Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Grupo Jurubebas apresenta peça ‘Vila dos Vagalumes’ sobre o Mundo das Encantarias Amazônicas
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Grupo Jurubebas apresenta peça ‘Vila dos Vagalumes’ sobre o Mundo das Encantarias Amazônicas
Governo do Amazonas

Grupo Jurubebas apresenta peça ‘Vila dos Vagalumes’ sobre o Mundo das Encantarias Amazônicas

8 meses atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Com direção de Felipe Maya Jatobá e Robert Moura, a peça traz a reflexão sobre como a urbanização descontrolada PODE afetar não somente os ecossistemas, mas também o mundo das encantarias

FOTOS: Divulgação

O Grupo Jurubebas de Teatro apresenta na sexta-feira (14/02), às 19h30, a estreia do espetáculo “Vila dos Vagalumes”, no Buia Teatro Company, rua Dona Libânia, 300, Centro. A peça, com direção artística de Felipe Maya Jatobá e Robert Moura, nos faz refletir sobre como a urbanização descontrolada PODE afetar não somente os ecossistemas, mas também o Mundo das Encantarias. O evento tem entrada gratuita e acessibilidade em Libras.

Em meio a uma vila permeada pelo Mundo das Encantarias Amazônicas, onde vivem os vagalumes encantados, uma empreiteira se torna ameaça ao pretender construir um pequeno parque de diversões, pondo em risco os seres que ali habitam. “Um curumim se transmuta em forma de bicho-gente para salvar a espécie e preservar o mundo dos encantados”, destaca Felipe Jatobá, diretor e dramaturgo do espetáculo.

O projeto foi contemplado pelo edital de chamamento público N°03/2023 da Lei Paulo Gustavo, com o apoio do Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria de Cultura e economia criativa do Amazonas, e do Conselho Estadual de Cultura

Processo criativo

O processo de criação da obra nasce a partir de um desejo do grupo de se aproximar cada vez mais das narrativas amazônicas para, enfim, entrar no universo sobrenatural das encantarias. Essas referências partem de uma vivência pessoal dos diretores Felipe Maya Jatobá e Robert Moura, que assumiram a direção e dramaturgia da obra e se embrenharam no meio das matas para entrar no universo sobrenatural das encantarias amazônicas, trazendo um olhar lúdico para a encenação do espetáculo.

“Nosso espetáculo uniu elementos da dança popular, a partir da nossa pesquisa em ritmos afro-amazônicos, e teatro contemporâneo, linguagem do próprio grupo, para construir esse imaginário do espetáculo. A gente conseguiu a partir dessa “caldeirada cultural” propor uma obra que dialoga com o imaginário amazônico e resgata histórias tradicionais de localidades ribeirinhas”, explica Felipe Maya Jatobá.

FOTOS: Divulgação

O diretor conta que o processo de montagem da obra levou em torno de três meses até sua grande estreia, além disso, o espetáculo conta com acessibilidade em Libras, rampas acessíveis e staffs de apoio para PcDs, tudo para garantir a melhor experiência e maior alcance desse trabalho.

Elenco em cena

A peça é estrelada por Robert Moura (Coruja Rasga Mortalha), que dirige e atua no espetáculo, além dos estreantes Henrique Dias (Camaleão) e Henrique Campelo (Vagalume). Ao todo, são 45 minutos de um espetáculo repleto de música, dança e jogo cênico, além de formas animadas como o personagem José, boneco criado pelo artista plástico Orlando Rafael e manipulado por Robert Moura. A obra possui assessoria rítmica de Otávio Di Borba, que realizou oficinas de Gambá para o grupo durante o processo criativo.

Linguagens artísticas

O espetáculo possui uma mistura de linguagens entre dança popular e teatro, o que se dá por meio de coreografias realizadas pelos protagonistas do espetáculo, sob preparação da atriz e diretora Ana Caroline e suas referências e pesquisa em corpos periféricos, realizadas nos estados do Amapá e Piauí. Já a preparação de atores foi realizada por Jones Barsou, que traz para o processo sua experiência com técnicas circenses no preparo do corpo dos atores.

A cenografia do espetáculo remete aos terreiros de Coco de Roda, manifestação cultural afro-indígena que envolve dança, música e poesia e está bastante presente no interior do Maranhão e se assemelha em alguns casos com o Gambá.

Já os figurinos remetem aos animais presentes no roteiro. Porco do Mato, Camaleão, Bicho Preguiça e Coruja são criados a partir de máscaras teatrais, assinadas por Henrique Dias. Os figurinos se inspiram nos designs de costumes como os presentes nas manifestações folclóricas como Carnaval, Boi-bumbá, Ciranda de Manacapuru, entre outros.

São elementos que permitem ao espectador vislumbrar outras possibilidades criativas de apresentar esses animais que representam seres encantados da floresta amazônica. Para o público que deseja assistir à peça “Vila dos Vagalumes”, a obra estará disponível a partir do dia 14 de fevereiro, no canal do Grupo Jurubebas no YouTube e no site www.grupojurubebas.com

O post Grupo Jurubebas apresenta peça ‘Vila dos Vagalumes’ sobre o Mundo das Encantarias Amazônicas apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:Amazonas
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Moradores do bairro Flores comemoram serviço de recuperação asfáltica realizado pela Prefeitura de Manaus
Próximo artigo Detran-AM oferece curso de especialização e atualização de mototaxista, em Tefé

Mais notícias desta categoria

Instituição Colaboradora: FUnATI é destaque no Prêmio Excelência Telessaúde da UEA

4 horas atrás

Tráfego na alça Solimões e Autaz Mirim será desviado para obras do gasoduto UTE Manaus 1

4 horas atrás

Mais de 360kg de drogas são apreendidos em ação integrada entre a PMAM, PF, FAB e Gefron/MT

6 horas atrás

Expoagro 2025: Governo do Amazonas e Faea promovem o 1º Leilão de animais da pecuária

6 horas atrás

Obras de saneamento básico do Prosai Parintins vão proporcionar a valorização dos imóveis na cidade

6 horas atrás

Mais de 1,5 mil pessoas participaram do Feirão de Empregabilidade do Sine Amazonas

7 horas atrás

Sedecti e Centro de Inovação do Einstein discutem projetos científicos com foco na saúde para o Amazonas

7 horas atrás

Idam e instituições parceiras levam capacitação em pecuária a produtores rurais de Itacoatiara

7 horas atrás

Governador Wilson Lima vistoria obras de modernização do Hospital e Pronto-Socorro Platão Araújo e do Complexo Hospitalar Sul

7 horas atrás

Expoagro 2025: FVS-RCP leva prevenção e saúde ao campo

10 horas atrás

Expoagro 2025: Ipaam divulga programação de palestras com foco em licenciamento e conservação ambiental

10 horas atrás

Fepiam lança Plano de Integridade e Código de Ética com apoio da CGE-AM

11 horas atrás
Oficina de estamparia em ecobags estimula criatividade e sustentabilidade entre alunos do Ceti Elisa Bessa Freire
Procon Amazonas sedia o 2º Fórum de Direito do Consumidor da Região Norte
HPS Platão Araújo completa 19 anos e é homenageado na Aleam
UGPE avança no processo de regularização de imóveis dos parques residenciais antigos do Prosamin+
Servidores da Adaf recebem treinamento on-line acerca da praga Vassoura-de-Bruxa da Mandioca
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?