Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas
Governo do Amazonas

Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas

6 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

FVS-RCP reuniu 150 profissionais em treinamento para fortalecer a segurança do paciente e a prevenção de infecções

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

Visando aprimorar a prática de higiene das mãos como medida de prevenção de infecções em serviços de saúde, a Fundação de Vigilância em saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de saúde (SES-AM), promove, na quinta-feira (21/08) e nesta sexta-feira (22/08), um treinamento para o aprimoramento da higiene das mãos em serviços de saúde.

A ação integra a iniciativa nacional de implantação da estratégia no âmbito da segurança do paciente. Realizada no auditório da escola de Enfermagem da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), a capacitação aborda práticas fundamentais do Programa de Prevenção e Controle de Infecções Relacionadas à Assistência à saúde (IRAS), com aulas teóricas, exercícios práticos e visitas técnicas a unidades hospitalares.

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, reforçou a importância da formação para a REDE estadual de saúde. “A capacitação permite identificar pontos de melhoria e adotar métodos ainda mais eficazes para prevenir e controlar infecções. Dessa forma, fortalecemos a segurança do paciente e avançamos na qualidade da assistência em saúde no Amazonas”, ressaltou.

Durante o evento, a secretária Executiva Adjunta do Interior da Secretaria de Estado de saúde do Amazonas (SES-AM), Rita Almeida, relembrou sua trajetória como enfermeira e destacou a importância do curso. “Lembro do início da minha carreira, e ver todos esses profissionais aqui, dispostos a aprender e a levar adiante o conhecimento adquirido, é algo muito significativo, aproveitem este treinamento”, ressaltou.

Segundo a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, a capacitação representa reforço importante para fortalecer a qualidade da assistência em saúde no Estado. “Acreditamos que todos os participantes irão absorver conhecimento e colocar em prática, fazendo a diferença nos serviços prestados”, destacou.

FOTOS: Aline Reis/FVS-RCP

A consultora da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), Julia Kawagoe, palestrante convidada, destacou o papel da Fundação como referência. “Estar junto com a FVS nesse curso fortalece o trabalho da vigilância em saúde e amplia a qualidade da assistência prestada à população”, afirmou.

Entre os participantes, a enfermeira Kalyria Kyrk, da Maternidade Dr. Moura Tapajóz, avaliou o curso como uma oportunidade de atualização. “Ouvir os profissionais que são referência nesse programa e compreender as mudanças aplicadas é uma experiência única e de grande valor”, disse.

FOTO: Aline Reis/FVS-RCP

O curso integra atividades expositivas, dinâmicas práticas e observação direta em serviços de saúde, garantindo que os profissionais possam aplicar os conhecimentos de forma efetiva em seus locais de atuação.

O post Higienização das mãos é tema de capacitação para profissionais de saúde no Amazonas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura discute cooperação técnica com instituição de ensino superior para estágio em unidades de saúde
Próximo artigo Governo do Amazonas promove a 6ª Conferência Estadual das Cidades, para avançar no desenvolvimento urbano

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas antecipa ações e prepara atendimento rápido às comunidades antes da cheia no Amazonas

2 horas atrás

Defensoria e Sect lançam projeto Meu Pedaço de Chão para regularização fundiária social em Manaus com entrega de títulos às famílias

2 horas atrás

Bancos de leite humano do Amazonas solicitam doação de leite materno por baixa nos estoques

7 horas atrás

PC-AM e Deops divulgam imagens de três desaparecidos em Manaus com locais e datas detalhados

8 horas atrás

Governo do Amazonas convoca 134 aprovados e amplia nomeações no Amazonas para área de segurança pública

8 horas atrás

Seas inicia em Manaus aulas do Projeto Padaria Artesanal para capacitar e certificar 2 mil pessoas em 2026

8 horas atrás

Sine Amazonas divulga 177 vagas de emprego para 10/02 com atendimento na Galeria+, avenida Djalma Batista, 1.018

9 horas atrás

Apreensão de maconha skunk em Manaus recupera 153 quilos e integra Operação Eldorado da polícia

9 horas atrás

Governo do Amazonas libera R$ 75 milhões para crédito rural por meio do Idam e Afeam em 2026

9 horas atrás

Detran-AM abre 990 vagas em cursos gratuitos da Eptran com turmas presenciais e em EaD em fevereiro

9 horas atrás

FVS-RCP reforça orientações de vigilancia em saude nas escolas para reduzir circulacao de doencas entre criancas

10 horas atrás

Procon-AM intensifica fiscalização integrada em Manaus para proteger consumidores durante o Carnaval

10 horas atrás
Detran-AM contempla motofretistas dos municípios de Boca do Acre e Pauini com kits de segurança
Sejusc amplia capacitação de mulheres e cursos de qualificação profissional em 33,9% no ano de 2025
Sejusc amplia em 33,9% o número de mulheres capacitadas em 2025 com cursos de qualificação
Sejusc conecta mulheres em situação de vulnerabilidade a novas oportunidades e autonomia financeira
Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas reforça prevenção com 333 militares e 54 viaturas em Manaus e interior
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?