Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa
Nacional

Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa

5 meses atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

02/10/2025 – 17:28  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Grupo de trabalho criado pela Câmara para discutir a reforma administrativa

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para discutir a reforma administrativa divulgou suas propostas nesta quinta-feira (2). Após 45 dias de trabalho, sete audiências públicas e mais de 500 horas de reuniões técnicas, o colegiado reuniu as sugestões em uma proposta de emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei complementar (PLP) e um projeto de lei.

“Não é uma reforma para quatro anos, é uma reforma de Estado pensada para o presente e para as futuras gerações, independentemente de quem esteja à frente do governo”, disse o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do colegiado.

Programa Bora Entender, da TV Câmara, explica os principais pontos da reforma

Uma publicação de 549 páginas, divulgada hoje, consolida as ideias do grupo de trabalho. “É algo palpável e bastante amadurecido”, escreveu o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), em carta contida na publicação.

Entre as principais sugestões está a elaboração de um planejamento estratégico obrigatório para todos os entes da Federação. Esse plano terá de ser apresentado em até 180 dias após o início do mandato, com metas e resultados previstos.

Quatro eixos
A proposta de reforma administrativa contempla quatro eixos, abrangendo os três Poderes nos níveis federal, estadual e municipal. Esses eixos são:

  • “Estratégia, governança e gestão”, com foco no planejamento estratégico, no acordo de resultados e na criação de um bônus por desempenho opcional, mantida a diligência com as contas públicas por meio de revisão de gastos;
  • “transformação digital”, para modernização da máquina pública e digitalização plena de processos e serviços;
  • “Profissionalização do serviço público”, com foco no planejamento da força de trabalho, na ampliação dos níveis de progressão da carreira, no remodelamento do estágio probatório, na adesão de municípios e estados ao Concurso Nacional Unificado (CNU) e na implantação de uma tabela remuneratória única; e
  • “Extinção dos privilégios”, para enfrentamento das desigualdades e excessos no serviço público.

O grupo de trabalho abordou vários temas relacionados a servidores públicos e terceirizados, como concursos, remuneração, teletrabalho, combate a assédios e políticas para mulheres. A estabilidade dos servidores ficou fora dos estudos.

A proposta traz ainda medidas sobre governança dos conselhos nacionais da justiça e do Ministério Público; atuação dos tribunais de Contas e de cartórios; fundos destinados à remuneração de servidores; e estatais.

Da Reportagem/RM
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura participa da programação do Circuito Urbano 2025
Próximo artigo PMM realiza recuperação de rede de drenagem no Adrianópolis

Mais notícias desta categoria

Blogs usam imagem de Paula Litaiff na COP-30 ao lado de investigada, e jornalista fala em tentativa de intimidação

13 horas atrás

Proposta aumenta penas para furto, roubo e receptação de arma de fogo

15 horas atrás

Projeto permite rescindir sentença baseada em lei inexistente

16 horas atrás

Projeto cria política de assistência jurídica obrigatória para vítimas vulneráveis

17 horas atrás

Projeto limita execução extrajudicial e protege imóvel produtivo

17 horas atrás

Projeto permite uso do FGTS para tratamento de saúde de animais de estimação

18 horas atrás

Projeto cria política nacional para garantir terapia nutricional no SUS

19 horas atrás

Projeto facilita acesso à Justiça a comunidades atingidas por agrotóxicos

20 horas atrás

Projeto retira do Código de Processo Penal ambiguidade sobre indicação de provas

20 horas atrás

Projeto garante acesso a banheiros de prédios públicos e do comércio a trabalhadores que atuam ao ar livre

20 horas atrás

Projeto autoriza expressamente servidores públicos a advogarem fora do horário de expediente

22 horas atrás

Comissão debate implementação da Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer

22 horas atrás
Projeto pune com multa estabelecimento que discriminar por gênero ou orientação sexual
Projeto proíbe prisão especial para acusados de estupro
Projeto prevê consultas online de psiquiatria pelo SUS para universitários
Projeto aumenta pena para crime de maus-tratos praticado em escolas
Projeto reconhece líderes comunitários e cria cadastro nacional
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?