Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade
Aceitar
Portal Informe DigitalPortal Informe DigitalPortal Informe Digital
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
Lendo: Governo Presente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove capacitação, arte e empreendedorismo cultural
Compartilhar
Font ResizerAa
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Font ResizerAa
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Pesquisar
  • Manaus
  • Amazonas
  • Nacional
  • Cultura
Follow US
© 2025 Portal Informe Digital
Portal Informe Digital > Blog > Governo do Amazonas > Governo Presente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove capacitação, arte e empreendedorismo cultural
Governo do Amazonas

Governo Presente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove capacitação, arte e empreendedorismo cultural

1 ano atrás
Compartilhar
5 Min Lidos

Comunidade do bairro Nova Vitória foi beneficiada com oficinas, música e feira de economia criativa em mais uma edição do evento

Foto: Thiago Hermido / Secretaria de Cultura e economia criativa

Neste sábado (31/08), o Governo Presente levou uma série de ações para a comunidade do bairro Nova Vitória, na zona leste de Manaus. Realizado na escola Ceti Cinthia Regia Gomes do Livramento, o evento contou com a participação da Secretaria de Cultura e economia criativa, com uma programação diversificada que incluiu serviços gratuitos, atividades artísticas e incentivo ao empreendedorismo cultural, beneficiando diretamente os moradores locais.

Ao lado do governador Wilson Lima, o secretário de Cultura e economia criativa, Marcos Apolo Muniz, e o diretor do Liceu de artes e Ofícios Cláudio Santoro, Davi Nunes, participaram da cerimônia de entrega de certificados aos participantes das oficinas oferecidas ao longo da semana.

Davi Nunes destacou a importância da iniciativa: “O Governo Presente é algo muito importante para a Secretaria de Cultura porque nos aproxima das pessoas que estão nas comunidades. O Liceu entra com cursos, como o de teatro e animação de festas, que foi um pedido da comunidade. É uma grande alegria poder proporcionar essa qualificação, estreitando os laços entre o Liceu, a SEC e a comunidade”, afirmou.

Foto: Thiago Hermido / Secretaria de Cultura e economia criativa

A participação da Secretaria de Cultura e economia criativa nesta edição do Governo Presente começou na quarta-feira (28/08) com a Oficina de capacitação “Animador de Festas e Pequenas Ações Populares”.

Voltada para jovens a partir dos 16 anos, a oficina buscou preparar os participantes para atuar em apresentações e eventos, com foco no desenvolvimento de habilidades como oratória e postura corporal. “Além de promover uma maior interação entre a atuação do participante e a comunidade, falar em público é uma arte que desenvolve o raciocínio rápido e incentiva a busca do eu enquanto artista”, afirmou Robson Ney Costa, instrutor do Liceu.

A oficina, que se estendeu até sexta-feira (30/08), culminou na entrega dos certificados neste sábado (31/08). Ralph de Paula, 18 anos, destacou o impacto positivo da experiência: “Achei muito interessante e expressivo. Sou extrovertido e brincalhão, e a oficina superou minhas expectativas”, declarou.

Foto: Thiago Hermido / Secretaria de Cultura e economia criativa

Karolyna da Silva, 14 anos, também elogiou a iniciativa, afirmando que a oficina foi fundamental para quem deseja aprimorar suas habilidades de comunicação.

A abertura da programação deste sábado ficou por conta da cantora Fernanda Sena, que, com seu repertório de MPB e bossa nova, envolveu o público desde as primeiras horas da manhã. “Foi muito especial estar aqui neste projeto lindo do Governo Presente. Conseguimos fazer um show maravilhoso para todos que estavam presentes”, comentou a cantora.

Outro destaque do evento foi a Feira de economia criativa, que reuniu artesãos e empreendedores locais, oferecendo uma plataforma para a comercialização de seus produtos. A iniciativa, coordenada pelo artista Turenko Beça, tem se mostrado um sucesso em edições anteriores, e nesta não foi diferente. “Nossa feira de empreendedores está sendo um sucesso. Estamos gerando emprego e renda, e a Secretaria de Cultura está apoiando essas ações de forma muito positiva”, afirmou Turenko.

