Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Hospital Francisca Mendes inicia primeira etapa de modernização e amplia 49 leitos e capacidade de exames laboratoriais
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Hospital Francisca Mendes inicia primeira etapa de modernização e amplia 49 leitos e capacidade de exames laboratoriais
Governo do Amazonas

Hospital Francisca Mendes inicia primeira etapa de modernização e amplia 49 leitos e capacidade de exames laboratoriais

1 mês atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Entrega da primeira etapa inclui Hospital Dia, Clínica de Cardiologia II e laboratório com capacidade dobrada de exames.

O governador Wilson Lima inaugurou, nesta quarta-feira (03/12), a primeira etapa das obras de modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), referência em cardiologia no Norte do país. Foram entregues o Hospital Dia, a Clínica de Cardiologia II e o laboratório de análises clínicas, todos revitalizados e ampliados. A ação incluiu 49 leitos novos e reformados e a ampliação da capacidade de exames de 60 mil para 120 mil por mês.

Entregas e estrutura

O Hospital Dia recebeu 15 leitos de internação e um leito de reanimação, além de posto de enfermagem e sala de preparo de medicação. A readequação de fluxos visa otimizar o atendimento a pacientes de procedimentos de curta duração.

A Clínica de Cardiologia II foi reformada por completo, com 33 leitos estruturados, banheiros acessíveis, sala de reanimação e novas áreas de apoio e coordenação.

O laboratório de análises clínicas passou por modernização técnica e estrutural. Agora opera com cinco boxes de coleta — incluindo pediátrico e PCD — e áreas específicas para microbiologia, parasitologia, urinálise e diagnóstico, além de sala administrativa e almoxarifado, o que permitirá maior precisão e velocidade na entrega de resultados.

Durante coletiva de imprensa, o governador afirmou: “Tivemos um salto significativo no Hospital Francisca Mendes. O nosso objetivo inicial, primeiro, era reduzir o tempo de espera dos pacientes, porque isso era mais importante naquele momento, diminuir principalmente a fila de crianças que esperavam por um procedimento cirúrgico, cardíaco. E agora passamos para um processo de modernização, para garantir mais conforto para esse paciente e dar melhores condições de trabalho para os profissionais que estão aqui”.

Próxima etapa e investimentos

A intervenção integra o programa saúde Amazonas e prevê reestruturação completa das instalações, compra de equipamentos e reorganização do parque tecnológico da unidade. A Secretaria de Estado de saúde (SES) e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) estão investindo R$ 45 milhões, entre obras, mobiliário e equipamentos. A modernização executada pela UGPE permitirá ampliar o total de leitos de 147 para 204 após conclusão da segunda etapa.

Com a entrega desta fase, o hospital mantém funcionamento pleno durante a obra. A segunda etapa, em execução, prevê nova recepção com capacidade para 200 pessoas, reforma do heliponto, ampliação do estacionamento, revitalização da fachada, climatização dos ambientes ampliados e a construção da terceira Clínica Cardiológica. A previsão é de que todo o complexo seja entregue no primeiro trimestre de 2026.

O vigilante Edvan Alves, de 50 anos, morador do Gilberto Mestrinho, declarou: “O que nós estamos vendo aqui é uma coisa inédita. Só tenho a agradecer ao Governo do Estado por estar trazendo esses benefícios. O que eu pude observar e ver foi a mudança estrutural, material e humana. Ninguém gosta de hospital, então a parte humana está muito bem sendo trabalhada. Isso é muito importante”.

Avanços técnicos e regionalização do atendimento

Em 2025, o Hospital Francisca Mendes avançou em tecnologia e procedimentos. A unidade realizou a primeira cirurgia de correção de cardiopatia congênita com telemonitoramento assistencial no Brasil, dentro do Projeto Congênitos, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Desde maio, sete procedimentos já foram feitos com acompanhamento remoto em tempo real.

O parque de imagem foi ampliado: o hospital recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética cardíaca do Amazonas, com capacidade para 150 exames mensais, além de um NOVO tomógrafo e um equipamento de hemodinâmica que aumentou em 50% o número de cateterismos e angioplastias realizados.

