Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam inicia emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idam inicia emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0)
Governo do Amazonas

Idam inicia emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0)

7 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Os serviços estão disponibilizados nas  75 Unidades Locais (Unlocs) e postos avançados do instituto no estado

OTOS: Divulgação/Idam

Os agricultores familiares e produtores rurais podem comparecer as 75 Unidades Locais (UnLocs) e postos avançados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) para a emissão e retificação do NOVO Cadastro Nacional da agricultura familiar, o CAF 3.0, lançado nesta semana. O NOVO sistema, que é gerido pelo Governo Federal, traz uma novidade exclusiva para a região Norte, com cinco anos de validade para o documento.

O CAF é fundamental para acesso a políticas públicas que têm esse documento como requisito e é direcionado a agricultores familiares, pescadores artesanais, aquicultores, silvicultores, extrativistas, assentados, entre outros. O cadastro PODE ser efetuados com auxílio técnico dos extensionistas do Idam, que passaram por um treinamento para operar a nova ferramenta.

O responsável técnico do CAF no Idam, Carlos Alberto Magalhães, destacou que o NOVO sistema está menos burocrático para acesso do beneficiário. Isso porque passou a exigir menos documentação dos produtores rurais e, além disso, passa a ser responsivo e adaptado para qualquer equipamento, como celular, o que facilita o uso em áreas mais remotas como são muitas comunidades rurais do estado. “Sabemos que a região Norte, sobretudo o Amazonas, pela sua geografia, exigia que o documento tivesse um prazo maior e menos burocracia. Isso era um pleito do Idam, como agente emissor no estado, e que, agora, foi atendido pelo NOVO sistema”, frisou.

FOTOS: Divulgação/Idam

Outras novidades anunciadas pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e agricultura familiar (MDA) são que o sistema passa a ser integrado aos registros de terra e renda, com cadastro automático para reforma Agrária, marcação de agroecologia e, também, identificação de segmentos de Povos e Comunidades Tradicionais.

“Participamos do curso de Introdução ao CAF 3.0, oferecido de forma online pela escola Nacional de Gestão Agropecuária, onde pudemos aprender sobre a nova ferramenta a fim de oferecer o serviço com mais qualidade durante nossas ações na capital e no interior”, ressaltou a gerente de Apoio à Aquicultura e Pesca (Geape) do Idam, Karen Alves.

O post Idam inicia emissão e renovação do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF 3.0) apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Pelo quinto ano consecutivo, Amazonas é o estado que mais investe na formação de mestres e doutores com bolsa de estudo
Próximo artigo Em Brasília, Governo do Amazonas é homenageado por atuação nas enchentes no RS

Mais notícias desta categoria

Sejusc entrega kits de higiene para associação que atende mulheres em situação de vulnerabilidade social

2 horas atrás

Jucea recebe representantes de Juntas Comerciais de oito estados do Brasil em evento do Convênio RedeSim Conectada

2 horas atrás

Governo do Amazonas realiza 15ª Conferência Estadual de Assistência Social, nesta quarta-feira

2 horas atrás

Espetáculo “Dança dos Pássaros” retrata a força e a beleza da natureza amazônica no Teatro da Instalação

2 horas atrás

Ações de vigilância ambiental ampliam monitoramento da água no interior do Estado

2 horas atrás

Secretaria de Educação e UEA abrem inscrições para Mestrado Acadêmico em Letras e Artes

3 horas atrás

FVS apresenta atualização sobre Vírus Respiratórios no Amazonas

23 horas atrás

Polícia Civil do Amazonas divulga as imagens de duas pessoas que desapareceram em Manaus

23 horas atrás

Governo do Amazonas apoia ações de popularização da ciência em São Gabriel da Cachoeira

23 horas atrás

Seas inicia distribuição de absorventes para meninas e mulheres em situação de vulnerabilidade

23 horas atrás

Parceria científica fortalece a vigilância em saúde e a pesquisa amazônica

23 horas atrás

No Dia Nacional da Pecuária, Idam reforça compromisso de difundir práticas sustentáveis

1 dia atrás
Adaf altera data de dia de campo sobre a vassoura-de-bruxa da mandioca em Presidente Figueiredo
Em Urucará, demanda por crédito rural soma mais de R$ 362 mil
Governo do Amazonas celebra Dia do Fisioterapeuta destacando o impacto do Programa RespirAR
Circuito da Alegria celebra o Dia das Crianças com programação especial no Largo São Sebastião
Sejusc e CEDH promovem 4ª Conferência Estadual dos Direitos Humanos no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?