Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Idam e Embrapa realizam colheita em Unidade de Observação de Cará
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam e Embrapa realizam colheita em Unidade de Observação de Cará
Gestão Estadual

Idam e Embrapa realizam colheita em Unidade de Observação de Cará

5 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos
O objetivo do experimento realizado na unidade de observação/URT é melhorar o sistema de cultivo para a obtenção de maior produtividade e rendimento de raízes por área – FOTOS: Divulgação/Idam

Equipe técnica da unidade local de Caapiranga do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), técnicos da Gerência Estadual de Apoio à Produção Vegetal do Idam, juntamente, com pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa/Amazônia Ocidental) realizaram colheita de cará-roxo (Dioscorea trifida) na propriedade do agricultor familiar Antônio Carlos de Oliveira, no fim de setembro.  A produção que foi colhida passará por uma avaliação de obtenção de resultados e integra o trabalho que está sendo realizado na unidade de observação/unidade de referência tecnológica (URT) implantada em parceria com a Embrapa e a Prefeitura de Caapiranga e que está localizada na estrada Ari Antunes, km 24, zona rural.

O objetivo do experimento realizado na unidade de observação/URT é melhorar o sistema de cultivo para a obtenção de maior produtividade e rendimento de raízes por área, principalmente, com o uso de tecnologias, de adubação orgânica, mineral, preparo de área mecanizada e utilização de correção do solo através de calagem.

De acordo com o técnico em Agropecuária e extensionista rural da Gerência de Produção Vegetal do Idam, Suzamar da Silva Santos, o estado do Amazonas possui cerca de 2.682 agricultores familiares na atividade, cultivando uma área de 922,40 hectares e produzindo 9.977,31 toneladas de raízes. O município de Caapiranga é o maior produtor com 265 agricultores cultivando 305 hectares e produção de 3.362,50 toneladas de raízes. Apuí é o segundo maior produtor do estado com 344 agricultores familiares, 150 hectares de área cultivada e 1.650 toneladas produzidas em 2019. A terceira posição é ocupada pelo Careiro, com 101 agricultores, 117 hectares e 1.288 toneladas de raízes.

Conforme o engenheiro agrônomo e gerente estadual de Produção Vegetal do Idam, Pedro Chaves, esta é segunda unidade de observação de cará implantada por meio do Idam e Embrapa no município, sendo cultivada desde o ano de 2019. Os resultados a serem obtidos no experimento possibilitarão a implantação de novos cultivos tecnificados e alto rendimento no próprio município de Caapiranga e demais municípios da Região Metropolitana de Manaus com potencial para a cultura, destacadamente, Careiro da Várzea, Careiro, Manaquiri e Manaus. Segundo Chaves, vale destacar que o cará é um alimento rico em antocianinas, substância com propriedades antioxidantes e demais qualidades nutricionais.

“Após a conclusão da avaliação do experimento em campo e coleta de informações pelas equipes do Idam e da Embrapa, com o apoio da Prefeitura, os dados seguem para Embrapa onde serão realizadas análises genético-estatísticas por meio de um grupo de pesquisadores que farão a publicação de um comunicado técnico composto de orientações sobre o cará-roxo, subsidiando os produtores rurais e os técnicos de assistência técnica e extensão rural”, afirmou Pedro Chaves.

Produção – Na avaliação do gerente da unidade local do Idam, em Caapiranga, Herley Dilahar, a pesquisa realizada entre Idam e Embrapa proporciona ao pequeno produtor aumentar a safra da área plantada e também agregar conhecimento e valor ao cará. “Agora, com o estudo, os produtores podem trabalhar em pequenas áreas mecanizadas com maior número de produção e este experimento trouxe para os produtores convencionais a conscientização de que podem trabalhar com adubo, área mecanizada e, ainda assim, trazer mais benefícios para a cultura do cará”, detalhou.

Tags:ApuíCaapirangaCareiroCareiro da VárzeaEstado do AmazonasManaquiriManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Crianças internadas em hospitais infantis do Estado recebem presentes de voluntários
Próximo artigo Amazonas conquista prêmio nacional de responsabilidade previdenciária

Mais notícias desta categoria

Hospital Delphina Rinaldi Abdel Aziz e UTIs digitais

2 dias atrás

Maconha tipo skunk: Apreensão de 300 quilos em Manaus

2 dias atrás

Atletismo Amazonas destaca 12 representantes no Sul-Americano

3 dias atrás

Provão Eletrônico: Inscrições Abertas no Amazonas

3 dias atrás

David Almeida – Caravana Natalina na Ponta Negra

4 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Sustentabilidade em Iluminação Pública

6 dias atrás

Serviço de teleconsultas transforma saúde em Manaus

6 dias atrás

COP30: Inovações em Saúde no Amazonas à Frente das Mudanças Climáticas

6 dias atrás

Aumente a cobertura vacinal no Alto Solimões

6 dias atrás

SES-AM inova na gestão de pessoas em Brasília

1 semana atrás

Governador Wilson Lima entrega modernização da AM-010

1 semana atrás

Educação no Trânsito: Ação da SuperTrans

1 semana atrás
Polícias Civil do Amazonas – Operação Dardanário
REDD+ no Amazonas: Proteção Ambiental Garantida
COP30: Casos de sucesso em infraestrutura sustentável
Ação de Cidadania: Direitos em Parintins
Amazonas destaca-se na prevenção da tuberculose
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?