Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025
Governo do Amazonas

Idam emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário, de janeiro a setembro de 2025

7 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Apenas no mês de setembro, 1.209 documentos foram emitidos e renovados

FOTOS: Arquivo/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) emitiu e renovou 5.097 Cartões do Produtor Primário (CPP) no período de janeiro a setembro deste ano, conforme os dados disponibilizados pelo instituto nesta quarta-feira (22/10). Apenas no mês de setembro, foram emitidos e renovados 1.209 CPPs.

Conforme a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, o documento, emitido pelo órgão, é essencial para assegurar uma série de benefícios ao produtor rural.

“O cartão concede isenção de ICMS (Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços) na aquisição de insumos, máquinas e equipamentos para o uso na produção de atividades rurais, permite a dispensa da cobrança de ICMS antecipado nas aquisições de insumos em outros estados e possibilita o desconto de energia elétrica”, destacou a diretora-presidente.

Desta forma, a emissão e renovação do CPP é um passo importante no atendimento do instituto ao pequeno produtor, juntamente à emissão de outros documentos e cadastros rurais, como o cadastro ambiental rural (CAR) e o Cadastro Nacional da agricultura familiar (CAF). Apenas com a documentação em dia, o produtor PODE acessar vias de crédito rural e chamadas públicas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa da Regionalização da merenda escolar (Preme).

Municípios

Em setembro, destacaram-se, na emissão e renovação do CPP, os municípios de Iranduba, com 129 documentos renovados e emitidos; Carauari e Manaus, ambos com 85; e Presidente Figueiredo, com 84 documentos emitidos e renovados. No município de Iranduba, a emissão e renovação de CPPs chegou a crescer em 29% em comparação ao mês de agosto.

Como adquirir o Cartão do Produtor

Para emitir seu CPP, agricultor deve dirigir-se à Unidade Local (UnLoc) do Idam no município onde fica localizada a sua propriedade, tendo em mãos: Carteira de Identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e documentação da propriedade (título da propriedade ou contratos, seja de arrendatário, usufrutuário, comodatário).

Um técnico agendará uma data para realizar a visita técnica na propriedade com o objetivo de traçar a coordenada geográfica da sede da propriedade e identificar o tipo de produção.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Com atuação de nove órgãos, Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes do Amazonas garante assistência multidisciplinar completa
Próximo artigo Mulheres vítimas de violência: PMAM registra aumento de 50% na fiscalização de medidas protetivas

Mais notícias desta categoria

Mulheres vítimas de violência: PMAM registra aumento de 50% na fiscalização de medidas protetivas

5 minutos atrás

Com atuação de nove órgãos, Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes do Amazonas garante assistência multidisciplinar completa

9 minutos atrás

Projeto de Lei do Governo do Amazonas que reduz em 50% as alíquotas do IPVA é aprovado na Aleam

16 horas atrás

Exposições gratuitas marcam abertura da programação da 5ª Semana do Livro e da Biblioteca

16 horas atrás

Ciama finaliza os diálogos participativos no interior para a elaboração do Plano de Bioeconomia do Estado

16 horas atrás

Outubro Verde: FVS-RCP reforça prevenção contra sífilis com testagem no Centro de Manaus

16 horas atrás

Exposição ‘A Rota do Guaraná’, celebra Maués com acessibilidade e homenageia o aniversário de Manaus

16 horas atrás

Sine Amazonas divulga 166 vagas de emprego para esta quarta-feira

16 horas atrás

Amazonas inicia período de aplicação do Saeb 2025 para mais de 1,8 mil escolas

17 horas atrás

Polícia Civil solicita divulgação da imagem de duas pessoas que desapareceram em Manaus

17 horas atrás

Governador Wilson Lima anuncia participação de alunos da Polícia Militar na Operação Natal 2025

18 horas atrás

Sema sedia 31ª Reunião Ordinária do Fórum Permanente das Secretarias Municipais do Meio Ambiente

18 horas atrás
Com apoio do Governo do Amazonas, Parintins sediará 2º Seminário de Arqueologia
Base Arpão 2: PMAM apreende 30 quelônios durante abordagem em uma embarcação
FUnATI lança portfólio de projetos Geronto-Inova para promover inovação no cuidado à pessoa idosa na Amazônia
”É um sonho que conseguimos com o Entrada do Meu Lar”, diz moradora contemplada com o subsídio ao receber as chaves do apartamento
SES-AM repassa gestão da UPA de Itacoatiara para a prefeitura do município
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?