Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Hemoam se une ao Cremam para implementação de boas práticas na transfusão de sangue no estado
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Hemoam se une ao Cremam para implementação de boas práticas na transfusão de sangue no estado
Governo do Amazonas

Hemoam se une ao Cremam para implementação de boas práticas na transfusão de sangue no estado

4 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Programa envolve protocolos para redução de riscos inerentes à transfusão de sangue

Foto: Felipe Nascimento/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) acaba de se unir ao Conselho Regional de Medicina do Amazonas (Cremam) para a implementação do PBM – Patient Blood Management, programa que envolve uma série de protocolos para a redução dos riscos inerentes à transfusão de sangue, com maior qualidade na assistência e diminuição dos processos de transfusão.

A UNIÃO de esforços foi selada na quinta-feira (10/07), durante uma reunião entre a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, o diretor de Hemoterapia do Hemoam, Sérgio Albuquerque, a 1ª secretária e presidente da Comissão de Segurança do Paciente do Cremam, Tatiane Aguiar, além da responsável técnica da Agência Transfusional (AT) do Hemoam, Ana Kedma, a responsável pela AT do Complexo Sul, Glória Regina, e da chefe do departamento do ciclo do sangue do Hemoam, Maria José Coelho.

“Nós estamos somando esforços com o Cremam pois acreditamos na capilaridade da entidade de alcançar, principalmente, os médicos que são os profissionais que normalmente são responsáveis pela indicação de transfusão aos pacientes”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Foto: Felipe Nascimento/Hemoam

Durante o encontro, a primeira secretária e presidente da comissão de segurança do paciente do Cremam, Tatiane Aguiar, propôs a criação de uma câmara técnica de hematologia e hemoterapia para analisar os dados e estatísticas, sob as perspectivas técnicas e éticas das transfusões realizadas no Amazonas. “O objetivo é garantir o uso racional do sangue e de seus produtos e, especialmente, a segurança do paciente”, frisou Tatiane. Em 2024, o Hemoam contabilizou 74.249 pacientes transfundidos em todo o estado.

De acordo com o diretor de Hemoterapia do Hemoam, Sérgio Albuquerque, o PBM é uma abordagem multidisciplinar que, além repercutir na segurança do paciente, PODE gerar uma economia significativa para o estado. “Além do ganho na saúde do paciente temos exemplo do hemocentro do Ceará (Hemoce), que economizou mais de R$ 100 milhões em oito anos praticando o PBM”, destacou.

Segundo o diretor, o Hemoam vem trabalhando a implantação do programa há pelo menos 12 meses, com adesão das práticas preconizadas pelo PBM e educação das equipes internas e das agências transfusionais, que atuam na hemoterapia na capital. Em meados de novembro o Hemoam em parceria do Cremam realizará um simpósio trazendo experiências e práticas do PBM no país.

O post Hemoam se une ao Cremam para implementação de boas práticas na transfusão de sangue no estado apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Qualificação de Secretários: Transforme Sua Carreira Agora
Próximo artigo Livro ‘Palavras Amenas’ é lançado na Biblioteca Pública do Amazonas neste sábado

Mais notícias desta categoria

Carnaval na Floresta: Construção dos galpões das escolas de samba do Grupo de Acesso começa na próxima semana

5 horas atrás

Com apoio do Governo do Amazonas, Gol do Brasil incentiva formação esportiva e inclusão social em Manaus

11 horas atrás

Ipaam multa posseiro em mais de R$ 24,3 milhões pelo maior desmatamento do ano em Borba

11 horas atrás

Coral do Amazonas encanta o público com o concerto ‘Joias do Barroco’ no Palácio Rio Negro

11 horas atrás

Governador Wilson Lima entrega sete novas viaturas e reforça a segurança em Tabatinga

13 horas atrás

IML busca por familiares de Irany Santos de Lima que faleceu em Manaus

13 horas atrás

Central Integrada de Fiscalização interdita três bares na zona norte de Manaus

13 horas atrás

COP30: UGPE e Sedurb apresentam programas que aliam infraestrutura com sustentabilidade ambiental

15 horas atrás

Legado e história: Polícia Militar do Amazonas realiza solenidade do Dia do Veterano e homenageia policiais da reserva

15 horas atrás

Pela primeira vez, Carauari recebe Castramóvel para castração e vacinação de animais

16 horas atrás

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

16 horas atrás

Governo do Amazonas conclui ciclo de capacitações e avança na implantação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Igarapé do Quarenta

1 dia atrás
Show ‘Manaus – Canção, Choro e Poesia’ celebra a cidade e a música amazonense no Teatro Amazonas
Operação RecuperaFone fiscaliza nove lojas e assistências técnicas no bairro Manoa
FCecon recebe nova visita de consultores do Ministério da Saúde para projeto de melhorias hospitalares
Detran-AM entrega mais de 500 kits de segurança do projeto Motociclista Legal, no município de Tabatinga
Programa Crédito Rosa promove o 1° Bazar das Mulheres Empreendedoras na Seas
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?