspiradora do reitor, personalidade que grande contribuição para o Amazonas.

FOTOS: Lincoln Ferreira/FUnATI

“Hoje é um dia muito especial para nós, a segunda edição da Mostra Cultural vem celebrar a missão da FUnATI e apresentar os resultados dos nossos projetos realizados na sede e unidades parceiras de exaltação à pessoa idosa. As apresentações de hoje refletem o trabalho desenvolvido nas oficinas e atividades de Extensão”, destacou Euler.

A noite foi encerrada com a apresentação “Boi-bumbá: Exaltação ao Homem da Floresta”, do Grupo de Teatro Renascer Izael Tavares, um espetáculo de temática regional que celebra diversidade cultural amazônica por meio das toadas dos bois Caprichoso e Garantido, dirigido pela professora Gerontóloga, Lilian Machado. O elenco do espetáculo, formado por 21 integrantes, animou o público com a interpretação de personagens como o pajé, a cunhã-poranga, o porta-estandarte, a rainha do folclore, a sinhazinha da fazenda, o amo do boi e o bumbá da instituição, o Ribeirinho.

O post Idosos brilham no palco do Teatro Amazonas na 2ª Mostra Cultural da FUnATI apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Sine Amazonas divulga 225 vagas de emprego para esta quarta-feira
Próximo artigo Prefeitura alerta sobre risco de incêndios em cemitérios

Mais notícias desta categoria

Expoagro 2025: produtores rurais e expositores destacam melhores vendas e oportunidades na 47ª edição

2 dias atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas inicia atendimentos a população

2 dias atrás

Governo do Estado atinge a marca histórica de implantação de LED na iluminação pública de todos os 61 municípios do interior

2 dias atrás

Governador Wilson Lima inaugura maior Hospital Público Veterinário da América Latina

2 dias atrás

Em Careiro Castanho, Polícia Militar do Amazonas prende homem por ameaçar familiares e maltratar animais

2 dias atrás

Expoagro 2025: Idam e Afeam realizam assinatura de contratos de crédito rural no valor de R$ 1,5 milhão

2 dias atrás

Amazon Poranga Fashion celebra a diversidade e protagonismo 50+ em noite de moda e arte no Largo de São Sebastião

2 dias atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas profissionaliza mais de 600 pessoas com 55 cursos gratuitos

2 dias atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas inicia concursos leiteiros de bovinos e caprinos

4 dias atrás

Estão abertas as inscrições para o Prêmio Fapeam de CT&I -Edição 2025

4 dias atrás

Governador Wilson Lima aponta valorização de mototaxistas e motofretistas com liberação de crédito

4 dias atrás

Secretaria de Educação lança Plano de Integridade e Código de Ética, Conduta e Integridade

4 dias atrás
“Vai ajudar bastante para fazermos nossas entregas”, declara motofretista beneficiado com kit de segurança entregue pelo Governo do Amazonas
Exposição Pluralidade celebra inclusão e diversidade no Centro Cultural Palácio da Justiça
Bombeiros do Amazonas participam de treinamento de emergência envolvendo produtos químicos
Sine Amazonas divulga 377 vagas de emprego para esta sexta-feira
Sejusc recebe ‘Vampirão’ para reforçar estoque de sangue do Hemoam
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?