Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam em Humaitá registra alta na produção de arroz e soja na safra 2020/2021
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam em Humaitá registra alta na produção de arroz e soja na safra 2020/2021
Gestão Estadual

Idam em Humaitá registra alta na produção de arroz e soja na safra 2020/2021

5 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos
Governo do Amazonas tem trabalhado diariamente para expandir ainda mais a produção de arroz e soja na região. FOTO: Divulgação/Idam.

O sul do Amazonas tem se destacado na produção de grãos, em especial, a região do município de Humaitá. Dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) apontam que as safras de arroz e de soja, do período 2020/2021, serão maiores que as da colheita 2019/2020 e os produtores rurais da região comemoram o momento positivo do setor.

A gerente do Idam em Humaitá, Gisely Melo, explica que a perspectiva de colheita do arroz na safra 2020/2021 é de 90 a 100 sacos (de 50 quilos) por hectare plantado. No total, há 2.005 hectares plantados no município, o que resulta em uma colheita de pouco mais de 9 mil toneladas de arroz. Humaitá também possui 2.600 hectares de área plantada de soja e a expectativa é colher 55 sacos (de 50 quilos) por hectare, o que representará mais de 7 mil toneladas. Em 2019, a área plantada de arroz foi de 1.475 hectares e a de soja de 1.800 hectares.

Na avaliação do diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, Humaitá tem vocação para a produção de grãos, e o Governo do Amazonas, por meio do Idam, tem trabalhado diariamente para expandir ainda mais a produção de arroz e soja na região. “A ordem do governador Wilson Lima é de avançarmos no auxílio e assistência técnica junto aos produtores rurais de Humaitá, bem como de todo o Amazonas e temos feito isso e os resultados falam por si só”, completou.

Produtor – Entre os cinco produtores de arroz assistidos pelo Idam em Humaitá está Dorismar Luís que, no ano passado, conseguiu conquistar o documento de licenciamento ambiental, o Cartão do Produtor Primário (CPP) e, em 2020, conseguiu acesso aos programas do Governo do Estado, Pró-Mecanização e Pró-Calcário, por meio da Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) e projetos da unidade local do Idam Humaitá.

“Com o cartão, o senhor Dorismar consegue comprar sementes e acessar outros benefícios que, a partir do documento, o produtor rural pode acessar e com a aprovação nos programas. Ele ganhou uma motivação a mais para seguir na produção de arroz”, detalhou a gerente Gisely.

Com o crédito liberado por meio da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), Dorismar conseguiu plantar 65 hectares de arroz e a expectativa é colher em torno 85 sacas por hectare. O plantio iniciou no último dia 8 de outubro, na fazenda Boa Esperança, localizada na BR-319, sentido Porto Velho, Km 40.

“Esse plantio já está com 40 dias e, após a colheita, o arroz deve ser comercializado em Humaitá, Manaus e Porto Velho. Além do senhor Dorismar, temos uma média de 10 produtores que estão cultivando grãos, entre arroz e soja”, ressaltou ainda a gerente. Entre as variedades de arroz produzidas, no plantio do Dorismar, estão as espécies ANO9005 e 8001.

Segundo o produtor, os programas do Governo do Estado para o setor primário são de extrema importância para os produtores rurais. “Nós sempre cuidamos de lavoura e queremos plantar, colher e vender nosso produto com qualidade. E os incentivos são como benefícios para melhorar os plantios dos produtores familiares que vivem da agricultura”, comentou.

Programas – O Programa de Pró-Mecanização é uma linha de crédito subvencionada pelo Governo do Estado, por meio da Sepror, mediante o termo de convênio n° 04/2015 (Sepror/Afeam e Idam), com vigência até 2020.

O Pró-Calcário é um programa voltado para a correção do solo. Por meio dele, o calcário é lançado no solo para que se tenha mais produtividade, corrigindo a acidez. O Governo do Estado trabalha para que o setor primário tenha mais máquinas e equipamentos a fim de aumentar a produtividade juntamente com a correção do solo à base de calcário.

Tags:Estado do AmazonasGoverno do AmazonasHumaitáManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Wilson Lima afirma que melhoria de conectividade no Amazonas vai impulsionar projetos de bioeconomia
Próximo artigo Projeto da rede estadual aproxima estudantes da música

Mais notícias desta categoria

Procon-AM notifica cinema – Entrada de alimentos externos

11 horas atrás

Incineração de Drogas: O Governo do Amazonas Age

15 horas atrás

Assembleia Legislativa do Amazonas realiza Sessão Especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e aniversário da morte de Zumbi dos Palmares

8 meses atrás

Mayra Dias propõe Projeto de Lei para vetar artistas condenados por violência contra mulheres em eventos públicos

8 meses atrás

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

8 meses atrás

Deputado Mário César Filho, presidente da CDC, anuncia nova edição da ‘Operação Limpa Nome’

8 meses atrás

Projeto de Débora Menezes que cria alerta para resgate de pessoas desaparecidas é aprovado na Aleam

8 meses atrás

Deputado João Luiz leva ação do ‘Ei, Te Orienta’ ao 2º Fegam no Largo São Sebastião, em Manaus

8 meses atrás

Lei de autoria do deputado Cristiano D’Angelo estabelece o Dia Estadual do Pesquisador Científico no Amazonas

8 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

8 meses atrás

Graduandos em Pedagogia da Fametro visitam a Câmara Municipal de Manaus

8 meses atrás

“Direito do Consumidor: Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas” é tema de aula ministrada por diretor da Escola da Magistratura a acadêmicos de Direito da Ufam

8 meses atrás

Atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher na zona Leste

Prefeitura de Manaus realiza encontro sobre práticas pedagógicas inovadoras na educação infantil

Av. Mário Ypiranga Monteiro será liberada nesta segunda-feira

Concurso público da Câmara: gabarito da prova objetiva será divulgado amanhã (19/11)

Diretor da Ejud palestra em faculdades de Parintins

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?