A unidade atendeu, em 2025, pacientes de outros estados e áreas fronteiriças: Acre, Pará, Roraima, Paraná e regiões da Venezuela. Na cardiologia pediátrica, o tempo de espera para procedimentos é zero, segundo a administração, por conta do manejo clínico contínuo e da ampliação da capacidade cirúrgica.

Os indicadores mostram crescimento nas cirurgias cardíacas adultas: o volume passou de 280 procedimentos, em 2018, para 520 em 2025. Em 2024, a unidade registrou 563 cirurgias cardíacas, 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica e 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Participaram da inauguração o deputado estadual Dr. Gomes; a secretária de saúde, Nayara Maksoud; os vereadores Allan Campelo e Diego Afonso; o coordenador da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campelo; a secretária executiva do FPS, Kathelen Braz; e o defensor público e coordenador do Núcleo de Defesa da saúde (Nudesa/DPE), Arlindo Gonçalves Neto.

Assuntos nesse artigo:

#hospitalfranciscamendes, #fundacaohospitaldocoracao, #hospitaldia, #clinicadecardiologiaii, #laboratoriodeanalisesclinicas, #leitos, #exames, #cardiologia, #governadorwilsonlima, #saudeamazonas, #UGPE, #fps, #hemodinamica, #ressonanciamagnetica, #tomografo, #cateterismo, #angioplastia, #telemonitoramento, #congenitos, #sistemaunicosaude

Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Dia Internacional das Pessoas com Deficiência mobiliza centros de convivência do Amazonas e ações da Seas
Próximo artigo Projeto de Teatro Comunitario em Tefé leva oficinas e montagens a bairros e valoriza memorias locais

Mais notícias desta categoria

Capacitação em saúde mental reforça acolhimento e amplia segurança no atendimento do Centro de Saúde Mental do Amazonas

2 horas atrás

Capacitação em hemorragia pós-parto atualiza equipes do IMDL e SES-AM no Complexo Hospitalar Sul

2 horas atrás

Mestrado em hematologia do Hemoam recebe Nota 4 da Capes e abre caminho para doutorado

2 horas atrás

Doação de órgãos no Amazonas gera três transplantes e captação de córneas em 14/01/2026

16 horas atrás

Processo seletivo Ensino Médio Técnico 2026 amplia oferta com 322 vagas na Fundação Matias Machline em Manaus

18 horas atrás

Sema realiza 19ª reuniões dos conselhos na Resex Canutama para fortalecer gestão participativa e aprovar projetos para 2026

19 horas atrás

Programa Bombeiro Mirim abre 900 vagas para crianças e adolescentes de 8 a 14 anos no Amazonas

19 horas atrás

Hospital Dr. João Lúcio pede ajuda para localizar familiares de Fábio Pinheiro, 75 anos, internado após queda

19 horas atrás

Ipaam amplia alcance da educação ambiental e atinge 64.600 pessoas em 2025

21 horas atrás

Conselhão Tarumã-Mirim é regularizado com aprovação do estatuto e amplia acesso a políticas públicas

21 horas atrás

Sine Amazonas anuncia 117 vagas de emprego para 16/01 com atendimento na Galeria+ e documentos exigidos

22 horas atrás

Atualização da NR-01 torna obrigatória inclusão de fatores psicossociais no GRO e amplia notificação de transtornos mentais relacionados ao trabalho

22 horas atrás
Microrregiao de Saneamento Basico do Amazonas aprova regimento interno e empossa conselho para fortalecer governanca regional
Transferências de alunos atingem 37.893 no Amazonas até 14/01 com maioria das solicitações online
FVS-RCP lança Xô Dengue com jogos digitais para envolver crianças e jovens na prevenção de arboviroses
Sine Amazonas divulga 143 vagas de emprego para quinta-feira com atendimento presencial das 8h às 14h
Programa RecuperaFone registra queda de 32% nos roubos de celulares no Amazonas em 2025
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?