Foto: Thiago Hermido / Secretaria de Cultura e economia criativa

Artesãs como Liliane de Oliveira, de 45 anos, participaram pela primeira vez da feira e expressaram seu entusiasmo com a organização e a oportunidade de venda. “É a primeira vez que participo de uma ação tão grande como essa, onde todos os órgãos do governo estão envolvidos. Estou gostando muito e espero participar mais vezes”, comentou Liliane.

Simone da Silva Oliveira, de 49 anos, que já havia participado de outras edições do Governo Presente, destacou a importância dessas oportunidades para os artesãos locais. “É maravilhoso ter esse tipo de oportunidade, é algo que faz a diferença no dia a dia”, afirmou Simone.

Com iniciativas como essa, o Governo Presente continua a promover a inclusão social e o fortalecimento da cultura local, oferecendo à comunidade acesso a capacitação, arte e oportunidades de geração de renda.

O post Governo Presente: Secretaria de Cultura e Economia Criativa promove capacitação, arte e empreendedorismo cultural apareceu primeiro em Agência Amazonas de Notícias.

Tags:AmazonasEmpreendedorismoGoverno do AmazonasManaus
Compartilhar esse artigo
Facebook Whatsapp Whatsapp LinkedIn Copy Link Print
Artigo anterior Governo do Amazonas divulga boletim sobre a estiagem no estado, neste sábado (31/08)
Próximo artigo Governo Presente: Idam entrega 26 documentos rurais e 100 kits de sementes de hortaliças durante a ação

Mais notícias desta categoria

Detran-AM registra 230 infrações na operação fim de ano seguro 2025 em Manaus entre 24/12 e 25/12

6 horas atrás

Primeiro bebê do Natal de 2025 nasce no Instituto Dona Lindu em Manaus e recebe assistência da rede estadual

8 horas atrás

IML Manaus convoca familiares para reconhecimento do corpo de Junie Marshall e fornece orientações práticas

8 horas atrás

Detran-AM retoma serviços da CNH a partir de 25/12 e atendimento presencial volta em 29/12

10 horas atrás

Local de retirada de medicamentos estratégicos no Amazonas passa a ser a sede da FVS-RCP em Manaus.

1 dia atrás

Hospitais do Amazonas registram aumento de atendimentos por acidentes de trânsito às vésperas das festas

1 dia atrás

Detran-AM inicia Operação Final do Ano Seguro 2025 em Manaus com mais de 120 agentes nas ruas até 1º de janeiro de 2026

1 dia atrás

Ateliê 23 ocupa palco do Teatro Gebes Medeiros neste fim de semana com dois espetáculos premiados

1 dia atrás

Governo do Amazonas publica calendário do IPVA 2026 com alíquotas reduzidas e prazos de pagamento

1 dia atrás

Governo do Amazonas mantém serviços essenciais em plantões 24h durante ponto facultativo e feriado de Natal

1 dia atrás

Entrega de título definitivo garante segurança jurídica e novas perspectivas para famílias no Amazonas

1 dia atrás

SES-AM confirma plantao 24 horas em 25 unidades de urgencia e emergencia no Natal e Ano Novo e detalha esquema de atendimento

2 dias atrás
Governo do Amazonas inicia obras do Amazonas Ecolar em Iranduba e entrega sistema viário e iluminação pública em LED
Concurso Ipaam oferece 140 vagas com inscrições de 16 a 30 de janeiro de 2026 e provas em março
Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de dois desaparecidos em Manaus e pede informações à população
Governo do Amazonas entrega viaturas, armamentos e munições a Iranduba para reforçar policiamento local
Prosamin+ reassenta 1.734 famílias e entrega Parque Residencial Maués para Natal em Manaus
Portal Informe DigitalPortal Informe Digital
Follow US
© Portal Informe Digital 2025
portal informedigital
Welcome Back!

Sign in to your account

Usuário or E-mail
Senha

Esqueceu sua senha?