Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam e Sepror desenvolvem parceria com Ufam para experimentos com plantio de malva
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam e Sepror desenvolvem parceria com Ufam para experimentos com plantio de malva
Gestão Estadual

Idam e Sepror desenvolvem parceria com Ufam para experimentos com plantio de malva

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
A parceria irá reunir acadêmicos da UFAM e técnicos agrícolas do Idam em experimentos inéditos no estado, com o objetivo de estabelecer índices técnicos de produção de sementes – FOTO: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) e a Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR) estão desenvolvendo uma parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) visando aprimorar técnicas de plantio de malva em terra firme para produção de sementes, como parte da Campanha de Expansão da Cultura de Fibras, do Governo do Amazonas. A parceria irá reunir acadêmicos da UFAM e técnicos agrícolas do Idam em experimentos inéditos no estado, com o objetivo de estabelecer índices técnicos de produção de sementes.

O experimento que deve iniciar na Fazenda Experimental da UFAM, localizada no Km 38 da rodovia BR-174, consiste na implantação de uma Unidade de Observação, com o objetivo de identificar as práticas ideais para o cultivo de malva destinado à produção de sementes. Segundo a diretora da Fazenda Experimental, professora da UFAM Albejamere Pereira, inicialmente, o experimento irá testar o plantio de sementes de malva com diferentes quantidades e tipos de adubo.

“Vamos fazer primeiro um experimento testando diversas doses de adubo orgânico – esterco de galinha – para sabermos que dose melhor responde para a produção de sementes de malva. Depois vamos testar com adubo químico, juntamente fazendo uma análise comparativa com o adubo orgânico para ver qual é a melhor dose, que dá a melhor produção de semente de malva”, elucidou a professora.

O experimento também permitirá testar se essas sementes de malva, originárias do Pará, são propícias ao cultivo para a produção de sementes. “Também estamos tentando renovar o nosso banco de germoplasma, para a produção de sementes”, esclareceu Albejamere.

Posteriormente, pretende-se repetir o experimento em Manacapuru e levar o conhecimento adquirido aos produtores, instituindo polos de produção de sementes por todo o estado. Para a professora Albejamere, este trabalho é a única coisa que falta para que se possibilite a produção de sementes de fibras no Amazonas.

“É um trabalho inovador, pioneiro no Amazonas. Sabemos que somos capazes de produzir sementes, já fizemos trabalhos que mostram que somos capazes de produzir. O que falta é a pesquisa definir os indicadores que direcionem a produção de sementes no Amazonas”, disse.

Campanha – Desenvolvida pelo Sistema SEPROR, juntamente com a UFAM e com o apoio da indústria têxtil e das cooperativas dos malvicultores e juticultores, a Campanha de Expansão da Cultura da Juta busca impulsionar essa cultura no estado, de forma a fomentar a produção de fibras e abastecer a indústria têxtil no Amazonas, prejudicadas pela dificuldade de aquisição de sementes de malva.

Para este fim, o Governo do Estado tem apoiado os juticultores por meio de medidas como o aumento da subvenção de fibra comercializada e o fornecimento de sementes mediante parcerias com empresas da indústria têxtil.

Embora a malva seja preferida pelo produtor, por conta de seu maior rendimento, a dificuldade de aquisição de sementes da espécie tem prejudicado a produção de fibras e a indústria. Por este motivo, o Governo do Estado, através do sistema SEPROR, tem trabalhado para apresentar a juta como uma alternativa viável aos malvicultores, ao mesmo tempo em que busca desenvolver formas de tornar as sementes de malva mais acessíveis.

Tags:Governo do AmazonasManacapuru
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Reeducandos do CDPM 2 iniciam trabalhos extramuros no Caimi Ada Rodrigues Viana
Próximo artigo Ipaam retoma atendimento ao público com medidas de segurança

Mais notícias desta categoria

Levantamento de Aedes aegypti em Manaus começa hoje

10 horas atrás

Inscrições para a 2ª Feira de Negócios e Inovação

12 horas atrás

Programa RespirAR: Fisioterapia para Saúde e Reabilitação

14 horas atrás

#SouManaus impulsiona R$ 150 milhões na economia

23 horas atrás

SouManaus: O Festival Imperdível de 2023

1 dia atrás

Amazonas avança na pecuária sustentável

4 dias atrás

Procon Manaus leva serviços ao Nova Esperança

5 dias atrás

Procon Manaus: Aumento na cesta básica em supermercados

5 dias atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais no feriado

5 dias atrás

#SouManaus: Prefeito David Almeida e entrega de kits

5 dias atrás

Análise da água: nova ferramenta para detectar metais pesados

5 dias atrás

Pró-Saeb: 36 mil alunos participam do simulado

6 dias atrás
Vestibular – Recorde de inscrições da UEA em 2025
Casa de Passagem: Avanços nas Obras do Governo do Amazonas
Cetam abre inscrições para novos cursos gratuitos
Visa Manaus apreende alimentos irregulares no centro
Prefeitura capacita vendedores informais em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?