O Laboratório de Ictiologia e Ordenamento Pesqueiro do Vale do Rio Madeira – LIOP, juntamente com o PELD Sudoeste da Amazônia, e com a colaboração do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA, do Programa de Pesquisa em Biodiversidade – PPBio, e do Projeto Synergize (SYNthesising Ecological Responses to deGradation In amaZonian Environments, realiza, nos dia 8 e 9 de novembro, a partir do projeto “Guia ilustrado dos peixes de igarapés da BR-319 – Sudoeste da Amazônia: uma introdução sobre a biodiversidade”, aprovado pelo edital N° 001/2022 – POP C, T&I da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, o lançamento de um guia sobre a diversidade de peixes de igarapés da BR-319.
Esse guia é fruto de esforços dos parceiros do projeto e compreende umas das ações de popularização da ciência que fazem parte do projeto “PELD Sudoeste da Amazônia – PELD PSAM”, coordenado pelo professor William Ernest Magnusson e aprovado por meio da Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS/PELD nº 21/2020 Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração. Este será o terceiro guia produzido pelo PELD-PSAM.
O atual projeto também contemplou a tradução desse guia e de outros para a língua indígena da etnia Juma (tronco linguístico do Tupi-Kawahiva), como os guias de “Cobras Venenosas e Espécies Semelhantes da Região de Humaitá” e “Sapos da Região de Humaitá: Uma introdução a diversidade de sapos para Estudante e Ecoturistas”, a fim de promover a inclusão de populações tradicionais e indígenas no processo educativo.
Baixe o guia aqui: https://abre.ai/guiadepeixes
O lançamento do guia de peixes tem como objetivo oferecer uma breve introdução sobre a biodiversidade de peixes de igarapés do interflúvio Purus-Madeira, suas características e curiosidades. Através dele, também será possível conhecer as espécies que já foram registradas ao longo da BR-319, do que elas se alimentam e como vivem. Este evento tem o objetivo de despertar a curiosidade dos leitores e os encorajar a conhecer mais sobre a biodiversidade da região e a importância de preservá-la.
O lançamento do guia, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Humaitá – representada pela senhora Arnaldina do Socorro Chagas –, está marcado para os dias 8 e 9 de novembro, com início às 10h, na Escola Municipal Irmã Carmen, com a participação de outras escolas da rede municipal: Dom Bosco, Tancredo Neves e Duque de Caxias.