Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos
Governo do Amazonas

Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos

1 ano atrás
Compartilhar
6 Min Lidos

Os frequentadores encontram no exercício aquático um aliado eficaz para manter a saúde em dia

Em busca de melhorar a saúde e o bem-estar da população, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de assistência social (SEAS), está oferecendo hidroginástica para jovens, adultos e idosos que frequentam os Centros Estaduais de Convivência da Família (CECF). O exercício aquático traz inúmeros benefícios físicos e é uma excelente aliado para o equilíbrio entre a mente e o corpo.

Fotos: Kerolyn Leigue/SEAS

As aulas são realizadas no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova; Centro de Convivência do Idoso, no bairro Aparecida; e no Centro de Convivência Magdalena Arce Daou, no Santo Antônio. Os espaços contam com piscinas amplas e totalmente adequadas para a prática da hidroginástica.

Stephanie Oliveira, de 28 anos, conta que desde que começou a realizar a atividade física no CECF Magdalena Arce Daou, há cerca de dois meses, se sente mais disposta e com energia para os seus afazeres do dia a dia.

“A hidroginástica tem sido muito benéfica para meu bem-estar físico. Antes, eu estava sedentária e indisposta, mas após começar os exercícios, me sinto muito mais disposta. O que mais me motiva a continuar é a sensação de renovação e disposição que sinto ao final de cada aula, o que me ajuda a começar o dia com mais energia”, explicou.

As aulas são realizadas combinando exercícios de baixo impacto com a resistência da água, o que melhora os movimentos do cotidiano e a saúde em geral, incluindo a prevenção de doenças como depressão e ansiedade. Segundo dona Maria do Perpétuo Socorro, de 63 anos, que frequenta o Ceci Aparecida, a hidroginástica foi fundamental para a sua saúde mental.

“A hidroginástica trouxe benefícios significativos para minha saúde física e mental. Melhorei minha mobilidade e aliviei dores na coluna, além de ter sido importante para superar a depressão. A prática regular me trouxe mais disposição e alegria. Frequento as aulas duas vezes por semana, o que tem sido muito benéfico para minha rotina”, destacou.

Nos centros, as aulas são conduzidas por profissionais qualificados, garantindo a segurança e a eficácia dos exercícios e oferecendo suporte adicional para o bem-estar dos frequentadores. O professor Renato Augusto, instrutor de hidroginástica no Ceci Aparecida, destaca que a atividade traz muitos benefícios, pois exige do corpo humano mais esforço que o exercício comum, contribuindo para a saúde de uma forma geral.

“Os benefícios da hidroginástica são amplamente reconhecidos. A prática regular melhora a imunidade, reduz a ansiedade e combate a depressão. Além disso, a hidroginástica oferece um plano de exercícios estruturado que atende tanto às necessidades de tratamento quanto à prevenção, proporcionando melhorias significativas para a saúde física e emocional dos participantes”, explicou o professor do Projeto + Vida, Renato Augusto.

Diariamente, cerca de 150 pessoas participam, diariamente, das aulas de hidroginásticas promovidas em cada um dos três centros de convivência. Cada turma contém aproximadamente 55 alunos, que participam em horários distintos, dependendo da demanda dos centros de convivência.

A gerente da REDE de Proteção, departamento responsável pela gerência dos Centros Estaduais de Convivência da Família, Rita Abecassis, destaca a importância da prática para o fortalecimento de vínculos da comunidade. Ela ressalta, ainda, que para ser inserido nas turmas, é imprescindível o encaminhamento médico

“A hidroginástica nos Centros de Convivência melhora a força, equilíbrio e flexibilidade, beneficiando tanto idosos quanto jovens. Disponível em três centros com piscina, a atividade exige encaminhamento médico e exame de aptidão física das pessoas interessadas. O projeto Mais Vida, conduzido por profissionais especializados, organiza grupos conforme as necessidades dos participantes, promovendo saúde e independência”, enfatizou Rita Abecassis.

Inscrição e turmas

Para se inscrever nas aulas, a pessoa interessada deve procurar o setor Psicossocial de um dos centros de convivência e apresentar documentação básica com foto, além de encaminhamento médico e exames, incluindo um exame de aptidão física fornecido pelo cardiologista, para garantir que o participante esteja apto para as atividades.

O setor Psicossocial encaminha o usuário ao projeto Mais Vida, onde os profissionais de educação física especializados em hidroginástica incluem o NOVO participante na turma adequada. As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. As turmas são divididas em grupos com horários variados ao longo do dia.

O post Hidroginástica nos Centros de Convivência da Família, do Governo do Estado, beneficia jovens, adultos e idosos apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasGoverno do Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Policiais militares participam de plano de instrução para atendimento de ocorrências de roubo a coletivos
Próximo artigo Sine Amazonas divulga 134 vagas de emprego para esta segunda-feira

Mais notícias desta categoria

SES-AM participa de simulado de emergência com múltiplas vítimas

4 horas atrás

Saúde alinha rede pública e privada da capital e do interior sobre fluxo de atendimento a casos suspeitos de intoxicação por metanol

4 horas atrás

SSP-AM mantém policiamento fortalecido nas comunidades da Reserva de Desenvolvimento Sustentável no rio Negro

5 horas atrás

Atendimento especializado no Caic TEA transforma a rotina de mães atípicas na zona leste de Manaus

5 horas atrás

Hospital Público Veterinário do Amazonas segue com atendimentos clínicos e emergenciais

7 horas atrás

Expoagro 2025: Órgãos do Governo do Amazonas garantem bom funcionamento de todas as estruturas junto à população e produtores

7 horas atrás

FVS-RCP incentiva uso responsável de medicamentos e alerta para riscos da automedicação

8 horas atrás

Polícia Civil divulga imagem de homem que desapareceu após sair de casa na zona sul de Manaus

8 horas atrás

Outubro Rosa: Centros de Convivência se destacam como espaço de acolhimento para mulheres em tratamento de câncer

8 horas atrás

Grêmios estudantis das escolas estaduais da capital se mobilizam para participar do Saeb 2025

8 horas atrás

Estudantes da Escola Estadual Francisco Albuquerque protagonizam a 1ª Mostra da Feira Científica

8 horas atrás

Novas exposições na Galeria do Largo reforçam pluralidade da arte contemporânea amazonense

8 horas atrás
Prazo para se inscrever no programa inédito da Fapeam, ‘Aqua CT&I’, encerra dia 13 de outubro
SSP-AM realiza mutirão de entregas da Carteira de Identidade em área rural de Manaus
Governo do Amazonas realiza Aulão Solidário de Defesa Pessoal Feminina em alusão ao Outubro Rosa
Seap-AM reforça papel do sistema prisional nas políticas de segurança pública em reunião de comissão da Aleam
Expoagro 2025 movimenta mais de R$224,4 milhões no agronegócio no Amazonas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?