Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Aceitar
Portal Informe Digital
Search
  • Manaus
  • Amazonas
  • Brasil
  • Meio Ambiente
  • Política
  • Poder Judiciário
  • Conheça o Portal Informe Digital
    • Política de Privacidade
    • Como podemos ajudar?
Lendo: GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 tem primeira reunião sob presidência do Brasil
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
Made by ThemeRuby using the Foxiz theme. Powered by WordPress
Portal Informe Digital > Blog > Brasil > GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 tem primeira reunião sob presidência do Brasil
BrasilMeio Ambiente

GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20 tem primeira reunião sob presidência do Brasil

Por biblia
Última atualização: 9 de fevereiro de 2024
6 Min Lidos
Compartilhar

Os ministérios do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e das Relações Exteriores (MRE) realizaram segunda e terça-feira (29 e 30/1) a primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Sustentabilidade Ambiental e Climática do G20. A iniciativa busca promover a cooperação entre os países para avançar a agenda ambiental, buscar soluções para a emergência climática e promover o desenvolvimento sustentável.A reunião virtual foi conduzida pelo embaixador André Corrêa do Lago, secretário de Clima, Energia e Meio Ambiente do MRE. O secretário de Meio Ambiente Urbano e Qualidade Ambiental, Adalberto Maluf, e as secretárias de Mudança do Clima, Ana Toni, e de Bioeconomia, Carina Pimenta, representaram o MMA. 
Em declaração por vídeo, a ministra Marina Silva afirmou que a presidência brasileira do G20 “direcionará os trabalhos com um olhar solidário e construtivo, buscando criar pontes entre países desenvolvidos e países em desenvolvimento”.
“Trata-se de oportunidade única de acelerar as transformações necessárias para combater a emergência climática, a perda de biodiversidade e a ameaça de desertificação”, afirmou a ministra. “Uniremos esforços para reduzir as desigualdades sociais e promover um novo ciclo de prosperidade, fortalecendo os pilares do desenvolvimento sustentável.”
Representantes dos países-membros e convidados acompanharam a reunião do GT, que tem quatro eixos temáticos:

Adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos; 

Pagamentos por serviços: valoração e preservação de serviços ecossistêmicos; 

Oceanos; 

Resíduos e economia circular. 

