Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
Lendo: Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Pesquisar
  • Política
  • Gestão Estadual
  • Governo do Estado
  • Amazonas
  • Manaus
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Nacional > Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa
Nacional

Grupo de trabalho da Câmara apresenta proposta de reforma administrativa

36 minutos atrás
Compartilhar
3 Min Lidos

02/10/2025 – 17:28  

Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Grupo de trabalho criado pela Câmara para discutir a reforma administrativa

O grupo de trabalho criado pela Câmara dos Deputados para discutir a reforma administrativa divulgou suas propostas nesta quinta-feira (2). Após 45 dias de trabalho, sete audiências públicas e mais de 500 horas de reuniões técnicas, o colegiado reuniu as sugestões em uma proposta de emenda à Constituição (PEC), um projeto de lei complementar (PLP) e um projeto de lei.

“Não é uma reforma para quatro anos, é uma reforma de Estado pensada para o presente e para as futuras gerações, independentemente de quem esteja à frente do governo”, disse o deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do colegiado.

Programa Bora Entender, da TV Câmara, explica os principais pontos da reforma

Uma publicação de 549 páginas, divulgada hoje, consolida as ideias do grupo de trabalho. “É algo palpável e bastante amadurecido”, escreveu o presidente da Câmara, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB), em carta contida na publicação.

Entre as principais sugestões está a elaboração de um planejamento estratégico obrigatório para todos os entes da Federação. Esse plano terá de ser apresentado em até 180 dias após o início do mandato, com metas e resultados previstos.

Quatro eixos
A proposta de reforma administrativa contempla quatro eixos, abrangendo os três Poderes nos níveis federal, estadual e municipal. Esses eixos são:

  • “Estratégia, governança e gestão”, com foco no planejamento estratégico, no acordo de resultados e na criação de um bônus por desempenho opcional, mantida a diligência com as contas públicas por meio de revisão de gastos;
  • “transformação digital”, para modernização da máquina pública e digitalização plena de processos e serviços;
  • “Profissionalização do serviço público”, com foco no planejamento da força de trabalho, na ampliação dos níveis de progressão da carreira, no remodelamento do estágio probatório, na adesão de municípios e estados ao Concurso Nacional Unificado (CNU) e na implantação de uma tabela remuneratória única; e
  • “Extinção dos privilégios”, para enfrentamento das desigualdades e excessos no serviço público.

O grupo de trabalho abordou vários temas relacionados a servidores públicos e terceirizados, como concursos, remuneração, teletrabalho, combate a assédios e políticas para mulheres. A estabilidade dos servidores ficou fora dos estudos.

A proposta traz ainda medidas sobre governança dos conselhos nacionais da justiça e do Ministério Público; atuação dos tribunais de Contas e de cartórios; fundos destinados à remuneração de servidores; e estatais.

Da Reportagem/RM
Edição – Wilson Silveira

Tags:Nacional
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Prefeitura participa da programação do Circuito Urbano 2025
Próximo artigo PMM realiza recuperação de rede de drenagem no Adrianópolis

Mais notícias desta categoria

Comissão aprova inclusão de estelionato contra idosos ou pessoas vulneráveis na lista de crimes hediondos

14 minutos atrás

Especialista critica uso “pouco inteligente” da força e defende coordenação federal no combate a crimes mais graves

1 hora atrás

Comissão aprova diretrizes no SUS para saúde da mulher no climatério e na menopausa

2 horas atrás

Comissão aprova diretrizes para os planos de gestão integrada de recursos hídricos

2 horas atrás

Comissões debatem critérios para laudos de Transtorno de Déficit de Atenção

2 horas atrás

Comissão aprova obrigar condomínios a oferecer curso sobre acessibilidade e inclusão

2 horas atrás

Comissão debate violência contra ativistas de direitos humanos no Brasil

2 horas atrás

Deputados se reúnem com Mauro Vieira pela libertação de deputada e ativistas presos em Israel

2 horas atrás

Comissão aprova retomada de serviços de telecomunicações em até 24 horas após quitação de débitos

2 horas atrás

Aprovação rápida de projetos contra a fome mostra compromisso da Câmara com a sociedade, diz Motta

3 horas atrás

Comissão aprova inclusão de informações sobre impactos ambientais em planos de resíduos sólidos

3 horas atrás

Comissões debatem impactos do ensino a distância em medicina veterinária

4 horas atrás
Câmara aprova projeto que regulamenta verificação da idade mínima exigida dos candidatos
Proposta inclui Dia Internacional das Meninas no calendário brasileiro
Proposta regulamenta regras para a verificação da idade mínima exigida dos candidatos
Comissão de Turismo aprova criação do Disque-Turista
Hugo Motta destaca ações implementadas para modernizar a Câmara e aproximar o cidadão
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?