Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam realiza ação concentrada para renovação e retirada do cartão do produtor rural em Parintins
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam realiza ação concentrada para renovação e retirada do cartão do produtor rural em Parintins
Gestão Estadual

Idam realiza ação concentrada para renovação e retirada do cartão do produtor rural em Parintins

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
O mutirão realizado pelo Idam atendeu 55 produtores rurais da comunidade Santa Fé, no assentamento Vila Amazônia, em Parintins – FOTOS: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) realizou, em Parintins (a 372 quilômetros de Manaus), uma ação concentrada para a renovação e retirada de Cartão do Produtor Primário e preenchimento do formulário de Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da agricultura familiar (DAP) e ao Crédito Rural (CAR). O mutirão atendeu 55 produtores rurais da comunidade Santa Fé, no assentamento Vila Amazônia, no município, e foi coordenado pela equipe da unidade local do Idam em Parintins, na última semana.

O mutirão faz parte de uma iniciativa do Idam de realizar ações no assentamento Vila Amazônia, uma das regiões que mais contribuem com a produção agropecuária no município. O objetivo é disponibilizar de forma mais acessível serviços às famílias assentadas.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Parintins, Rickson da Cruz Valente, a finalidade destas ações é preparar os produtores agrícolas da Vila Amazônia para que um número cada vez maior seja atendido pelo programa de aquisição de alimentos (PAA) e outras políticas públicas, isto porque é preciso estar com a documentação em dia para ter acesso a esses serviços.

“Isso está sendo feito agora para que, no ano vem, nós possamos ter um grande aumento no número de produtores atendidos pelo PAA”, disse Rickson. “Neste ano, já incluímos 21 produtores e queremos que, ano que vem, o número chegue a pelo menos 100 produtores rurais do município de Parintins atendidos pelo PAA”, complementou.

Com o sucesso deste primeiro mutirão, o Idam se prepara agora para repetir a ação em outras comunidades da Vila Amazônia, ainda no mês de outubro.

Parintins conta hoje com cerca de dois mil produtores com o Cartão do Produtor Primário, sendo as culturas da banana, mandioca, guaraná, melancia, feijão e malva algumas das atividades agrícolas mais praticadas no município. Outras atividades econômicas de destaque na região são a bovinocultura e a pesca, que são o foco de projetos de financiamento e crédito rural ainda em fase de desenvolvimento. “Estamos realizando ações junto à colônia de pescadores, onde pretendemos fazer este ano cinquenta projetos pela Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam)”, acrescentou Rickson.

Tags:Estado do AmazonasManausParintins
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Polícia ambiental encontra madeira sem documentação em loja de material de construção, no Zumbi
Próximo artigo Sect e Sema tratam sobre regularização fundiária em Unidades de Conservação e Reservas de Desenvolvimento

Mais notícias desta categoria

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

18 minutos atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

7 horas atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

20 horas atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

1 dia atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

1 dia atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

2 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

2 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

2 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

3 dias atrás

CAIC TEA – Atendimento Especializado para Crianças com Autismo

3 dias atrás

Feirão Amazonas Meu Lar: Oportunidades Imperdíveis

4 dias atrás

Fortalecimento do setor primário em Jutaí e Fonte Boa

6 dias atrás

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Parceria UGPE – Fortalecimento para Pessoas Idosas

Viaturas novas – Aumenta segurança em Manaus

Zona Azul: Justiça suspende desconto da tarifa

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?