O G20 também terá uma Força-Tarefa para a Mobilização Global contra a Mudança do Clima e uma Iniciativa sobre Bioeconomia, duas linhas de trabalho transversais às atividades do GT.
“Tópicos como energia, mitigação e Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs, na sigla em inglês) serão tratados pela força-tarefa de combate à mudança do clima. A presidência brasileira do G20 elevou esses temas para além dos grupos de trabalho, garantindo abordagem mais transversal”, afirmou Ana Toni. 
A força-tarefa, disse a secretária, será focada em temas como meios de implementação das NDCs e o alinhamento de financiamento climático para acelerar o processo de descarbonização. 
Quatro eixos
Sob o comando brasileiro, o GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática terá pela primeira vez um eixo dedicado à adaptação preventiva e emergencial frente a eventos climáticos extremos, intensificados pela mudança do clima. 
No eixo de Oceanos, expectativas incluem fortalecer a implementação de Planejamentos Espaciais Marinhos, reforçar a necessidade de integrar oceanos e zonas costeiras às novas NDCs, que os países precisarão apresentar em 2030, e acelerar a ratificação e a mobilização de recursos para a implementação do Tratado para Biodiversidade Além da Jurisdição Nacional (BBNJ, na sigla em inglês). O acordo de 2023 determina regras para atividades relacionadas a recursos biológicos realizadas em alto-mar e em fundos marinhos internacionais.
No eixo de pagamentos por serviços ecossistêmicos, o objetivo será mobilizar as grandes economias do planeta em discussões para avançar os compromissos assumidos no Acordo de Kunming-Montreal, de 2022, como proteger 30% da superfície do planeta e restaurar 30% dos ecossistemas degradados até 2030. 
“Outra contribuição será o olhar brasileiro sobre pagamento por serviços ecossistêmicos. A abordagem não se limita à natureza, mas aborda sobretudo as populações e os modos de vida tradicionais e culturais que envolvem manutenção, proteção e restauração dos nossos ecossistemas”, disse Carina Pimenta. 
No eixo de resíduos e economia circular, a prioridade será o fomento da cooperação internacional e desenvolvimento de projetos. A intenção é que a troca de conhecimento e experiências promova soluções compartilhadas e uma economia circular mais inclusiva. 
“Os focos são a reciclagem, o impacto para os trabalhadores, questões sociais e melhorias que deixem o setor mais sustentável e permitam trazer temas de economia circular e resíduos para as metas climáticas dos países”, afirmou o secretário Adalberto Maluf. 
G20
O G20, que reúne 19 das maiores economias do planeta, além da União Europeia e da União Africana, é um fórum de cooperação econômica internacional que atua na definição e no reforço da arquitetura e da governança global sobre as principais questões econômicas do planeta. O Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo em 1º de dezembro de 2023 e permanecerá até 30 de novembro de 2024. 
O GT coordenado por MMA e MRE é um dos 15 da Trilha de Sherpas, vertente do G20 dedicada a discutir a agenda da cúpula dos líderes, em 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro. Há também a Trilha de Finanças, que trata de assuntos macroeconômicos estratégicos.
Além dos países-membros, oito nações e 12 organizações internacionais acompanham o G20 como convidados em 2024. O GT de Sustentabilidade Ambiente convidou outros cinco países e seis organismos internacionais para suas reuniões. 
A próxima reunião do GT de Sustentabilidade Ambiental e Climática será presencial em Brasília (DF), em abril. O terceiro encontro acontecerá em junho, na cidade de Manaus (AM). A reunião ministerial do grupo de trabalho está prevista para outubro, no Rio de Janeiro. 
Há também previsão de novas sessões de debate com a sociedade civil como parte do G20 Social, proposta do governo federal para ampliar a participação social nas discussões oficiais. O primeiro encontro aconteceu no último dia 26.

Tags:Manausmeio ambiente
Compartilhar esse artigo
Facebook E-mail Copy Link Print

SUBSCRIBE NOW

Subscribe to our newsletter to get our newest articles instantly!
[mc4wp_form]

HOT NEWS

Título Notícia

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Vestibulum blandit, elit nec vulputate ullamcorper, metus…

1 de janeiro de 1970

Wilson Lima ressalta que Lei do Gás deve ser construída de forma responsável

Governador afirmou que Lei deve ser encaminhada à Aleam dentro de um mês O governador…

1 de janeiro de 1970

Matéria de teste para treinamento de edição de notícias

Instrumento de solução de controvérsias, com o objetivo de evitar discrepâncias entre os Estados em…

1 de janeiro de 1970

Você também pode gostar

Nacional

Paula Litaiff: Da Imprensa à Pesquisa, Fortalecendo o Diálogo sobre Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

O Legado de Paula Litaiff e a Contribuição para a Pesquisa em Gênero na UFAM

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: O Olhar da Comunicação para a Pesquisa da UFAM sobre Gênero e Poder

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff e a UFAM: Liderança Feminina e Resiliência na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff Fortalece o Gepos da UFAM: Um Novo Capítulo para a Pesquisa em Gênero na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
Nacional

Paula Litaiff: Reforço Estratégico para o Gepos da UFAM e a Pesquisa em Gênero e Poder na Amazônia

Por Redação Informe Digital
30 de junho de 2025
We use our own and third-party cookies to improve our services, personalise your advertising and remember your preferences.
  • Jobs Board
  • About Us
  • Contact Us
  • Privacy Policy
  • Exclusives
  • Learn How
  • Support
  • Solutions
  • Terms And Conditions
  • Editorial Policy
  • Marketing Solutions
  • Industry Intelligence

Follow US: 

Foxiz Quantum US

The Business Centre 132, My Street Kingston, New York 12401 United States
Tel: +1-541-234-3010

  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?