Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Idam apoia despesca e pescadores já capturaram 45 pirarucus em Boa Vista do Ramos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Gestão Estadual > Idam apoia despesca e pescadores já capturaram 45 pirarucus em Boa Vista do Ramos
Gestão Estadual

Idam apoia despesca e pescadores já capturaram 45 pirarucus em Boa Vista do Ramos

5 anos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos
Os pescadores integram o grupo de 56 famílias que têm conscientização quanto ao manejo do pirarucu e a importância da preservação. FOTO: Divulgação/Idam.

Os pescadores da Associação Comunitária Agrícola de São Tomé (Acast), no município de Boa Vista do Ramos, já capturaram 45 pirarucus, com peso total de mais de 890 quilos de pescado, com o início da despesca em novembro. A atividade tem o apoio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e colaboração da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da Prefeitura de Boa Vista do Ramos. Neste ano, na despesca do pirarucu os pescadores podem capturar 65 peixes.

O gerente da unidade local do Idam em Boa Vista do Ramos, Arlindo Rodrigues Filho, explica que ainda faltam 20 pirarucus a serem pescados, e a despesca se dá em rio aberto, seguindo todas as normas que fundamentam o manejo do pirarucu.

“Os pescadores integram o grupo de 56 famílias que têm conscientização quanto ao manejo do pirarucu e a importância da preservação, por isso aumentou o número de peixes que podem ser pescados este ano”, detalhou Arlindo. “No ano passado, o IBAMA permitiu a despesca de 23 pirarucus e, neste ano, o número subiu para 65 pirarucus”.

Todos os peixes já capturados recebem um lacre do IBAMA, o que garante que são de área de preservação e não clandestinos, segundo o gerente da unidade local do Idam em Boa Vista do Ramos. Os pirarucus capturados são mantidos em ambiente refrigerado para, posteriormente, serem comercializados.

“Haverá a Feira do Pirarucu em Boa Vista do Ramos, onde os pescadores colocarão à venda cada peixe já tratado. Ainda vão definir, por exemplo, o valor da ventrecha (considerado o filé do pirarucu), bem como as demais partes do peixe”, explicou.

Arlindo acrescentou ainda que empresários de municípios vizinhos já estão dispostos a comprar o pirarucu dos pescadores da Acast. “É assim que esses pescadores garantem a renda durante o período em que não podem pescar, e o Idam dá o apoio necessário para o grupo”, enfatizou.

Despesca – A ação em Boa Vista do Ramos tem o apoio ainda da Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa), Secretaria de Estado de produção rural (SEPROR), IBAMA, e secretarias municipais de Desenvolvimento Rural (Semdru) e de Governo (Semgov) de Boa Vista do Ramos.

Tags:Boa Vista do Ramosmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Em Japurá, Wilson Lima visita hospital que fará atendimentos por telemedicina
Próximo artigo Wilson Lima entrega equipamentos para fomentar setor primário de Japurá

Mais notícias desta categoria

wilson lima

Wilson Lima Ipen/G6: regular domina imagem do Governo. Veja

2 horas atrás

Editais da PNAB: Escutas Públicas para a Cultura

1 dia atrás

Pavimentação de ramais – Prefeitura de Manaus avança

2 dias atrás

Trânsito Seguro: FVS-RCP promove prevenção para motociclistas

2 dias atrás

Ilumina+ Amazonas: Modernização da iluminação pública

2 dias atrás

Secretário de Meio Ambiente assume presidência da Abema

3 dias atrás

Bioeconomia: Wilson Lima destaca papel do Amazonas

3 dias atrás

Detran-AM promove pit stop educativo para motociclistas

3 dias atrás

Prefeito David Almeida avança em obras de asfaltamento

4 dias atrás

Setor primário: Investimentos para Careiro da Várzea

4 dias atrás

Bases Fluviais: Apreensão de Drogas no Amazonas

4 dias atrás

Cenografia em Manaus – Curso Gratuito e Imperdível

5 dias atrás

David Almeida fiscaliza UBSs em Manaus com determinação

Ipaam promove regularização ambiental em São Gabriel

Recapeamento em Manaus – Obras na zona Norte avançam

Segurança dos Motociclistas – Parceria em Manaus

Cetam: Cursos Gratuitos a Distância Transformam Carreiras

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?