Ação levou consultas presenciais e por telessaúde, exames na Carreta da saúde e testagem rápida para DST/Aids.
O Governo Presente registrou 1.432 atendimentos no sábado (29/11) na escola Estadual Senador Evandro das Neves Carreira, no Lago Azul, zona norte de Manaus, com oferta de consultas presenciais e por Telessaúde, exames na Carreta da saúde e ações de prevenção realizadas pela FVS-RCP.
Serviços oferecidos
A SES-AM levou consultas presenciais com clínico geral, ginecologista e oftalmologista, além de aferição da pressão arterial e testes glicêmicos. Houve também atendimentos por Telessaúde nas especialidades de ginecologia e ortopedia.
Foram realizados exames de imagem na Carreta da saúde, que permanecerá no local até o dia 5 de dezembro, incluindo mamografia e ultrassonografias — abdômen total e superior, tireoide, próstata (via abdominal), aparelho urinário, transvaginal e pélvica.
Avaliações e depoimentos
A secretária de Estado de saúde, Nayara Maksoud, afirmou que o programa amplia o acesso aos serviços de saúde. A autônoma Débora Silva, 28 anos, relatou que a consulta por Telessaúde com ortopedista foi rápida e adequada.
Atendimento estendido
Conforme a programação, as teleconsultas do programa saúde AM Digital seguem até o dia 5 de dezembro nas especialidades de cardiologia, ortopedia, ginecologia e dermatologia. Haverá atendimento presencial com clínico geral na segunda e terça-feira (1° e 02/12) e com pediatra na quarta-feira (03/12).
Balanço das ações
Do total de atendimentos, foram registradas 131 consultas médicas: 32 em ginecologia, 31 com clínico geral, 34 em oftalmologia, 19 em ortopedia e 15 em ginecologia. Na Carreta da saúde foram feitos 71 exames de imagem, sendo 60 ultrassonografias e 11 mamografias.
Na triagem foram realizados 131 procedimentos de aferição de pressão arterial e 163 testes de glicemia. Ainda foram registrados 254 atendimentos pelo Sistema de Regulação, 189 pela Ouvidoria do SUS e 23 orientações via App saúde AM Digital.
Vigilância em saúde e prevenção
A FVS-RCP aplicou 376 testes rápidos para detecção de HIV, hepatites C e D, e sífilis. Também foram distribuídos 14.976 preservativos externos, 100 preservativos internos, 4.000 géis lubrificantes e 120 autotestes.
Assuntos nesse artigo:
#governo_presente, #ses_am, #carreta_da_saude, #telessaude, #saude_am_digital, #escola_estadual, #lago_azul, #Manaus, #atendimentos, #consultas, #exames, #mamografia, #ultrassonografia, #vigilancia_em_saude, #fvs_rcp, #testes_rapidos, #preservativos, #autotestes, #regulacao, #Ouvidoria


