O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), a Agência de Cooperação Técnica Alemã (GIZ), a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e a Confederação da Agricultura e da Pecuária do Brasil (CNA) alinharam estratégias para capacitação de técnicos do Idam em Gestão Ambiental, Sistemas Produtivos e Produção Sustentável para o micro e pequeno produtor. A reunião aconteceu por meio de videoconferência nesta quinta-feira (05/11).
O objetivo é trabalhar estratégias que visam a conservação das riquezas naturais aliada às atividades produtivas sustentáveis por meio do projeto de recuperação de áreas na região sul do Amazonas. Devem participar da capacitação continuada, prevista para iniciar no mês de janeiro do próximo ano, os novos técnicos aprovados no certame do Idam e que foram nomeados no mês de outubro deste ano, além de técnicos que já fazem parte do quadro de profissionais do Instituto.
“Precisamos continuar produzindo, mas é necessário incentivar e demonstrar, na prática, que é possível associar a gestão ambiental a novos sistemas de produção compatíveis com a questão da sustentabilidade e que atendam às exigências do Ministério Público e órgãos de controle”, pontuou o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso.
Valdenor destaca que, com relação à pecuária no entorno de Manaus e em alguns polos, os produtores rurais já estão fazendo lotações de sete até oito cabeças de gado por hectare. “Isso demonstra que alguns produtores já estão em fase de transição do pastejo tradicional para o pastejo rotacionado intensivo. E, apesar de algumas dificuldades, já estão obtendo resultados de 100% de lucro na produção de leite”, disse.
Regularização Ambiental – Durante a reunião, foi enfatizada a importância do Programa de Regularização Ambiental (PRA) para produtores em áreas de passivo ambiental, que consiste em regiões que sofreram ação humana, resultando na degradação ou poluição dessas áreas e que, por obrigação legal ou social, devem ser reparadas ou compensadas. O Idam se propõe a apoiar e buscar alternativas para produtores rurais que apresentam áreas de passivo ambiental.
Estão entre as atribuições do Idam, a realização de inscrição dos imóveis rurais de até quatro módulos fiscais, elaboração de propostas referentes ao Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD) e realização de treinamentos com instituições públicas e privadas, capacitações e outras ações de educação ambiental e de divulgação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).