Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Idam e Embrapa discutem elaboração de novo Acordo de Cooperação Técnica
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Idam e Embrapa discutem elaboração de novo Acordo de Cooperação Técnica
Governo do Amazonas

Idam e Embrapa discutem elaboração de novo Acordo de Cooperação Técnica

34 minutos atrás
Compartilhar
2 Min Lidos

Representantes dos órgãos discutiram demandas e ações que serão realizadas com o ACT

Foto: Carlos Soares/Idam

Nesta quarta-feira (08/04), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Amazônia Ocidental (Embrapa) para discutir a elaboração de um NOVO Acordo de Cooperação Técnica (ACT) entre os órgãos. O instrumento visa a realização de ações conjuntas com foco no desenvolvimento agropecuário sustentável no estado.

Conforme a diretora-técnica do Idam, Nadiele Pacheco, a reunião teve como objetivo alinhar perspectivas de cooperação futuras entre os dois órgãos.

“Este primeiro encontro teve o objetivo de definir prioridades e alinhar demandas dos dois órgãos. A Embrapa é uma grande parceira nossa, com a qual já desenvolvemos muitos projetos importantes no estado”, destacou Nadiele.

“Nós da agroecologia temos muito interesse em desenvolver, junto à Embrapa, estratégias para levar novas tecnologias para os agricultores familiares, como o uso de adubação verde e bioinsumos, além de desenvolver o intercâmbio focado nos Sistemas Agroflorestais (SAF)”, frisou Luiz Rocha.

Foto: Carlos Soares/Idam

Parceria

A iniciativa renova a cooperação já existente entre Idam e Embrapa e prevê uma duração de cinco anos. Por meio do acordo anterior, firmado em 2020, os dois órgãos puderam desenvolver a cafeicultura no Amazonas, com a introdução da variedade híbrida Robustas Amazônico, bem como a instalação de Unidades Demonstrativas (UD) para a difusão de boas práticas e tecnologias na agricultura.

Participaram da reunião a diretora de assistência técnica e extensão rural (Diter), Nadiele Pacheco, o chefe do Departamento de assistência técnica e extensão rural (Dater), Orleidson Sales, e o chefe do Departamento de assistência técnica e Extensão Florestal (Datef), Luiz Rocha e, da Embrapa, estiveram presentes os pesquisadores Luiz Antônio Cruz, Ana Beatriz Fiuza e Rosildo Simplício.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Ipaam institui laboratório de contraprova para análises ambientais em parceria com a UEA
Próximo artigo Prefeitura de Manaus reforça sinalização viária para organizar o trânsito e proteger pedestres e motoristas

Mais notícias desta categoria

Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro abre teste de aptidão para curso de regência musical em Manaus

11 minutos atrás

Ipaam institui laboratório de contraprova para análises ambientais em parceria com a UEA

51 minutos atrás

ECA Digital: Governo do Amazonas capacita rede de proteção para atender crianças e adolescentes no contexto digital

2 horas atrás

Jornada Literária transforma bibliotecas de Manaus em polos de cultura e leitura no mês de abril

2 horas atrás

Temporada de cruzeiros no Amazonas encerra com saldo positivo

2 horas atrás

Amazonas atualiza dados sobre acidentes com animais peçonhentos

4 horas atrás

Corrida Tiradentes: Polícia Militar do Amazonas mobiliza público e reforça tradição esportiva

4 horas atrás

Últimos dias de inscrições para os programas Prospam e Coleções Biológicas, da Fapeam

4 horas atrás

Amazonas aumenta apreensões de drogas, armas e munições, no primeiro trimestre de 2026

4 horas atrás

Estudantes da rede pública estadual do Amazonas se classificam para última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

5 horas atrás

Orgulho e desafios: oficiais da Polícia Militar celebram nova etapa após conclusão de formação especializada

5 horas atrás

André Zogahib e Katia Couceiro são empossados nos cargos de reitor e vice-reitora da UEA

7 horas atrás
Polícia Civil divulga imagem de jovem que desapareceu na zona norte de Manaus
Presidente Figueiredo: 83 produtores rurais recebem R$ 970 mil por preservar a floresta
Cafeicultura no Amazonas cresce mais de 340% com a introdução da variedade Robustas Amazônico
Saúde reforça orientações a gestores municipais para o enfrentamento da cheia dos rios no Amazonas
Fapeam está com inscrições abertas para o Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?