O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) apoiou a entrega da produção dos agricultores familiares da Associação de Produtores Orgânicos Renascer do Careiro da Várzea (a 25 km da capital) ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Secretaria de Estado de Produção Rural, ontem (06/10). Aproximadamente, 10 toneladas de produtos foram enviados ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do município, de onde serão redistribuídos a entidades ligadas à saúde e assistência social para famílias em situação de risco.
Inserida no Projeto Prioritário de Agroecologia, a Associação de Produtores Orgânicos Renascer compreende produtores rurais da comunidade Peniel do Areal (localizada a 100 quilômetros de Careiro da Várzea), no Ramal do Miriti, e conta hoje com 21 membros inscritos no PAA, dos quais 18 já entregaram sua produção.
Nesta primeira remessa, foram transportadas cerca de 10 toneladas de produtos, dentre eles macaxeira, tucumã, cebolinha, abacaxi, espinafre, jambu e cará. Atualmente, com 49 membros ativos a associação registrou um aumento expressivo de associados inscritos no Programa de Aquisição de Alimentos. De acordo com a gerente da unidade local do Idam em Careiro da Várzea, Alcelene Salerno, apenas 5 associados haviam participado do PAA 2019.
Além da comunidade Peniel do Areal, o Idam atende em torno de 100 famílias na região de Autaz-Mirim, onde se destacam a cultura do abacaxi, hortaliças e o extrativismo. Trabalhando junto às comunidades e associações locais, o Idam tem direcionando seus esforços na área para expandir o cultivo de hortaliças e diversificar a produção agrícola das comunidades de terra firme, nas quais predomina o cultivo do abacaxi. “Na região de terra firme, ainda não temos a produção de alguns tipos de hortaliças, como o tomate cereja. Estamos tentando diversificar a produção na terra firme, porque o abacaxi não dá uma produção constante”, detalhou.