Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Hugo Motta defende acordo entre Mercosul e União Europeia como resposta a unilateralismo
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Hugo Motta defende acordo entre Mercosul e União Europeia como resposta a unilateralismo
Nacional

Hugo Motta defende acordo entre Mercosul e União Europeia como resposta a unilateralismo

4 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

05/11/2025 – 21:05  

Reprodução YouTube

Motta: bloco deve potencializar nossa voz coletiva

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta quarta-feira (5) o fortalecimento do Mercosul em meio a um contexto de desafios às exportações e incerteza no cenário internacional.

“O Mercosul deve ser nosso porto seguro, uma plataforma dinâmica para aumentar nossa competitividade e diversificar parcerias. O bloco deve potencializar nossa voz coletiva, nossa capacidade de negociação e nossa resiliência diante das turbulências da economia global”, defendeu.

Hugo Motta lembrou que os países do bloco comercial somam uma economia de quase 300 milhões de habitantes, com possibilidade de crescimento. “Um instrumento essencial para o aproveitamento desse potencial é o acordo Mercosul-UNIÃO Europeia. A Câmara dos Deputados está comprometida com o avanço desse acordo, consciente de que ele trará oportunidades significativas para nossos produtores, gerará empregos, atrairá investimento e fortalecerá nossa inserção na economia global se virar também uma resposta ao unilateralismo e ao protecionismo que ameaçam a ordem multilateral”, disse.

A declaração de Hugo Motta foi dada na abertura do 1º Fórum de Buenos Aires, realizado na Faculdade de Direito de Buenos Aires. Segundo o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que também participou do evento, o fórum tem como objetivo debater o constitucionalismo na região, em um cenário de desafios e projetos democráticos ainda em consolidação.

Hugo Motta defendeu o diálogo e a cooperação para construir soluções compartilhadas para os problemas comuns da região. “A América do Sul, sobretudo se ancorada na amizade entre o Brasil e a Argentina, tem tudo para ser protagonista do século 21. Recursos naturais abundantes, diversidade cultural riquíssima, democracias resilientes e uma população empreendedora. Nosso desafio é transformar esse potencial em realidade, sob a forma de melhorias tangíveis da qualidade de vida de nossas populações”, declarou.

COP30
Hugo Motta falou ainda sobre as expectativas da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), em Belém. “Este é um momento histórico para nosso País e para a humanidade. A Câmara tem abraçado com vigor a agenda do desenvolvimento sustentável. Temos demonstrado que é possível conciliar crescimento econômico com preservação ambiental. É possível gerar riqueza respeitando os limites do planeta e promovendo justiça social”, declarou.

O presidente da Câmara lembrou que o Brasil tem a matriz energética mais limpa entre as grandes economia. “Queremos compartilhar nossa experiência, aprender com as experiências de outros países e construir coletivamente caminhos para um futuro de baixo carbono. Temos também uma das mais modernas e rigorosas legislações ambientais do planeta, com destaque para o Código Florestal. Mais de 60% da vegetação nativa brasileira está preservada, cifra que supera os 80% na Amazônia.”

“A América do Sul, sobretudo se ancorada na amizade entre o Brasil e a Argentina, tem tudo para ser protagonista do século 21. Recursos naturais abundantes, diversidade cultural riquíssima, democracias resilientes e uma população empreendedora. Nosso desafio é transformar esse potencial em realidade, sob a forma de melhorias tangíveis da qualidade de vida de nossas populações. Isso só será possível se continuarmos apostando no diálogo, na cooperação, no respeito mútuo e na construção de soluções compartilhadas para problemas comuns”, prosseguiu.

Reportagem – Francisco Brandão
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governador Wilson Lima anuncia delegação do Amazonas e pacote de ações que o estado levará para a COP30
Próximo artigo Hugo Motta anuncia votação de propostas contra facções e defende Mercosul no combate à violência

Mais notícias desta categoria

Projeto prevê prazo mínimo para divulgação de relatório antes de sessão virtual de julgamento

13 horas atrás

Comissão especial debate papel dos biocombustíveis na transição energética

15 horas atrás

Conselho de Ética ouve deputado Marcos Pollon e testemunha de defesa

16 horas atrás

Projeto cria regras para combater e prevenir a obesidade, com foco em criança e adolescente

17 horas atrás

Projeto cria cadastro nacional de empresas reincidentes em reclamações

17 horas atrás

Projeto de gestão compartilhada de transporte urbano de passageiros pode ser analisada pelo Plenário da Câmara

18 horas atrás

Projeto estabelece horário para cumprimento de mandados de busca e apreensão

19 horas atrás

Deputado defende proibição de armas para pessoas sob medida protetiva; veja a entrevista

19 horas atrás

Comissão debate inclusão de hidrovias da Amazônia no Programa Nacional de Desestatização

21 horas atrás

Deputado defende que governo aproveite bens de alto valor apreendidos do garimpo ilegal; assista

21 horas atrás

Projeto aumenta punição para motorista que coloca em risco a segurança das pessoas

21 horas atrás

Projeto permite prisão preventiva em caso de violência doméstica sem medida protetiva prévia

21 horas atrás
Blogs usam imagem de Paula Litaiff na COP-30 ao lado de investigada, e jornalista fala em tentativa de intimidação
Proposta aumenta penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo
Projeto permite rescindir sentença baseada em lei inexistente
Projeto cria política de assistência jurídica obrigatória para vítimas vulneráveis
Projeto limita execução extrajudicial e protege imóvel produtivo
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?