Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho define calendário para entregar sugestões de reforma administrativa até 14 de julho
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Grupo de trabalho define calendário para entregar sugestões de reforma administrativa até 14 de julho
Nacional

Grupo de trabalho define calendário para entregar sugestões de reforma administrativa até 14 de julho

2 meses atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

10/06/2025 – 22:51  

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Reunião desta terça-feira do grupo de trabalho sobre a reforma administrativa

O coordenador do grupo de trabalho da Câmara dos Deputados sobre a reforma administrativa, deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), anunciou nesta terça-feira (10) que todas as conclusões do colegiado deverão ser apresentadas até 14 de julho.

Segundo o parlamentar, o colegiado deverá produzir propostas para mudanças na administração pública, visando a qualidade dos serviços oferecidos à população, sem buscar, necessariamente, algum eventual impacto nas contas públicas.

“A premissa principal é produzir um arcabouço legal para dar maior capacidade ao Estado, independente do tamanho que tenha, para que esse Estado possa entregar mais ao cidadão”, explicou o coordenador do grupo de trabalho.

“O grupo de trabalho não vai trabalhar para reduzir direitos de servidores, tocar no tema da estabilidade”, ressaltou Pedro Paulo. “O servidor não é o vilão da história, é o agente da transformação que precisamos fazer no Estado”, avaliou.

Primeiro debate
O grupo de trabalho realizou a primeira audiência pública nesta manhã. Durante o debate, representantes de organizações civis sugeriram ideias para avanços na administração pública. Em comum, houve cobrança pelo fim dos supersalários.

“Os supersalários, essa é uma questão moral”, argumentou a diretora executiva do Movimento Brasil Competitivo, Tatiana Ribeiro. “Esse tema já passou pela Câmara, pelo Senado, existe maturidade institucional para avançar”, disse ela.

Embora sejam apenas 0,03% de todas as remunerações na administração pública, os supersalários têm um impacto significativo, destacou na audiência a presidente do conselho do Movimento Pessoas à Frente, Vera Monteiro. “Em 2023, os estudos revelam um número chocante: R$ 11 bilhões pagos acima do teto constitucional”, informou. “Se queremos resultados, é preciso enfrentar problemas reais, que exigem soluções legislativas”, disse ela.

Conforme a Constituição, o teto remuneratório dos servidores públicos é equivalente ao subsídio pago mensalmente aos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), no valor bruto de R$ 46.366,19 desde 1º de fevereiro de 2025.

Renato Araújo/Câmara dos Deputados

Pedro Paulo, coordenador do grupo de trabalho sobre a reforma administrativa

A Emenda Constitucional 135, promulgada pelo Congresso Nacional, pretende coibir os supersalários no serviço público, mas falta a regulamentação. A medida é uma das prioridades do Ministério da Fazenda para ajuste nas contas públicas.

Ainda durante o debate, a presidente do conselho do Instituto República, Renata Vilhena, citou a necessidade de ajustes nas carreiras do serviço público, desde os concursos até os critérios de remuneração e para avaliação de desempenho.

Expectativas
Criado em 28 de maio pelo presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), o grupo de trabalho terá até 45 dias para concluir a discussão e apresentar um relatório. As sugestões poderão ser votadas pelo Plenário antes do próximo recesso parlamentar, em julho.

Segundo Hugo Motta, a ideia não é retirar direitos dos servidores públicos, mas incentivar a meritocracia e liberar recursos para outras ações estratégicas. Ele defendeu o uso de tecnologias para melhorar a prestação de serviços públicos.

O deputado Pedro Paulo disse ainda que, além das sugestões dos 14 integrantes, o grupo de trabalho está recebendo contribuições da sociedade. Esse material deverá ficar disponível na internet, na página oficial do colegiado, para consultas.

Participaram da audiência pública os deputados André Figueiredo (PDT-CE), Julio Lopes (PP-RJ), Neto Carletto (Avante-BA), Pedro Campos (PSB-PE), Pedro Uczai (PT-SC) e Zé Trovão (PL-SC).

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Pierre Triboli

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Câmara aprova regras para regularização de imóveis rurais em áreas de fronteira
Próximo artigo Prefeito David Almeida recebe homenagem do Poder Judiciário por avanços na regularização fundiária em Manaus

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova criação de carteira nacional de identificação da pessoa com epilepsia

4 horas atrás

Hugo Motta envia representações contra 20 deputados ao Conselho de Ética

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que transforma maus-tratos e abandono de idosos em crime hediondo

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que proíbe a venda de produtos em presídios

5 horas atrás

Comissão aprova projeto que renova celebração do Biênio da Primeira Infância do Brasil

5 horas atrás

Comissão debate reserva estratégica soberana de bitcoins

6 horas atrás

Comissão aprova prorrogação de incentivos para internet das coisas e antenas via satélite

6 horas atrás

Comissões debatem racismo ambiental e justiça climática

6 horas atrás

Comissão aprova manutenção de condições do crédito rural em caso de renegociação de dívida

9 horas atrás

Qualidade de suplementos alimentares é tema de debate na Câmara na próxima semana

9 horas atrás

Audiência na Câmara discute diagnóstico e tratamento da Ataxia de Friedreich

9 horas atrás

Comissão aprova flexibilização fiscal para ações em calamidades públicas

10 horas atrás
Comissão aprova aumento de penas para crimes praticados contra idosos
Pescadores artesanais criticam mudanças nas regras para acesso ao seguro-defeso; assista
Comissão de Segurança Pública debate combate a crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes
Relator defende projeto sobre segurança de crianças na internet que está na Comissão de Comunicação; ouça
Especialistas apontam preocupações com impacto da IA sobre direitos humanos
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?