Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam participa de visita técnica do Ministério da Agricultura em áreas de manejo do pirarucu
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam participa de visita técnica do Ministério da Agricultura em áreas de manejo do pirarucu
Gestão Estadual

Idam participa de visita técnica do Ministério da Agricultura em áreas de manejo do pirarucu

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
O Instituto Mamirauá encaminhou ao IBAMA no Amazonas um projeto solicitando a autorização para a pesca do pirarucu dentro de um sistema de exploração sustentável experimental – FOTOS: Divulgação/Idam

Uma equipe técnica do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), composta pelo gerente de apoio à aquicultura e pesca do Idam, Daniel Borges, e pelo gerente de crédito rural, Luiz Antônio, acompanhou a visita do secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, e a diretora do departamento de inspeção de produtos de origem animal (Dipoa), Ana Lúcia de Paula, nos municípios de Tefé e Alvarães, no último final de semana. Os representantes do Governo Federal tiveram um panorama da cadeia produtiva da pesca manejada do pirarucu no Amazonas.

Segundo o gerente do Idam, Daniel Borges, que representou o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, durante a atividade, a agenda iniciou no Instituto Mamirauá, em Tefé, com a palestra da coordenadora de pesca do instituto, Ana Cláudia Torres, onde apresentou a evolução do manejo do pirarucu, destacando a importância da organização social e os principais entraves para o desenvolvimento da cadeia.

Durante a agenda foi realizada uma reunião na comunidade São Raimundo do Jarauá, localizada no município de Alvarães. Segundo Daniel Borges, essa comunidade é pioneira no processo de manejo participativo do pirarucu. A demanda surgiu na década de 1990 pelos próprios pescadores que queriam trabalhar de forma legalizada assim, o Instituto Mamirauá encaminhou ao IBAMA no Amazonas um projeto solicitando a autorização para a pesca do pirarucu dentro de um sistema de exploração sustentável experimental.

“O projeto foi aprovado em 1999, ano em que ocorreu a primeira pesca manejada. Desde então, o manejo de pirarucu continua sendo realizado e vem sendo expandido na comunidade e em outras áreas do Estado”, detalhou o gerente. 

O secretário de estado do meio ambiente, Eduardo Taveira, o diretor-presidente da Agência De Defesa Agropecuária E Florestal (Adaf), Alexandre Araújo, o diretor-presidente da Agência De Desenvolvimento Sustentável (ADS), Sérgio Litaiff Junior, o diretor técnico da ADS, Tomás Sanches e o secretário executivo de pesca e aquicultura (Sepa/SEPROR), Leocy Cutrim, também acompanharam a comitiva e puderam participar das discussões e mostrar as políticas públicas que o Governo do Estado do Amazonas vem implantando para o setor.

A comitiva do Governo Federal e Estadual tiveram a oportunidade de reunir com os pescadores manejadores e acompanharam a pesca do pirarucu manejado na área do acordo de pesca do Pantaleão, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Amanã, acompanharam a despesca do pirarucu, sendo possível acompanhar o processo desde a captura, abate e embarque.

“A participação da equipe técnica do MAPA foi fundamental para que conheçam a realidade das comunidades, as estruturas de abate do pirarucu e principalmente, juntamente, com a Adaf, propor alternativas para regularização das estruturas existentes”, afirmou Daniel. 

Feira do Pirarucu Manejado – A agenda encerrou no último sábado, em Tefé, com a visita do governador do Amazonas, Wilson Lima, na 16º Feira do Pirarucu Manejado e na feira de produtos regionais da ADS onde foram comercializados 160 pirarucus com média de 55 quilos.

A feira celebra o final de um ciclo de 10 meses de trabalho dos pescadores que atuam vigiando e protegendo os lagos contra invasores, fazendo a contagem de peixes para determinar o volume de retirada anual, pescando e fazendo o beneficiamento da carne.

O resultado é que, neste ano, a pesca sustentável resultou em um aumento de 50% na oferta de pirarucus para comercialização em relação ao ano passado. “Depois de 10 meses de muita luta conseguimos oferecer na feira um peixe de melhor qualidade. A feira, que representa o final da pesca, é uma festa para cada pescador envolvido”, disse o presidente da Colônia de Pescadores de Alvarães, Raimundo de Oliveira Queiroz.

Tags:100+AlvarãesEstado do AmazonasGoverno do Amazonasjornalistameio ambientePaula LifaiffPaula LitaiffTefé
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior ADS apresenta subvenção econômica do pirarucu a manejadores do Médio Solimões
Próximo artigo Uiac e Sistema Sepror visitam pescadores nos municípios de Borba e Nova Olinda do Norte

Mais notícias desta categoria

Agosto Verde e Primeira Infância: Visitas Importantes

13 horas atrás

Pré-Vest UEA: 3º Aulão Interativo em História e mais

17 horas atrás

Arsepam: Ouvidoria Cidadã – Inclusão em Movimento

17 horas atrás

Olimpíada de Educação Financeira: Inscrições Abertas!

18 horas atrás

Avanços em habitação – Governo do Amazonas no Cenatec

20 horas atrás

Bolsa Universidade: Prefeitura de Manaus oferece descontos

2 dias atrás

Hospital Delphina Aziz – Recorde em Exames Laboratoriais

2 dias atrás

PNAB: Escuta pública fortalece a cultura no Amazonas

2 dias atrás

Vacinação contra HPV: Amplie a saúde no Amazonas

2 dias atrás

ExpoSeg Amazônia: Segurança Pública em Foco

2 dias atrás

Governador Wilson Lima entrega novas viaturas para segurança

3 dias atrás

Amazonprev: Recadastramento obrigatório para aposentados

3 dias atrás
Designer de Sobrancelhas: Curso Gratuito em Manaus
Bazar das Mulheres Empreendedoras: renda e oportunidades
FVS-RCP capacita microscopistas revisores para qualidade
Prefeito David Almeida combate desordem no centro histórico
Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas: Incêndio Extinto
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?