Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Hortas urbanas: Programa Estadual de Combate ao Desperdício realiza ação em escolas da rede pública
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Estado > Hortas urbanas: Programa Estadual de Combate ao Desperdício realiza ação em escolas da rede pública
Governo do Estado

Hortas urbanas: Programa Estadual de Combate ao Desperdício realiza ação em escolas da rede pública

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

A iniciativa surgiu da necessidade de reaproveitar os alimentos doados que não têm condições de consumo. FOTOS: Divulgação/SeprorA Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) apresentou, na quarta-feira (22/06), os primeiros resultados do projeto Horta Urbana, desenvolvido por meio do Programa Estadual de Combate ao Desperdício e à Perda de Alimentos. A iniciativa trata da destinação correta de resíduos por meio da compostagem em agricultura urbana, com alunos da Escola Estadual Cívico Militar Professora Tereza Siqueira Tupinambá e Escola Estadual Maria de Lourdes Rodrigues Arruda. O projeto iniciou nas escolas em 2021.
Há 58 minutos
Por Agência Amazonas

Duas unidades da Secretaria de Estado de Educação e Desporto já aderiram à iniciativa agrossustentável

Os produtos separados para o Horta Urbana são destinados a compostagem e agricultura urbana, sendo reaproveitados por meio de um sistema em que o material é colocado numa leira (espécie de canteiro) e se decompõe num processo controlado. O adubo orgânico formado a partir desse processo que será disponibilizado para iniciar o plantio nas hortas das escolas.

A iniciativa surgiu da necessidade de reaproveitar os alimentos doados que não têm condições de consumo, e contempla inicialmente duas escolas estaduais, com a finalidade de utilizar o equivalente a 30% dos produtos que não podem mais ser consumidos devido a estarem muito maduros. Os produtos são oriundos do programa estadual, que recebe doação das feiras, supermercados e varejões.

“Estamos fazendo essa compostagem de forma muito educacional, conversando com os diretores e professores das escolas para que estes possam cumprir essa agenda com a gente. Posteriormente, as turmas partem para uma área da escola, onde vamos desenvolver a compostagem, atrelando isso às áreas de Matemática, Português, Ciências, Geografia, juntamente com os professores que nos ajudarão na transformação desse processo, além de educação ambiental”, afirmou o coordenador.

Para o coordenador do Programa de Combate ao Desperdício, Carlos Henrique Conceição, a iniciativa visa proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas permitindo práticas em equipes, explorando a multiplicidade das formas de aprendizagem por área de conhecimento.

Aprendizado

FOTOS: Divulgação/SeprorFOTOS: Divulgação/SeprorFOTOS: Divulgação/SeprorPara o gestor de uma das escolas contempladas, Felipe Cantalice, o projeto vai ensinar o aluno a produzir sua horta, e assim, levar para a sua família esse aprendizado, além de contribuir com a preservação da natureza, já que os resíduos serão aproveitados para fazer a compostagem e produzir o seu próprio adubo.

Nas escolas ocorrem as palestras, oficinas de construção da leira de compostagem e das hortas comunitárias, assim como o acompanhamento de todo o processo desenvolvido nas escolas, realizado pelos colaboradores do Programa de Combate ao Desperdício, Luciana de Moraes e Juvenal Trindade, que supervisionam a compostagem e as hortas comunitárias.

O projeto Horta Urbana é uma meta do plano Safra para o Governo do Amazonas diversificar a matriz econômica para garantir o desenvolvimento sustentável do estado.

“Nossa escola foi contemplada com esse maravilhoso projeto. Além de receber esses produtos das feiras, dos mercados, fomos agraciados com o projeto Horta Urbana, que inicia com a compostagem, as leiras, em seguida, ensina os nossos alunos a produzir os seus próprios alimentos, no caso hortaliças, dando segurança alimentar, preservando o meio ambiente, assim como trabalhando a educação ecológica”, enfatizou o gestor.

Tags:GovernadorGoverno do Amazonasgoverno do estadomeio ambienteWilson Lima
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Após três dias de julgamento, Tribunal do Júri condena três réus por homicídio de mulher ocorrido no Conjunto Viver Melhor
Próximo artigo Governador Wilson Lima reinaugura Caic+ Dr. Afrânio Soares, no Parque 10

Mais notícias desta categoria

Amazonas na Feira Internacional de Turismo de Madri

2 anos atrás

Três homens foram detidos por furto durante o fim de semana em Manaus

3 anos atrás

Em Manaus, PM prende dois homens e apreende dois adolescentes com entorpecentes

3 anos atrás

Policiais da Força Tática prendem dois homens e apreende adolescente na zona norte de Manaus

3 anos atrás

Rocam prende dois homens com armas e drogas em Manaus e na Região Metropolitana

3 anos atrás

Mais de 65 quilos de drogas são apreendidos durante operação Hórus em Tabatinga

3 anos atrás

Estudo avalia o desempenho produtivo da cafeicultura no Amazonas

3 anos atrás

Atendimento 190 recebe reforço de novos profissionais

3 anos atrás

Resíduos de sementes do guaraná podem servir como alternativa na produção do etanol

3 anos atrás

Batalhão Ambiental intensifica operação Pantera nas rodovias e na orla de Manaus

3 anos atrás

Boletim: Amazonas atualiza cenário da Covid-19 neste domingo (24/07)

3 anos atrás

JEA’s 2022: Estudante da rede estadual conquista medalha de ouro na modalidade de Natação Infantil

3 anos atrás

Agentes da SSP-AM apreendem sete quilos de drogas no Porto de Manaus

Paciente ganha festa de aniversário em novo projeto de humanização do Hemoam

UEA realiza Simpósio de Educação em Ciências na Amazônia de 27 a 29 de julho

Procon-AM alerta que instalação de ‘medidores aéreos’ de energia está proibida no Amazonas

JEAs 2022: gêmeos de Boa Vista do Ramos vencem concorrentes e se classificam para vôlei de praia em jogos nacionais

Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?