Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis
Manaus

Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis

3 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Como preparação para o lançamento do “Programa para a Promoção de construções Sustentáveis em Manaus e Certificação EDGE”, que acontecerá, na próxima semana, na capital amazonense, a prefeitura finaliza um Projeto de Lei (PL), a ser apresentado ao Poder Legislativo, para incentivar e estimular as iniciativas privadas, públicas e do mercado imobiliário para as chamadas obras verdes.

Após meses de trabalho, participação de oficinas e reuniões técnicas entre secretarias, o projeto está sendo concluído para ser uma lei de incentivo desde aspectos financeiros até urbanísticos e de licenciamento, repensando os impactos da construção e de empreendimentos para benefício sustentável, dos ecossistemas e da sociedade.

Na terça-feira (17/5), em mais uma rodada de ajustes ao PL, a diretoria do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb) e membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) estiveram reunidos para nivelar e padronizar informações, além de consolidar resultados visando o lançamento do programa. O programa tem coordenação do conselho e execução do instituto.

“De forma concreta fizemos a compilação das contribuições das secretarias diretamente envolvidas, para fechar a programação e receber o retorno de demandas internas. Esperamos que até junho possamos encaminhar o projeto de lei de incentivo às construções sustentáveis para aprovação na Câmara Municipal”, comentou o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Andrade explicou que o projeto foi pensado para atender tanto novas obras que busquem a certificação de construções sustentáveis quanto edificações existentes, desde que atendam ao procedimento para obtenção do certificado validado pela International Finance Corporation (IFC), associado ao World Bank Group (Banco Mundial).

O diretor do GMGE, José Arnando Grijó, lembrou que o evento de lançamento será aberto, mas tem direcionamento ao setor da construção civil e toda a cadeia agregada ao mercado imobiliário. “Com o programa, queremos trazer para Manaus as obras de construções sustentáveis dentro de um conceito mundial. Estaremos com a IFC, que faz a certificação específica das edificações”, comentou.

Entre as ações do grupo técnico estão revisão de legislação e adequação; revisão de processos de licenciamento; qualificação, treinamento e capacitação de equipes do Implurb e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), para que a capital amazonense licencie construções verdes. Participam, ainda, das ações a Casa Civil, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf).

construções verdes

Para fortalecer as chamadas construções verdes, a Prefeitura de Manaus integra, desde 2022, o Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das construções Sustentáveis no Brasil (PFC GB no Brasil), iniciativa da IFC, membro do Banco Mundial que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida das pessoas ao estimular o setor privado nos países em desenvolvimento.

Manaus se integra à parceria entre IFC e a Câmara Brasileira da Indústria da construção Civil (Cbic) para promover a certificação de edifícios e construções sustentáveis e fomentar práticas responsáveis no segmento.

Responsabilidade

O programa ajudará Manaus a comunicar as virtudes de projetar e construir edifícios verdes e trilhar o caminho para os prédios zero carbono, além de treinar desenvolvedores e suas equipes no licenciamento e certificação. A colaboração entre o setor público e o setor privado é fundamental para transformar o mercado, ambos investindo no futuro.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Tags:Manausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus volta ao estágio de normalidade
Próximo artigo 11.º Juizado Especial Cível condena por litigância de má-fé autora de ação movida contra instituição financeira  

Mais notícias desta categoria

Prefeitura de Manaus destaca protagonismo tecnológico no ‘Nutanix .NEXT 2026’, em Chicago

12 horas atrás

Prefeitura avança com manutenção asfáltica no bairro São José

14 horas atrás

Prefeitura intensifica recuperação de drenagem profunda no Aleixo

14 horas atrás

Prefeito Renato Junior realiza visita institucional ao TCE-AM

16 horas atrás

Cmei encerra atividades da ‘Semana de Literatura Amazonense’

16 horas atrás

PMM participa de capacitação do Ministério da Igualdade Racial

17 horas atrás

Implurb passa a operar integralmente na nova sede

17 horas atrás

Quarta parcela do ISS Fixo 2026 com desconto para pagamento digital vence nesta sexta-feira, 10/4

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário Passarão e promete revolucionar trânsito na zona Oeste

18 horas atrás

Prefeitura de Manaus acelera obra do complexo viário

18 horas atrás

Consultas de puericultura integram as estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

19 horas atrás

Puericultura: estratégias para acompanhar o crescimento de crianças

19 horas atrás
Prefeitura de Manaus tem alta de 16% em emissão de certidões de endereço pelo Implurb no trimestre
Prefeitura de Manaus realiza ‘Integração dos Professores Ingressantes’ 2026
Prefeitura de Manaus promove ‘Abril Verde’ para prevenção de doenças e acidentes relacionados ao trabalho
Prefeitura de Manaus informa sobre suspensão temporária no sistema do Cadastro Único nesta sexta-feira
Prefeitura avança com recuperação asfáltica no bairro Coroado
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?