Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue
Governo do Amazonas

Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue

3 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

Sem furo no dedo, equipamento verifica taxa de hemoglobina de forma indolor

Foto: Leonardo Mota/Hemoam

A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) passará a contar com um NOVO equipamento para aferição da taxa de hemoglobina, que é um teste rápido realizado antes da doação para se certificar que o doador não está com anemia no ato da coleta de sangue.

São quatro hemoglobinômetros que verificam a hemoglobina de forma não invasiva, ou seja, de forma indolor. O NOVO método utiliza um sensor óptico de leitura que dispensa o furo no dedo. A técnica traz mais segurança e conforto para o doador de sangue.

“A implantação desse equipamento segue uma tendência nacional de modernização dos processos de triagem nos hemocentros. Nossa prioridade é garantir uma experiência cada vez mais segura e humanizada aos doadores, que são peças fundamentais na manutenção dos estoques de sangue do estado”, disse a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

Além de melhorar a experiência do doador, os novos hemoglobinômetros também otimizam os fluxos de atendimento, permitindo que o teste seja feito pelo mesmo profissional responsável pela entrevista clínica, sem a necessidade de pré-triagem separada.

“O hemoglobinômetro representa um avanço significativo no processo de triagem, pois a gente suprime a etapa do hematócrito e passa a fazer o hemoglobinômetro durante a entrevista com o doador, ou seja, reduz muito o tempo, e é também mais confortável para quem tem medo da furada no dedo pois ela deixa de existir”, disse o diretor técnico, Sérgio Albuquerque.

Fotos: Leonardo Mota/Hemoam

Além do conforto aos doadores e mais agilidade no atendimento, o NOVO hemoglobinômetro também trará economia na compra de insumos descartáveis, reduzindo a geração de resíduos infectantes e perfurocortantes.

O treinamento dos profissionais do Hemoam acontece de 1º a 4 de setembro com a consultora técnica Sachie Terimo. /Na próxima segunda-feira (08/09) os novos dispositivos já estarão integrados à rotina da triagem de doadores. A aquisição dos equipamentos foi feita por meio de emenda parlamentar no valor de quase R$300 mil.

O post Hemoam inaugura teste que verifica anemia de forma não invasiva em doadores de sangue apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Comissão aprova projeto com medidas para incentivar a economia criativa
Próximo artigo Governo Presente: ações na zona oeste seguem esta semana junto à população

Mais notícias desta categoria

Governo do Amazonas apresenta soluções de moradia Monte Horebe aprovadas pelos moradores e com início em 2026

12 horas atrás

Governo do Amazonas autoriza obras do Asfalta Amazonas em Pauini com investimento de R$ 7 milhões

14 horas atrás

SSP-AM faz operação em sucatarias de Manaus para apurar comércio irregular de fios de cobre

14 horas atrás

Mobilização no HPS Platão Araújo reforça doação de sangue e coleta 39 bolsas em quatro horas

14 horas atrás

Forestur aprova novo Plano Estadual de Turismo com metas de crescimento até 2035 e define agenda para 2026

17 horas atrás

Governo do Amazonas realiza devolução de motocicletas e entrega mais de 100 veículos a proprietários após operação no rio Madeira

17 horas atrás

Projeto Capoeiragem realiza evento sociocultural em Parintins com entrega de certificados, aulão e roda aberta no dia 29/11

17 horas atrás

SES-AM realiza I Encontro Estadual de Gestão do Trabalho em Manaus e lança Sistema Conexão DGTES

17 horas atrás

Circuito Natalino é aberto em 27/11 com concerto do Coral do Amazonas e da Filarmônica na Catedral de Manaus

17 horas atrás

Projeto Imortais da Negritude mobiliza escola estadual de Manaus em apresentações sobre personalidades negras

18 horas atrás

Receita Federal assume emissão do CNPJ a partir de 1º de dezembro e altera fluxo de registro empresarial

18 horas atrás

Sine Amazonas disponibiliza 134 vagas de emprego com atendimento presencial nesta sexta-feira

19 horas atrás
Amazonas registra queda de roubo a pedestre superior a 52% na última década
Troca de livros e gibis em Manaus incentiva leitura e circulação de obras no centro
Cosama lança campanha Fique em Dia com a Cosama para renegociação de dívidas com descontos e parcelamento até 31 de dezembro de 2025
Exposição Bernardo Ramos reúne moedas, cédulas e medalhas em Manaus e marca 125 anos do museu de numismática
Sepet-AM resgata 24 cães vítimas de maus-tratos em Manaus e pede adoção responsável
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?