Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Icomp realiza I Seminário de Inteligência Artificial para a Automação de Teste de Software (IArtes)
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Amazonas > Icomp realiza I Seminário de Inteligência Artificial para a Automação de Teste de Software (IArtes)
AmazonasEducação

Icomp realiza I Seminário de Inteligência Artificial para a Automação de Teste de Software (IArtes)

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Estratégias para aplicações de inteligência de dados no mercado e os desafios da carreira de automação de testes estão entre as pesquisas a serem defendidas pela primeira turma de formandos do curso de Especialização em IA para Engenharia de Testes de Software
Por Márcia Grana
Equipe Ascom UFAM
O Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (Icomp/UFAM) realiza, nos dias 6 e 7 de julho, o  I Seminário de Inteligência Artificial para a Automação de Teste de Software (IArtes).
Voltado para a comunidade acadêmica e interessados em geral, o evento marca o encerramento da primeira turma de pós-lato em Inteligência Artificial para Engenharia de Teste de Software (artes), composta por 30 integrantes.
Marco para a UFAM
Durante a solenidade de abertura, o diretor do Instituto de Computação (Icomp), professor José Luiz de Souza Pio, afirmou que o Seminário é um importante marco para a UFAM e para a sociedade em geral. “Esse evento tem elevada importância na qualificação e na formação de alguns colegas em uma área bem específica, que é a questão do uso da IA na Engenharia de Software. É um projeto bem avançado e que tem uma contribuição importante tanto institucionalmente quanto no aspecto social, ao qualificar profissionais para atuação no mercado de trabalho. O projeto tem parceria com a Motorola e com a Flex e agrega à formação dos alunos a qualificação necessária para atuar na indústria com técnicas avançadas em termos de Inteligência Artificial”, declarou o diretor, que também aconselhou os integrantes da turma a continuarem a vida acadêmica para aperfeiçoar, de maneira contínua, conhecimentos e técnicas.
Formato de defesa de trabalhos
O coordenador do curso e membro da banca de avaliação dos trabalhos apresentados, professor José Reginaldo Hughes de Carvalho, destaca que, durante o evento, serão avaliados sete projetos desenvolvidos, ao longo do curso, pelos finalistas da especialização. “Durante o evento, os professores do Icomp irão avaliar os projetos que são resultados alcançados nas pesquisas, que são projetos alusivos a como a Inteligência Artificial PODE ajudar no processo de automação de testes. Foi um momento preparado com muito carinho, pois acreditamos que as defesas devem ser realizadas neste formato de evento”, declarou  o coordenador do curso.
Conhecimentos adquiridos
A primeira equipe, composta pelos alunos Kellem Sales, Isaac Lopes, Marcele Silva e Renato Lopes, apresentou o projeto “Aceleração do cálculo da tabela Q de ferramentas de automação de testes baseadas em aprendizagem por reforço via múltiplas instâncias de emuladores de dispositivos móveis”. O integrante da equipe, Isaac Lopes, destaca os conhecimentos adquiridos durante o curso. “Durante o período de um ano, tivemos a oportunidade de ter um maior conhecimento sobre tecnologias de vanguarda na área de IA, como Aprendizagem de Máquina, Redes Neurais ou Aprendizagem por Reforço. O curso propiciou ambiente favorável para a possibilidade de aplicação de técnicas complexas em problemas do mundo real. Esses conhecimentos na área de IA, de maneira mais profunda, permite destaque no mercado de trabalho e a possibilidade de mudança de carreira”, ressaltou o especialista.
Apresentações de empresas, mesas-redondas e exposição do Projeto IArtes também integram a programação do Seminário que acontece até esta sexta-feira, 7, no auditório 1 do Icomp. Confira a programação completa.

Nova turma
As inscrições para a nova turma de Especialização em IA para Engenharia de Testes de Software podem ser realizadas nos dias 10 e 11 de julho. Serão oferecidas para o Curso de Especialização 17 (dezessete) vagas regulares e 3 (três) vagas suplementares. Confira o edital, na íntegra, Aqui.
 
 
 

Tags:EducaçãoEstado do Amazonasinteligência artificialUniversidadeUniversidade Federal do Amazonas - UFAM
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Desembargadora Nélia Caminha Jorge participa do Encontro do Conselho de Presidentes de Tribunais de Justiça do Brasil, em Porto Alegre
Próximo artigo Detran Amazonas dá continuidade aos trâmites do concurso público

Mais notícias desta categoria

Suframa firmará convênio com o Ifam para uso de laboratório de testes no setor termoplástico

9 meses atrás

Suframa visita planta da Sakura no PIM

9 meses atrás

Corregedora-Geral do MPAM é condecorada pelo Ministério Público Militar, em Brasília

9 meses atrás

MPAM adota medidas contra supostas práticas abusivas no sistema de pagamento do Zona Azul

9 meses atrás

Ministério Público do Amazonas divulga resultado final do exame de seleção para estágio de direito

9 meses atrás

Técnicas e metodologia de escuta ativa pautam workshop de mediação de conflitos promovido pelo Nupa/MPAM para integrantes do projeto “IDH+”

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

9 meses atrás

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

9 meses atrás

Ministério Público, Boi Caprichoso e MPT firmam acordo para garantir segurança no Festival de Parintins

9 meses atrás

SSP-AM participa de ação social para emissão da Carteira de Identidade Nacional voltada a pessoas em situação de rua

9 meses atrás

Em ações no bairro Petrópolis, Polícia Militar do Amazonas prende homem e apreende drogas e arma de fogo

9 meses atrás

Violência doméstica: Polícia Civil prende homem por agredir fisicamente a companheira no bairro Cidade de Deus

9 meses atrás

MPAM instaura inquérito civil para apurar se obras estão afetando qualidade da água em igarapé de Manaus

Sem vagas para cotas raciais, concurso da Câmara Municipal motiva ação civil pública do MPAM

Em visita institucional, MP do Amazonas estreita laços e reafirma compromisso com servidores

Ministério Público do Amazonas ajuíza ação civil pública contra o Estado por falta de estrutura na delegacia de Boca do Acre

Ouvidora-geral do MPAM participa da 73ª Reunião Ordinária do CNOMP

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?