Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: ICSEZ Ufam realiza Oficina de fotografia junto às comunidades quilombolas do Andirá
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > ICSEZ Ufam realiza Oficina de fotografia junto às comunidades quilombolas do Andirá
AmazonasEducação

ICSEZ Ufam realiza Oficina de fotografia junto às comunidades quilombolas do Andirá

3 anos atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

“Foi um dia de imensa partilha de conhecimentos e experiências.  A ideia é que essas fotos, entre outras mídias que serão produzidas nas oficinas, ajudem a construir a narrativa de um povo cuja identidade faz parte da história do Amazonas e ainda hoje é silenciada”, destacou a professora Marina Magalhães, coordenadora do projeto Cidadania Digital
Por Márcia Grana
Equipe Ascom UFAM
Com informações do Projeto Cidadania Digital (ICSEZ/UFAM)
O projeto Cidadania Digital do Instituto de ciências Sociais, educação e Zootecnia (ICSEZ), unidade acadêmica da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município de Parintins, promoveu, na tarde da última terça-feira, 23, em parceria com o Instituto Cultural Ajuri, a Oficina de Introdução à Fotografia na comunidade quilombola de Santa Tereza do Matupiri, em Barreirinha-AM.
Cidadania Digital – Etapa de campo
A oficina foi ministrada pelo professor do curso de Comunicação Social/Jornalismo Marcelo Rodrigo, que introduziu conceitos básicos de fotografia para um público de 40 pessoas, de cinco comunidades quilombolas do rio Andirá, as quais integram a Federação das Organizações Quilombolas do Município de Barreirinha (FOQMB).
A visita à comunidade inaugurou a etapa de campo da pesquisa Cidadania Digital e contou com a presença da coordenadora, professora Marina Magalhães, do bolsista de apoio técnico Sebastião Nascimento e dos professores Marcelo Rodrigo e Adriano da Silva, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Também estiveram presentes o artista visual Levi Gama, que em breve deve ministrar a oficina de quadrinhos na comunidade, e o presidente do Instituto Cultural Ajuri (INCA) Marcos Moura, que apresentou o projeto da escola Afro-Amazônica e promoveu uma roda de conversa sobre a cultura negra na região.
Teoria e prática
A oficina foi dividida em dois momentos. O primeiro, mais introdutório e conceitual e o segundo, dedicado à prática da fotografia na comunidade. Os participantes vindos de Boa Fé, Ituquara, São Pedro e Trindade, além daqueles que moram em Matupiri, foram desafiados a fotografar o local de que mais gostam ou elementos tradicionais que traduzam o sentimento de pertencimento característico das comunidades quilombolas.
O professor Marcelo Rodrigo destaca que a oficina buscou entender o olhar dos quilombolas sobre as suas comunidades. “Foi uma experiência enriquecedora conhecer a riqueza cultural e as percepções visuais dos povos quilombolas do interior do Amazonas. Somos habituados a receber conteúdo midiático muito associado às visualidades dos povos indígenas amazônicos e pouco espaço é dado ao povo negro que também constitui as raizes amazônicas. Precisamos abrir mais espaços e novos olhares para essas questões”, avalia o membro do projeto.
Partilha de conhecimentos
Na ocasião, a coordenadora do Cidadania Digital realizou a apresentação do projeto aos membros das comunidades que integram a FOQMB.  No centro de encontros da Federação, a docente mostrou quais atividades serão desenvolvidas de forma colaborativa e esclareceu detalhes do projeto para todos, abrindo um diálogo em torno das demandas da comunidade.
“Fomos muito bem recebidos e acolhidos pela presidência da Federação e pelas comunidades envolvidas. Foi um dia de imensa partilha de conhecimentos e experiências”, relata a professora Marina Magalhães. “A oficina de fotografia superou as expectativas da nossa equipe em números de interessados. A ideia é que essas fotos, entre outras mídias que serão produzidas nas oficinas, ajudem a construir a narrativa de um povo cuja identidade faz parte da história do Amazonas e ainda hoje é silenciada”.
Sobre o Projeto Cidadania Digital
O projeto Cidadania Digital tem como instituição executora a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no âmbito do Grupo de Pesquisa Visualidades Amazônicas (VIA/CNPQ), e resulta de uma parceria com o Centro Internacional de Pesquisa ATOPOS (ECA/USP) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), entre outras instituições parceiras. A pesquisa é financiada pelo Programa Humanitas – Edital 05/2022 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Tags:BarreirinhaEducaçãoEstado do AmazonasParintinsUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Regularização Fundiária: Participação em curso da Ejud e CGJ é obrigatória para cartorários, magistrados e servidores das Varas de Usucapião e de Registros Públicos
Próximo artigo Prefeitura entrega kits esportivos a projetos sociais do Viver Melhor

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

1 ano atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

1 ano atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

1 ano atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

1 ano atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

1 ano atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

1 ano atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

1 ano atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

1 ano atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

1 ano atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

1 ano atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

1 ano atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

1 ano atrás
MPAM acompanha programa de renda em Itamarati, após detectar possíveis falhas nos critérios de seleção
MPAM, TJAM e Sejusc discutem criação de Grupo de Trabalho para fortalecer o serviço de acolhimento familiar no Amazonas
Ex-prefeito de Manacapuru é denunciado pelo MP por desvio de R$ 2 milhões do Fundo de Previdência
Gaeco/MPAM deflagra Operação Joeira, cumprindo mandados de busca e apreensão, prisão e medidas assecuratórias de mais de R$ 1 milhão
MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?