Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Manaus > Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis
Manaus

Grupo de trabalho da prefeitura prepara projeto de lei de incentivo para construções sustentáveis

2 anos atrás
Compartilhar
4 Min Lidos

Como preparação para o lançamento do “Programa para a Promoção de construções Sustentáveis em Manaus e Certificação EDGE”, que acontecerá, na próxima semana, na capital amazonense, a prefeitura finaliza um Projeto de Lei (PL), a ser apresentado ao Poder Legislativo, para incentivar e estimular as iniciativas privadas, públicas e do mercado imobiliário para as chamadas obras verdes.

Após meses de trabalho, participação de oficinas e reuniões técnicas entre secretarias, o projeto está sendo concluído para ser uma lei de incentivo desde aspectos financeiros até urbanísticos e de licenciamento, repensando os impactos da construção e de empreendimentos para benefício sustentável, dos ecossistemas e da sociedade.

Na terça-feira (17/5), em mais uma rodada de ajustes ao PL, a diretoria do Instituto Municipal de planejamento urbano (Implurb) e membros do Conselho Municipal de Gestão Estratégica (CMGE) estiveram reunidos para nivelar e padronizar informações, além de consolidar resultados visando o lançamento do programa. O programa tem coordenação do conselho e execução do instituto.

“De forma concreta fizemos a compilação das contribuições das secretarias diretamente envolvidas, para fechar a programação e receber o retorno de demandas internas. Esperamos que até junho possamos encaminhar o projeto de lei de incentivo às construções sustentáveis para aprovação na Câmara Municipal”, comentou o vice-presidente do instituto, arquiteto e urbanista Claudemir Andrade.

Andrade explicou que o projeto foi pensado para atender tanto novas obras que busquem a certificação de construções sustentáveis quanto edificações existentes, desde que atendam ao procedimento para obtenção do certificado validado pela International Finance Corporation (IFC), associado ao World Bank Group (Banco Mundial).

O diretor do GMGE, José Arnando Grijó, lembrou que o evento de lançamento será aberto, mas tem direcionamento ao setor da construção civil e toda a cadeia agregada ao mercado imobiliário. “Com o programa, queremos trazer para Manaus as obras de construções sustentáveis dentro de um conceito mundial. Estaremos com a IFC, que faz a certificação específica das edificações”, comentou.

Entre as ações do grupo técnico estão revisão de legislação e adequação; revisão de processos de licenciamento; qualificação, treinamento e capacitação de equipes do Implurb e das secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) e de Finanças e Tecnologia da Informação (Semef), para que a capital amazonense licencie construções verdes. Participam, ainda, das ações a Casa Civil, o Instituto Municipal de mobilidade urbana (IMMU) e a Secretaria Municipal de infraestrutura (Seminf).

construções verdes

Para fortalecer as chamadas construções verdes, a Prefeitura de Manaus integra, desde 2022, o Programa de Fortalecimento de Capacidades para a Promoção das construções Sustentáveis no Brasil (PFC GB no Brasil), iniciativa da IFC, membro do Banco Mundial que promove o desenvolvimento econômico e a melhoria de vida das pessoas ao estimular o setor privado nos países em desenvolvimento.

Manaus se integra à parceria entre IFC e a Câmara Brasileira da Indústria da construção Civil (Cbic) para promover a certificação de edifícios e construções sustentáveis e fomentar práticas responsáveis no segmento.

Responsabilidade

O programa ajudará Manaus a comunicar as virtudes de projetar e construir edifícios verdes e trilhar o caminho para os prédios zero carbono, além de treinar desenvolvedores e suas equipes no licenciamento e certificação. A colaboração entre o setor público e o setor privado é fundamental para transformar o mercado, ambos investindo no futuro.

— — —

Texto – Claudia do Valle/Implurb

Fotos – Divulgação/Implurb

Tags:Manausmanchetemeio ambientePrefeitura de Manaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Manaus volta ao estágio de normalidade
Próximo artigo 11.º Juizado Especial Cível condena por litigância de má-fé autora de ação movida contra instituição financeira  

Mais notícias desta categoria

Prefeito David Almeida destaca segurança, integração e projeção nacional na abertura do ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

5 horas atrás

Prefeitura de Manaus encaminha projeto de Lei da ‘Reforma da Previdência Municipal’ para apreciação na CMM

7 horas atrás

Prefeitura de Manaus divulga lista de aprovados no PSS para vacinadores da campanha antirrábica 2025

8 horas atrás

Prefeitura de Manaus reforça segurança no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ com atuação da Guarda Municipal

8 horas atrás

Prefeito David Almeida destaca sucesso da 1ª corrida ‘#SouManaus’ no centro histórico e celebra participação de mais de 6 mil pessoas

23 horas atrás

Lounge para imprensa no ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’

1 dia atrás

Estudantes da Prefeitura de Manaus participam do programa ‘Saúde Nota 10’ com foco na preservação do meio ambiente

1 dia atrás

Prefeito David Almeida entrega equipamentos agrícolas e anuncia novos editais para associações rurais em Manaus

1 dia atrás

Prefeito David Almeida anuncia corrida solidária como parte oficial do calendário do #SouManaus Passo a Paço

1 dia atrás

Prefeitura alerta para importância da notificação de casos de violência em Manaus

1 dia atrás

Agentes comunitários da prefeitura concluem primeira etapa da 2ª Oficina em Saúde Digital

1 dia atrás

Orientações de acesso e segurança para o ‘#SouManaus 2025’

1 dia atrás
Prefeitura estreia coleta seletiva tecnológica no #SouManaus 2025
Prefeito David Almeida acompanha montagem das estruturas do festival ‘#SouManaus Passo a Paço 2025’ no Centro
Prefeitura de Manaus revitaliza sistema de drenagem na rua Lobo D’Almada e reforça infraestrutura do Centro
Prefeitura de Manaus transforma a praça dos Remédios e resgata a história do centro histórico
Prefeitura de Manaus avança com obras de recuperação de drenagem profunda no Centro
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?