FOTOS: Nailson Castro/IdamO Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam) recebeu, na segunda-feira (30/05), os representantes do município de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), os vereadores Dieck Diogenes, Ricardo dos Santos e Suely Ambrósio. Na pauta da reunião esteve a necessidade de capacitação dos produtores do Assentamento Antônio Ferreira, Associação Tuika e Adai Wiriwa Igarapé, entre outras. Vários cursos, como o de Acesso ao Crédito Rural, devem ser aplicados.
Há 9 minutos
Por Agência Amazonas
Capacitação de produtores do Assentamento Antônio Ferreira foi pauta de reunião com representantes do município
Com aproximadamente 50 mil habitantes, São Gabriel da Cachoeira é o terceiro maior município brasileiro em extensão territorial, fazendo fronteira com Colômbia e Venezuela, na região conhecida como Cabeça do Cachorro, no norte do Amazonas. A maior parte dos alimentos comercializados no município é oriunda de Manaus, comprovando a necessidade de fortalecimento da agricultura local, responsável pela subsistência das famílias, motivo da visita.
“É uma região distante e com grande demanda e potencial. O Governo do Amazonas, por meio do Idam, abraça essa iniciativa dos vereadores. Vamos fortalecer o trabalho que já é feito por nosso escritório e tentar replicar, dentro das comunidades, as informações que vão ajudar nessa melhoria de produção e consequentemente, qualidade de vida dos gabrielenses”, explica Tomás Sanches, diretor-presidente do Idam.
Além dos agricultores, os piscicultores devem ser beneficiados com a entrega dos alevinos (pós-larva), em ação já confirmada que depende somente do acerto logístico para o transporte seguro dos peixes.
“A maior parte dos alimentos ainda chega de fora, encarecidos por causa da logística. Se temos espaço, se temos produtores e se temos conhecimento, por meio do Idam, então vamos unir tudo isso e produzir o que precisamos”, explica Dieck Diógenes.
Equipamentos e insumos
FOTOS: Nailson Castro/IdamFOTOS: Nailson Castro/IdamDiversas emendas do Senado Federal já estão garantidas para o fornecimento de equipamentos e outros insumos necessários para a agricultura. Para terem acesso a esses incrementos, os produtores precisam atender alguns requisitos de enquadramento às políticas públicas, como a Carteira Nacional da Agricultura Familiar (CAF), que, a partir do dia 1º de julho, vai substituir a Declaração de Aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
“Vamos tentar garantir um voo para esses alevinos chegarem o quanto antes e em ótimas condições até os piscicultores. Com a ajuda do Idam, São Gabriel da Cachoeira vai diminuir aos poucos a dependência de alimentos de outras cidades”, comemora Ricardo dos Santos.
“Estamos muito otimistas com mais essa parceria. Vamos capacitar nossa gente para melhorar a produção e fortalecer o setor primário de São Gabriel. Só temos a agradecer esse comprometimento do Idam com nosso povo”, finaliza Suely.