Governo Presente é um programa que visa levar serviços essenciais à população de forma acessível e rápida. Na sua 20ª edição, realizada em sábado (16/08), o programa foi um sucesso, com mais de 5 mil atendimentos realizados na zona leste de Manaus. Os atendimentos foram estendidos por quatro dias adicionais, de domingo (17/08) a quarta-feira (20/08), permitindo que mais pessoas se beneficiassem das ações oferecidas.
O evento aconteceu na escola Estadual Cacilda Braule Pinto, localizada no bairro Coroado. No dia da ação principal, mais de 4,4 mil atendimentos foram registrados. Um total de 42 secretarias e órgãos estaduais participaram, oferecendo uma variedade de serviços, incluindo emissão de documentos, consultas médicas, apoio ao crédito e atividades de lazer. Essa ampliação das ações foi uma das novidades desta edição, permitindo um alcance maior para a população.
O programa, coordenado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), que faz parte da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), busca fortalecer a interação entre o governo e os cidadãos. O secretário da Sedurb e da UGPE, Marcellus Campêlo, enfatizou a importância do projeto: “Essa já é a 20ª edição que realizamos, trazendo as secretarias para mais perto da população. O Governo Presente vem atuando em todas as áreas da capital, facilitando o acesso a serviços públicos essenciais.”
Durante os dias seguintes, o evento continuou com mais atendimentos, incluindo iniciativas da Secretaria de Estado do Desporto e lazer (Sedel), que organizou atividades esportivas, como partidas de futsal. Além disso, a Secretaria de Estado de Cultura e economia criativa trouxe um grupo de recreação que proporcionou momentos de diversão para as crianças, através de brincadeiras populares e animações.
Os serviços continuaram de segunda-feira (18/08) até quarta-feira (20/08), abrangendo atendimentos de saúde, Cidadania e proteção animal, focando sempre na necessidade da população. A Secretaria de saúde (SES-AM) esteve presente com a Carreta da saúde, realizando exames de ultrassonografia e mamografia, beneficiando muitas mulheres que não têm acesso facilitado a esses serviços.
A emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) também foi um dos destaques da ação, com 287 atendimentos realizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Um exemplo é o militar Eduardo Felipe da Silva, que ajudou seu filho a obter o documento: “Essa ação é muito boa. Ajuda bastante na emissão dos documentos. Consegui tirar a identidade do meu filho. A iniciativa está de parabéns”, comentou ele.
Além do suporte na emissão de documentos, a Secretaria de Estado de justiça, direitos humanos e Cidadania (SEJUSC) também realizou 148 atendimentos, incluindo a entrega de cestas básicas e a emissão de declarações de hipossuficiência e CPF.
No que se refere ao bem-estar animal, o Castramóvel da Secretaria de Estado de Proteção Animal (Sepet) realizou 115 castrações gratuitas de cães e gatos. Essas ações são fundamentais para promover a saúde e bem-estar dos animais, além de ajudar a controlar a população de pets nas ruas.
O programa Governo Presente é um exemplo de como a interação entre o governo e a sociedade PODE trazer benefícios significativos e atender a demanda por serviços essenciais, promovendo a Cidadania e o acesso à informação e serviços públicos.
Em suma, a 20ª edição do Governo Presente reforçou a importância de iniciativas sociais que garantem o direito à saúde, ao bem-estar e à Cidadania. Esse modelo de ação traz esperança e transformação à vida de muitos cidadãos.
Assuntos nesse artigo: #governopresente, #atendimentos, #Manaus, #saude, #documentos, #servicospublicos, #educacao, #esporte, #cultura, #animais, #comunidade, #justica, #direitoshumanos, #Cidadania, #sociedade, #nordeste, #amazonas, #atividades, #lazer, #protecao, #eventos