Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho tem pressa em entregar proposta de novo sistema de segurança para a Câmara
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Grupo de trabalho tem pressa em entregar proposta de novo sistema de segurança para a Câmara
Nacional

Grupo de trabalho tem pressa em entregar proposta de novo sistema de segurança para a Câmara

8 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

10/04/2025 – 16:16  

Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Primeiro-secretário da Câmara e coordenador do grupo de trabalho, deputado Carlos Veras

Foi instalado nesta quinta-feira (10) o grupo de trabalho criado pela Presidência da Câmara para elaborar e propor uma solução tecnológica de identificação e controle de acesso, além de um protocolo de segurança para garantir mais proteção ao patrimônio, às instalações e às pessoas em circulação nas dependências e arredores da Câmara dos Deputados.

“Nós estamos aqui preparando um estudo para apresentar à Mesa Diretora para a gente poder organizar e modernizar a segurança aqui na Casa”, disse o coordenador do grupo, o primeiro-secretário da Câmara, deputado Carlos Veras (PT-PE).

Na reunião desta quinta, o grupo definiu um calendário e pretende entregar uma proposta o quanto antes. “Nós temos um prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado por mais 90 dias, mas vamos trabalhar com todas áreas técnicas que compõem o grupo de trabalho para a gente poder concluir esse estudo o mais rapidamente possível”, disse.

O grupo de trabalho foi criado porque a Câmara recebe, semanalmente, a visita de diferentes grupos sociais de todas as partes do país. Em dias de alta produção legislativa, isso resulta na circulação de mais de 20 mil pessoas pela Casa.

O ato que criou o grupo cita a “crescente organização de grupos radicais orientados a promover atos de violência contra as instituições democráticas, os quais causam prejuízos ao bom andamento dos trabalhos legislativos” e também considera “recentes episódios que apontam para pessoas na posse de explosivos circulando livremente em locais próximos à Casa, colocando em risco a segurança de pessoas e instalações”.

Os atuais sistemas de identificação e de controle de acesso à Câmara foram considerados ineficientes e em desalinho com as melhores práticas de segurança. O NOVO sistema terá a tarefa de oferecer a trabalhadores e visitantes “protocolos de segurança compatíveis com o grau de exposição a ataques terroristas a que está exposta a instituição”.

O deputado Carlos Veras acredita que a troca de informações com outros órgãos como o Supremo Tribunal Federal e o avanço da tecnologia poderão garantir esses protocolos de segurança.

“A tecnologia está avançando, e a gente não PODE ficar para trás, a gente precisa aproveitar o avanço das novas tecnologias para aperfeiçoar o acesso à Casa. Para a gente poder otimizar, inclusive diminuindo as filas, fazendo com que as pessoas possam ter um acesso mais rápido à Câmara dos Deputados. A tecnologia vem para isso.”

O grupo de trabalho é composto por representantes de órgãos da Casa, como a Secretaria-Geral da Mesa, a Assessoria de Projetos e Gestão, a Diretoria Administrativa e o Departamento de polícia Legislativa. A colaboração com o grupo de trabalho não é remunerada, mas a Câmara poderá custear despesas com transporte, hospedagem e organização de eventos, desde que autorizadas pelo presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB).

Reportagem – Paula Moraes
Edição – Geórgia Moraes

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Base Arpão 3: Cão policial encontra 14 quilos de drogas escondidos em malas
Próximo artigo Projeto ‘Aprender Lutando’ promove inclusão na rede municipal de ensino

Mais notícias desta categoria

Comissão discute impacto do turismo off-road no Brasil

2 dias atrás

Comissão aprova regras para reduzir insalubridade de educadores em presídios

2 dias atrás

Comissão aprova agravante para violência institucional contra mulher vítima de violência doméstica

2 dias atrás

Comissão aprova projeto que prevê cursos e campanhas para incentivar a parentalidade positiva

2 dias atrás

Comissão aprova uso obrigatório de fonte tamanho 14 em comunicações para idosos

2 dias atrás

Comissão de Saúde aponta entraves ao acesso de informações e falhas estruturais em unidades do AM

2 dias atrás

Comissão aprova prioridade a pessoas idosas ou com câncer em serviços odontológicos do SUS

3 dias atrás

Comissão debate educação na primeira infância

3 dias atrás

Grupo de Trabalho debate padrões de fabricação de suplementos alimentares

3 dias atrás

Hugo Motta anuncia que relatório da PEC da Segurança Pública será apresentado aos líderes na terça-feira

3 dias atrás

Câmara homenageia os 20 anos do Ligue 180 na defesa das mulheres; assista

3 dias atrás

Comissão debate desestatização da hidrovia do Rio Madeira, em Rondônia

3 dias atrás
Parlamentares derrubam vetos a projeto que trata da remuneração dos servidores do Senado
Deputados e senadores rejeitam vetos a projeto de renegociação de dívidas dos estados
Lei de Incentivo ao Esporte se torna política permanente
Comissão aprova penas mais duras para tráfico de drogas com uso de aeronaves
Congresso derruba vetos de Lula ao licenciamento ambiental
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?