Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Idam e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idam e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea
Governo do Amazonas

Idam e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Iniciativa promete produzir 9,6 mil mudas que beneficiarão famílias rurais da região

FOTOS: Divulgação/Idam

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) deu início à implantação de uma Unidade Demonstrativa (UD) de mandioca no Projeto de Assentamento (PA) Paciá, localizado na rodovia BR-230, no município de Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus). A iniciativa tem como objetivo incentivar o aumento da produtividade e contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva local, por meio da introdução da variedade de mandioca BRS 1668.

Segundo o gerente da Unidade Local (UnLoc) Idam/Lábrea, Jefferson Pires, as mudas da variedade foram adquiridas por meio de parceria entre o instituto e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e é caracterizada pela alta produtividade, com média de até 40 toneladas por hectare, além do ciclo precoce, que permite colheita entre cinco e seis meses após o plantio.

“Estamos iniciando um processo de difusão de uma variedade de mandioca que traz tecnologia, eficiência e maior rentabilidade para o agricultor. Nossa meta é ampliar a produção, beneficiar mais famílias e fortalecer a economia local”, destacou o gerente.

A iniciativa faz parte do Projeto Prioritário (PP) de Mandioca, que teve início no dia 11 de setembro. Após concluída, a expectativa é que a UD produza 9,6 mil mudas, que serão distribuídas aos agricultores familiares atendidos pela Unidade Local do Idam/Lábrea. O trabalho é realizado, também, com o apoio da Prefeitura Municipal de Lábrea, por meio da Secretaria de Produção, que forneceu o maquinário.

Otimismo

Segundo o agricultor Raimundo Bezerra da Silva, dono da propriedade que sediará a UD, essa parceria é muito importante para os agricultores familiares da região.

“Com a variedade BRS 1668, teremos uma mandioca de qualidade, com produção maior e em menos tempo. Isso ajuda a garantir renda para a família e incentiva mais pessoas a permanecerem no campo”, frisou.

O post Idam e Embrapa levam nova variedade de mandioca para agricultores familiares de Lábrea apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Projeto suspende remuneração de militares condenados por violência contra mulheres na ditadura
Próximo artigo Festival Olhar do Norte 2025: Destaques Imperdíveis

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas implanta iluminação em LED nas áreas do Prosai Parintins para modernizar espaços urbanos e reduzir custos

4 horas atrás

Cepcolu registrou 5.830 atendimentos em dez meses e aumentou conizações na FCecon em 49,4%

5 horas atrás

Centros de convivência do Amazonas registram 1.486.380 atendimentos e atendem 139.864 pessoas em 2025

5 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos a instituições públicas e privadas

5 horas atrás

Ipaam abre cadastro para doação de bens apreendidos em fiscalizações ambientais no Amazonas

5 horas atrás

Sect atualiza número para agendamento de regularização fundiária em Manaus a partir de 12/01

5 horas atrás

Carretas da Saúde atendem Manaus e três municípios do Amazonas com mamografia, ultrassom e tomografia até 30/01

9 horas atrás

Amazonas registra apreensão de entorpecentes de 46,6 toneladas em 2025 e supera total de 2024

9 horas atrás

FUnATI abre matrículas para escolarização de adultos e pessoas idosas em Manaus com aulas em fevereiro

9 horas atrás

Usina de oxigênio entregue a hospital de Santa Isabel do Rio Negro reforça atendimento local

9 horas atrás

Sedurb e UGPE anunciam entregas 2026 no Amazonas e investimentos em saneamento habitação e mobilidade

9 horas atrás

Governo do Amazonas cria Escola de Saúde Pública do Amazonas para formação, pesquisa e inovação no SUS em todo o estado

9 horas atrás
Polícia Civil apreende 12 toneladas de pirarucu seco perto de Itacoatiara e prende duas pessoas
Homem de 21 anos é preso por violência doméstica contra companheira de 19 anos em Novo Aripuanã durante a madrugada
Apreensão de entorpecentes e arma de fogo após suspeito fugir no bairro Jorge Teixeira, em Manaus
Polícia Militar prende homem por posse de entorpecentes e arma de fogo no bairro Compensa em Manaus
Matriculas PCD no Amazonas começam em 12 de janeiro e prioridade vale até 13 de janeiro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?